Análise Arkade: Madden NFL 16 é a experiência definitiva do Futebol Americano
Para fãs de Futebol Americano, um jogo a altura da grandiosidade da NFL. Vista seu capacete e vem com a gente conferir nossas impressões de Madden 16.
Madden 16 chegou com um desafio importante: superar Madden 25, o jogo que comemorou os 25 anos de franquia Madden, celebrando o que o futebol americano e a NFL tinham de melhor. Melhores gráficos, melhoras na jogabilidade e os queridos detalhes estavam na lista de superação da EA Sports.
A liga, que é uma das mais organizadas do mundo e oferece uma experiência completa em todos os sentidos conta com esta série que reproduz o que a NFL tem de melhor, e por ser um esporte extremamente popular nos Estados Unidos, conta com mecânicas e visuais impressionantes, que superam até outros games de esportes.
Aprendendo a jogar direto no Super Bowl
Quem é fã do esporte e gostaria de “estrear” direto no Super Bowl, a famosa final da NFL que movimenta milhares de pessoas pelo mundo afora, terá essa oportunidade em Madden 16, pois o jogo, antes de qualquer coisa, te coloca no Super Bowl 50, em que Pittsburgh Steelers e Arizona Cardinals brigam pelo troféu da temporada.
Ao mesmo tempo que o jogo te ensina as novas mecânicas, oferecendo dicas na tela para vencer o jogo, também aproveita para mostrar para quê veio, com impressionantes imagens de cinema entre as paradas, as orientações técnicas e cenas de comemoração.
Esta introdução busca mostrar todas as novidades de Madden 16 de uma maneira prática e direta: gráficos e efeitos de nível superior, atmosfera de NFL real e os novos elementos de gameplay.
A verdadeira técnica do futebol americano
Assim como o Seu Madruga, Madden 16 também mostra amor à camisa, com um gameplay que vai além a tudo o que foi jogado em futebol americano até hoje. Se a máxima dos gráficos já está mais do que definido na cabeça do jogador, uma experiência de gameplay consistente tem tudo para fazer mais bonito ainda.
A intenção de ter um jogo amigável para jogadores casuais e um simulador extremo para os verdadeiros fãs da bola oval é bem resolvida aqui, com mecânicas clássicas de passes e corridas se unindo com novos elementos, como as variações de recebimento dos jogadoes nas bolas aéreas, pressionando determinados botões para jogar o corpo a frente, ou para pular mais alto, por exemplo.
E o jogo também está bem balanceado, sem aquela do computador ou você sair ganhando todas as jardas possíveis e marcarem pontos sem parar. Em um jogo disputado, talvez você terá que se contentar em fazer sua vitória com Field Goals, o que é bom, quando falamos de dinâmica de jogo e experiência de esporte. A dificuldade aumentou, porém não estamos falando de algo impossível e desanimador, e sim de algo que incentiva o jogador a ser mais criativo, buscando mais fontes de jogadas.
As opções de jogadas também fazem bem os dois papéis: para quem quer apenas lançar a bola e correr, o menu é bem simples e mostra as jogadas mais apropriadas para cada situação, já deixando bem claro se é uma jogada de passe ou corrida, no ataque, ou de marcação em zona ou individual, na defesa. Para os especialistas de plantão, o leque é ainda maior, com várias táticas de jogadas e que vão exigir do jogador apenas atenção para não estourar o tempo limite e recuar cinco jardas de bobeira — ou gastar um timeout.
Uma legítima experiência NFL
A NFL, além de uma liga, é também um show e isso não se discute. Além dos estádios modernos e do ambiente “espetáculo” antes das partidas, também é comum nas transmissões contarmos com uma riqueza de informações, detalhes e câmeras registrando todos os momentos das partidas. E isso foi transferido para Madden 16 de uma maneira impressionante.
Comparando com outros games de esportes, no nosso caso, com o futebol (PES ou FIFA), não tem como discutir a superioridade de Madden. Com o claro apoio da liga e mais facilidades de organizar o jogo, o que inclui estádios, atletas e coisas a se licenciar em geral, temos nas paradas das partidas vídeos reais com informações de determinado jogador ou os técnicos — de verdade, não genéricos — passando instruções para os times.
Além disso, temos também os juízes que assim como no esporte real, analisam de maneira mais direta cada jogada e podem até cancelar fumbles, ou confirmar um polêmico touchdown, tudo baseado pelas câmeras que não deixam mentir. E sem mencionar o já explicado Super Bowl do início do game, no jogo em geral, mesmo com menos “grandeza”, a experiência é bem agradável e mesmo os que nem sabem o que é um wide receiver, um safety ou um play-action, vão poder se divertir com a bola oval, mesmo enquanto esperam os amigos devolverem o FIFA emprestado.
Vamos falar do visual e do som
Quer ver uma transmissão “real” da NFL? Quer ver o gramado “estragando” após uma jogada um pouco mais bruta? Quer expressões que impressionam em um jogo de esporte e uniformes com todos os detalhes possíveis? E climas bacanas, que influenciam no jogo? Pois é o que Madden 16 oferece.
Apesar dos famosos bugs, tão comuns em jogos do gênero, como o primeiro que encarei e ri ao ver vários jogadores “enroscados” uns nos outros após uma jogada, o visual aqui mostra bem a capacidade gráfica dos consoles de nova geração e o terreno fértil que tais games terão pela frente, considerando que a geração atual está apenas começando. Vivemos em uma época aonde o fator “gráfico” já está bem estabelecido e a tendência natural é que melhore a questão de jogadores, roupas e tudo o mais, porém outros detalhes, como menus, placares ou mesmo os estádios — e seus gramados, são o que fazem a diferença, deixando tudo mais atraente.
Quanto ao som, não espere por menos do que aquelas “músicas de futebol americano” e uma boa narração, com efeitos sonoros muito bons e algumas vozes originais dos treinadores e alguns jogadores.
Mais que o modo carreira
Madden 16 oferece os tradicionais modos de amistoso e liga, traz de volta o Ultimate Team (esse mesmo que você está pensando, semelhante ao do FIFA) e soma ao cardápio o modo Franchise, que oferece missões que te colocam no controle de um jogador, treinador ou donos de times. O modo online também está presente e pelo visto, não compromete, deixando os jogos mais interessantes por razões óbvias.
Também temos o modo Super Bowl — o do início do jogo — para ser jogado mais vezes e um inédito Draft Champions, que traz mais um elemento tradicional da NFL para o jogo: a escolha de jogadores para compor um time. A única diferença é que o Draft real consiste em um evento grandioso, com regras, ordens de escolhas e tudo o mais, e aqui é apenas como uma Master League: você montando seu próprio time escolhendo atletas de outras equipes.
A evolução da espécie
Madden 16 é como qualquer jogo de esporte, uma evolução de seu gênero. Embora não tenha a pretenção — e nem tempo — de ser o melhor jogo esportivo de todos os tempos, oferece elementos que confirmam a franquia como uma das mais interessantes de esportes da história dos games. Sua proposta de esbanjar visual para oferecer uma experiência NFL completa somado a melhorias reais no gameplay fazem do game um título interessante, tanto para se apreciar a parte técnica, quanto para se divertir um pouco com o esporte, mesmo que o que você queira fazer é apenas “passar a bola e correr”.