Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

15 de maio de 2024
Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

Hoje em dia a internet já é parte permanente em nossas vidas. Querendo ou não somos muito dependentes dela, muitos dependentes inclusive da exposição e “fama” que ela pode proporcionar. Mas já imaginou se no futuro nos tornemos tão dependentes que até o fato de permanecermos vivos dependa da internet? Pois é isso o que Mullet MadJack imagina, num pacote com visual em anime oitentista, muito neon e violência! Confira agora nossa análise desse game 100% brazuca!

10 segundos para salvar a princesa

Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

Mullet Madjack é ambientado em um futuro cyberpunk em que duas coisas que já vimos muito nos filmes e em outros games aconteceu: Primeiro, a internet agora está integrada a absolutamente tudo. Segundo, as máquinas se revoltaram e tornaram-se criminosas, roubando os “empregos” dos criminosos humanos!

Nesse contexto, uma poderosa gangue de robôs sequestrou a “Princesa Influencer” mais famosa do mundo, e está ameaçando matá-la. Porém, a sociedade não conta mais com a polícia para resolver situação desses tipos, mas sim com os Moderadores, que são, como o game explicitamente explica: desempregados que, já que não conseguem outro emprego, simplesmente pegaram algumas armas e saíram matando alvos marcados pela polícia em troca de uns trocados. Ou que então acabam morrendo no processo. E é aí que entra o jogador, no controle do próprio Mullet MadJack, um homem que já nasceu de mullet e distribuindo porrada durante seu parto.

Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

Enquanto dirigia seu carro ultra-turbinado, ele recebe um chamado em seu telefone com a proposta de salvar a princesa, o que ele logo aceita. E quando a missão se inicia, vem o porém: O seu coração foi conectado diretamente à internet e sua tentativa de resgate começou a ser transmitida ao vivo para milhões de espectadores. E se ele não matar nenhum inimigo dentro de 10 segundos, ele morre.

Assim, você, no controle da ação, tem apenas três opções: Morrer graças a ataques inimigos, morrer porque seu tempo acabou, ou ir até o fim e salvar a princesa. E, obviamente, conseguir cumprir sua missão não será nada fácil, mas será divertido! E no fim há um grandioso prêmio: um par de tênis descolados e novinhos em folha!

10 segundos para matar ou morrer

Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

O game é extremamente simples de entender e jogar. Trata-se de um FPS de alta velocidade em que você tem poucas ações para se preocupar: correr, pular, escorregar no chão, atirar, recarregar e acelerar. Sem segredo. Suas armas possuem munição infinita e há muitas armadilhas de cenário para matar inimigos com mais facilidade.

Funciona assim: Durante todo o tempo você segura seu celular com a mão esquerda, que vai fazendo a contagem regressiva para você morrer. Se você for atacado, segundos são descontados do seu tempo de vida. Se você matar inimigos, os espectadores pela internet darão uma chuva de likes, que é convertida em mais alguns segundos de vida. E, se você tiver uma arma branca equipada, pode realizar uma violenta execução, o que congela o tempo e recupera completamente seus 10 segundos para seguir em frente.

Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

Além de atirar usando o botão esquerdo do mouse, a ação mais importante é acelerar usando o botão direito. Ao acelerar, você corre com mais velocidade, e pode usar essa ação para esquivar de ataques. Se você acelerar até dar de encontro com um inimigo, irá chutá-lo para trás. Ao fazer isso, se houver alguma armadilha atrás dele, como uma saída de ar com hélice ou um painel elétrico, o inimigo morre na hora. E ao acelerar enquanto você tem uma arma branca, como uma faca, martelo e etc, você realiza uma execução.

E assim, você vai seguindo andar a andar. A cada 10 andares você enfrenta um chefão poderoso e se conseguir matá-lo, desbloqueia um checkpoint. Assim, se você morrer, não precisará voltar até o começo de tudo. Exceto se você jogar na dificuldade mais alta com permadeath, em que se você morrer, volta até o primeiro andar.

Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

Felizmente, a cada andar você ganha um perk aleatório novo, que inclui novas armas, recuperar alguns segundos de vida e outros power-ups desbloqueados conforme você avança. A cada chefão derrotado, você pode escolher um perk para ser desbloqueado permanentemente, que aparecerá aleatoriamente ao fim das fases, incluindo imunidade a elementos de cenário, como chão ácido, dar voz a Mullet MadJack, com ele soltando frases de efeito a cada inimigo morto, armas mais fortes, mais velocidade de aceleração e etc.

Esse game mistura ação rápida dos FPS de antigamente e Rogue-like de um jeito muito divertido. É extremamente safisfatório sair a toda velocidade e literalmente explodindo inimigos com muito estilo e violência, em fases que levam menos de um minuto para serem concluídas. Assim, uma jogatina completa de 10 andares, até chegar num chefão, não é nada demorado. O que significa que você pode jogar bastante e aproveitar muito seu tempo. Ou só entrar no game, jogar uma partidinha rápida e sair para fazer suas tarefas. Uma coisa que Mullet MadJack tem é um excelente gerenciamento de tempo, tanto para longas jogatinas quanto para apenas alguns minutinhos de diversão intensa.

Audiovisual

Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

Mullet MadJack não esconde suas inspirações: O game é totalmente inspirado nos animes da década de 80, com máquinas de designs bastante intrincados, muitos letreiros e propagandas em japonês em paredes e principalmente máquinas de refrigerante (que servem de “itens de cura”, recuperando preciosos segundos de vida). E, é claro, há muita cor e neon em todo lugar.

O game é um FPS retrô muito bem feito, todos os inimigos são formados por sprites 2D, e suas animações de morte são muito legais. Seja explodindo robôs em “sangue” e destroços de metal, chutando drones e fazendo-os explodir, e principalmente executando inimigos de formas bem intensas.

Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

Os cenários são muito bem feitos, apesar de que mal prestamos atenção neles ao correr a toda velocidade para não morrer. Cada andar é gerado proceduralmente, e normalmente possuem uma disposição em linha reta, sala a sala. Raramente aparecem curvas para a esquerda ou direita, e bifurcações que levam a caminhos maiores ou menores até uma porta de saída. Mas, todas as salas possuem pelo menos um inimigo, então contanto que você continue se movendo, não precisa se preocupar muito.

A cada 10 andares, os cenários mudam, com novas cores e elementos visuais, e principalmente novos perigos, como os já mencionados poços de ácido. E, um aviso muito importante, que o próprio game deixa muito claro: Mullet MadJack possui muitas cores e clashes, então se você sofre de epilepsia, infelizmente esse é um game que seria melhor evitar, o que é uma pena, pois ele é genuinamente divertido.

Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

A trilha sonora do game é espetacular. É o puro eletrônico dos anos 80, o que deixa a vibe do game que, se ainda não ficou claro só pelo seu visual, completamente retrofuturista. Aliando tudo isso com seu estilo anime, temos um game que facilmente poderia ser um OVA. Imagine uma mistura entre a estética de Ghost in the Shell, mas sem seu tom sério, misturado com uma dose bem mais ácida do humor de Cowboy Bebop, e umas pitadas de Akira, Patlabor e Jojo’s Bizarre Adventure e pronto, temos Mullet MadJack!

E, sendo um game brasileiro, ele obviamente tem localização em nosso português! As vozes do game são todas em inglês, mas todos os textos estão em nosso idioma, com tudo o que nosso belo idioma tem de direito! As grandes pérolas vem da operadora da PEACE Corp., que nos acompanha do começo ao fim da partida, soltando comentários bem incisivos quando morremos, dizendo por exemplo como o jogador é ruim!

Conclusão

Análise Arkade: Você tem 10 segundos para matar ou morrer no indie brasileiro Mullet MadJack

Não canso de dizer isso, mas o talento dos desenvolvedores brasileiros para criar game é algo maravilhoso. E Mullet MadJack é mais um exemplo de como os talentos do nosso país podem criar obras incrivelmente divertidas e criativas.

Jogue por 10 minutos ou jogue por 3 horas seguidas, o fato é que você terá muita diversão com Mullet MadJack, principalmente se você for fã dos FPS de antigamente, com alta velocidade e tiroteio frenético. Apenas dê o start, segure W, use A e S para navegar corredores, atire em tudo com o botão esquerdo do mouse e sente a bota ou execute robôs com estilo usando o botão direito. É simples assim. E é muito divertido!

Mullet MadJack está sendo lançado hoje, dia 15 de maio, nos PCs via Steam.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais