Análise Arkade – O divertido The Crew Motorfest soma positivamente entre os jogos de corrida

22 de setembro de 2023
Análise Arkade - O divertido The Crew Motorfest soma positivamente entre os jogos de corrida

Desta vez, não quero falar apenas de The Crew, o jogo motivo de nosso review. E sim da Ubisoft, como um todo, empresa que já faz parte do dia a dia de muitos gamers, mas que segue sendo alvo de diminuição ou preconceitos por parte de alguns, especialmente por ser uma empresa que não faz “jogos 90+”, nem “jogos GOTY”, e nem nada dessas papagaiadas que infelizmente tomam conta da cultura atual do videogame.

Entendo que existem jogos excelentes, que trazem boas novidades para a indústria. Mas a principal função de um videogame é divertir, coisa que os jogos da Ubisoft, em sua maioria, seguem fazendo muito bem, mesmo com problemas que podem ser discutidos e notados em um game ou outro. Não me interessa nota nenhuma, se um jogo consegue me divertir, e The Crew Motorfest conseguiu isso. Primeiro a diversão, e depois todas essas conversas aí que o pessoal adora.

E fico feliz de ter encontrado um jogaço de corrida através do lançamento da Ubisoft. The Crew Motorfest segue uma tendência nascida ainda nos dias 8 e 16 bits, com jogos com os da série Top Gear, e evoluída nas gerações seguintes em games como Need for Speed e, mais recentemente, a série Forza Horizon. Ou seja: jogos de corrida divertidos, nos quais o realismo dá lugar para a diversão.

Análise Arkade - O divertido The Crew Motorfest soma positivamente entre os jogos de corrida

The Crew Motorfest marca o retorno da série após uns bons cinco anos após The Crew 2, com a Ubisoft trazendo de volta o seu título de corridas em mundo aberto e colocando-o no atual momento dos jogos de corrida. Além das corridas em si, o game traz exploração e muito conteúdo através da Havaí do game, um local repleto de vida, boas provas e boas ideias.

Essa ideia de explorar um mundo aberto incrível e disputar as mais variadas corridas funcionou por aqui tanto quanto em outros games, com a Ivory Tower conseguindo prender o jogador desde a primeira corrida, apresentando a incrível e bem feita O’ahu, com um mundo aberto que, por si só, já diverte muito, com várias coisas para se fazer.

Inclusive, preferi ir dirigindo para as provas, ao invés de usar o fast-travel quando possível, apenas para admirar sem compromisso o ambiente do jogo e brincar com as várias atrações disponíveis na ilha. Claro que existem muitos desafios no game, e segredos também, mas passar horas brincando nos mini-games do jogo ou fazendo loopings pelo mapa já são suficientes para divertir.

Análise Arkade - O divertido The Crew Motorfest soma positivamente entre os jogos de corrida

O game acerta logo de cara. Jogos de corrida não podem mais ter aquela lentidão de introdução como jogos de outro gênero, ainda mais jogos focados na diversão arcade como este. E, seguindo a mesma ideia que vem lá da época do Need for Speed Underground, o jogador começa o game já introduzido na adrenalina e emoção do festival, quando lhe é apresentado todo o essencial para a diversão, e com o game, ao menos no início, sendo amigável em pegar o jogador pela mão e fazer uma breve apresentação do local e do estilo de jogo.

O jogo é distribuído em playlists, onde os desafios são apresentados e o jogador vai evoluindo corrida a corrida. O bacana é que o jogo oferece pra você os carros necessários no começo, acabando com aquela chatice de “ter o carro certo” para tal prova, o que pode frustrar alguns que só querem jogar o jogo sem muito compromisso, ou na hora do almoço. Mais para a frente, aí sim o jogador, já introduzido ao universo do game, poderá escolher por si só o melhor carro.

Análise Arkade - O divertido The Crew Motorfest soma positivamente entre os jogos de corrida

Lembrando, também, que os carros que o jogador já possuir em The Crew 2 são importados para o novo game, uma mão na roda para quem já está acostumado com a série. Os veículos são bem variados, o que inclui também várias formas diferentes de se correr, desde os carros mais velozes até os mais pesados. Além de outros veículos, úteis para a exploração.

Junto com a variedade de veículos, The Crew Motorfest também traz uma infinidade de eventos, em suas playlists, e em seus desafios pela ilha. As recompensas trazidas pelo game são muitas, e realmente é um jogo extremamente divertido de se jogar. Isso sem mencionar o futuro conteúdo extra que o game trará ao longo dos meses.

Análise Arkade - O divertido The Crew Motorfest soma positivamente entre os jogos de corrida

Tudo no game é recompensado: andar na contramão sem bater, fazer curvas, fechadas, saltar bem longe ou brincar nos desafios do mapa. Os pontos servem para melhorar os carros, adicionando peças para eles e personalizando o carro como o jogador quiser.

Além do modo para um jogador, é possível encontrar uma grande variedade de desafios na Competição LIVE, desde corridas desafiadoras propostas pelos desenvolvedores até emocionantes confrontos contra outros jogadores. As corridas entre pilotos virtuais muitas vezes se transformam em um caos aparentemente incontrolável, em grande parte devido ao grande número de participantes.

Surpreendentemente, esse caos se transforma em pura diversão, provocando risadas quando vemos outros veículos voando pela pista em curvas mais apertadas. A adrenalina é intensa e nos deixa sempre com vontade de repetir as corridas apenas para apreciar o caos. Que me fez lembrar, muito, os dias de Need for Speed, em especial a antiga série Hot Pursuit, ainda dos dias do PlayStation 1. Ou, em certa medida, até Destruction Derby, mesmo sem ser o mesmo nível de caos.

Análise Arkade - O divertido The Crew Motorfest soma positivamente entre os jogos de corrida

A variedade de veículos disponíveis segue a essência do game de cinco anos atrás, desde carros de marcas conhecidas até aviões, barcos e até motos. Tudo garantindo boas corridas, com corridas divertidas, e boas opções no multiplayer. Somados a um visual incrível e que garante também um desempenho estável, em dias os quais vários jogos sofrem nesta questão.

Os cenários são incrivelmente variados, tratando-se de Havaí. Enquanto algumas paisagens surpreendem pela sua deslumbrante beleza, especialmente nas áreas rurais, as zonas urbanas carecem de detalhes e podem ser um pouco decepcionantes. No entanto, os veículos são reproduzidos com um nível de detalhe incrível.

Como disse no começo, a diversão em um game é (ou deveria ser) o fator principal para a compra ou não de um game. O restante pode ser discutido sim, mas independente de notas, prêmios ou afins, a diversão é o fator que faz valer a pena comprar um game (ainda mais pelo preço que eles tem por aqui) e The Crew Motorfest com certeza vai divertir quem se interessa por corridas.

A jogabilidade desempenha um papel fundamental na criação dessa satisfação, sendo altamente polida e divertida. As sensações de controlar um carro em uma curva, derrapar com maestria e manter o controle total são excelentes. Nos levando até a bons dias de jogos de corrida do passado. O que pode garantir, aqui, um game incrível e que deve estar sim no radar de todos aqueles que gostam de um bom jogo de corrida, incluindo os arcades.

The Crew Motorfest já está disponível, com versões para PC, consoles PlayStation e consoles Xbox.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais