Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar

29 de março de 2021
Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar

E tem mais Roguelikes sendo lançados aí! Ou melhor, sendo relançados. Após o divertido Dandy Ace que chegou semana passada, agora é a vez de UnderMine que está chegando amanhã ao Playstation 4, após já ter sido lançado para PC, Xbox One e Nintendo Switch.

Então é hora de mais uma vez se preparar para o imprevisível e mergulhar nas profundezas do mundo em nossa análise completa do game!

Explore os segredos do subterrâneo, com mão de obra ilimitada

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar

UnderMine conta a história de uma mina de ouro com o mesmo nome do game. Lá, está o mago Arkanos, uma figura misteriosa e enigmática com apenas um desejo: Desvendar os segredos das profundezas de UnderMine.

Mas é claro que ele não vai descer até lá embaixo por conta própria, não é? E é aí que entram os Camponeses, pessoas comuns contratadas para trabalhar na mina e explorá-la. O problema é: Ninguém é insubstituível. E cada camponês que desce para as profundezas basicamente assinou sua sentença de morte.

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar

Ao longo do caminho, o jogador encontrará diversos personagens diferentes, de vendedores perdidos ou presos, criaturas que podem te ajudar oferecendo melhorias, poções e bênçãos, e é claro, centenas de inimigos diferentes cujo único propósito é matar tudo e qualquer coisa que ouse invadir UnderMine.

E bem, morte é o que não falta. Sendo um Roguelike, se seu personagem morrer, já era, esse personagem estará permanentemente morto. Mas… Arkanos literalmente tem acesso a mão de obra ilimitada, assim, um novo camponês assume a tarefa, tentando ir mais longe que seu finado antecessor.

Um divertido Zelda Roguelike

UnderMine é pura e simplesmente uma mistura de Zelda clássico com Roguelike. O game é composto de sequências de salas conectadas entre si com diversos inimigos, armadilhas e tesouros. Seu objetivo é explorar essas salas até encontrar a escadaria para o andar de baixo.

A mina é composta de diferentes áreas, cada uma composta por quatro andares, sendo que no andar final há uma batalha contra um chefão. Tudo o que você encontra em cada andar é completamente aleatório, mas possuindo alguns elementos básicos: Uma loja, salas com tesouros, relíquias, altares e etc.

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar

A partir daí, tudo depende da sorte do jogador com o RNG (Random Number Generator – Aquilo que cria aleatoriedade nos video games). Eu tive partidas inacreditavelmente sortudas, com muitos tesouros, itens e inimigos fáceis. Assim como tive partidas muito, mas muito azadas, com muitas armadilhas, baús com armadilhas, maldições e muitos inimigos fortes juntos.

O game possui tantas coisas diferentes que o jogador terá que se dedicar bastante para desvendar todos os seus segredos. Além disso, há muitas salas secretas escondidas. Desde paredes que podem ser destruídas por bombas, como escadarias secretas escondidas por baixo de pedras.

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar
Muitos NPCs estão escondidos em salas secretas!

Porém, o que o jogador encontrará, não há como prever. É possível achar uma sala cheia de baús do tesouro ou personagens secretos que podem te ajudar, ou o jogador pode encontrar salas vazias ou só com um único item simples para ser coletado. Há ainda alguns puzzles para o jogador tentar resolver, mas sem que o game dê qualquer dica do que fazer.

Sendo um roguelike, todos os power ups que o jogador coletar são perdidos ao morrer. Entre os power ups, estão as relíquias e bênçãos, que dão todo tipo de efeitos diferentes: Mais força, mais HP, poder andar sobre espinhos, bombas mais fortes, mais sorte para achar tesouros e etc.

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar
Não são apenas power ups que o jogador encontra no game, mas maldições também!

E há o oposto também, as maldições: Para cada bênção que você acha, você ganha uma maldição. As maldições são ganhas também destruindo tochas de fogo roxo e abrindo baús roxos. Ou fazendo um pacto com o demônio Sho’guul em troca de poder. As maldições enfraquecem o jogador e adicionam todo tipo de dificuldade: Como aumentar o dano recebido, diminuir a força, aumentar o preço em lojas e etc. Felizmente é possível quebrar essas maldições com alguns itens, poções ou sacrificando vida em altares.

No game o jogador possui dois objetivos básicos: Explorar Undermine e derrotar todos os seus chefões, e coletar ouro. Você coleta ouro usando sua picareta, sua arma principal, ao atacar pedras, estátuas e paredes com ouro. Ao morrer, você perde parte de todo o ouro coletado e o próximo camponês poderá utilizar esse ouro resgatado.

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar
Ao morrer você só mantém parte do seu ouro coletado e os fragmentos de Thorium

Seus equipamentos são sua picareta, que pode ser usada para bater em inimigos ou jogá-la para frente como um bumerangue, suas bombas, que destroem objetos, inimigos e revelam áreas secretas, e chaves, usadas para abrir portas e baús trancados. Há ainda a função de pulo, usada como esquiva de ataques inimigos, além de permitir pular sobre armadilhas e buracos.

O game possui um hub chamado Central, que é onde estão todos os NPCs e vendedores resgatados. Você utiliza ouro para comprar itens para a próxima missão e upgrades básicos, como aumentar a barra de HP, força, defesa, etc. É possível ainda desbloquear novas relíquias, poções e bênçãos com o uso de thorium, um mineral roxo raro que pode ser encontrado nas camadas mais profundas da mina.

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar

Todos os upgrades e itens construídos com thorium são permanentes. Os itens, bençãos, poções e relíquias aparecem aleatoriamente ao longo do jogo e nas lojinhas em cada andar. Com isso, uma grande preocupação do jogador é gerenciamento de seu ouro.

Coletar ouro não é uma tarefa fácil! Sempre que você minera ouro, suas pepitas se espalham pelo chão. E nessa hora os Pilfers, pequenas criaturas gelatinosas, aparecem. Elas surgem para roubar o seu ouro, então você precisa coletar tudo antes deles, senão, eles vão embora e já era o ouro que estava no chão!

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar
A maioria dos Pilfers são ladrões de ouro, mas há alguns que são comerciantes!

Um último recurso importante do game são os familiares, pequenas criaturas que acompanham os Camponeses. Inicialmente o jogador possui um simples canário, que coleta ouro para você e, conforme sobe de nível, consegue coletar todo o ouro do chão muito rápido e até roubar os Pilfers. Há vários tipos de familiares (debloqueados se você encontrar seus ovos escondidos e chocá-los com um NPC na Central), como um pássaro que dispara fogo, um fantasma que solta poções, outro que revela caminhos secretos e etc.

O que não falta nesse game é conteúdo. E literalmente cada nova partida é única, pois são centenas de elementos diferentes para o jogador encontrar: Todas as relíquias, bênçãos e poções desbloqueadas, muitos tipos de inimigos, armadilhas, puzzles, tesouros e etc. Esse é um game que leva tempo para cansar, pois é muito divertido explorar UnderMine de novo e de novo, cada vez mais forte com seus upgrades, enquanto a cada novo andar as coisas ficam mais e mais difíceis.

Audiovisual

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar
É referência que chama né?

Undermine possui um visual em pixel art belíssimo. Cada cenário é recheado de detalhes, ainda que as primeiras áreas do game sejam mais simples. Cada nova área muda completamente o visual em relação a anterior, trazendo elementos e inimigos novos.

As animações do game são muito boas, em cada objeto sendo destruído em explosões, efeitos de luz, ataques do jogador e dos inimigos e etc. Uma das áreas do game, as Cavernas, é um lugar cujas paredes são cobertas de cristais coloridos. E os reflexos de luz se movem junto com o jogador.

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar

Além disso, há os chefões, criaturas gigantescas únicas, com visuais e animações realmente incríveis! Ah, uma coisa importante a se mencionar: quando você derrota um chefão, ele morre de vez, você não precisará enfrentá-lo novamente toda vez que rejogar (além disso, há um NPC que pode transportá-lo diretamente para áreas mais avançadas, contanto que você já as tenha visitado).

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar

Undermine conta com várias músicas excelentes, com uma música para cada área nova. As músicas são “tímidas”, não preenchendo todo o espaço ou sendo mais altas que os sons ambientes. Mas cumprem bem o seu papel e são realmente muito boas de ficar escutando.

O game conta com localização em português brasileiro em seus textos, com um trabalho de tradução excelente. As vezes rola um ou outro errinho, mas em ocasiões raras. No geral a localização está perfeita.

Conclusão

Análise Arkade: UnderMine é mais um excelente Roguelike para se aventurar
UnderMine_20210324165824

Undermine é um game realmente divertidíssimo! É um Roguelike desafiador, mas que não é frustrante. Quanto mais upgrades e ouro você coleta, deixando seu personagem mais e mais forte, a aventura vai ficando ainda melhor. É claro que morrer e perder seus itens e parte do seu ouro dói, mas é o convite perfeito para tentar novamente.

E se você é fã dos Zeldas clássicos, então não tem erro! O game é puramente as dungeons do clássico da Nintendo, tanto que os Camponeses até se vestem de certa forma parecidos com Link, com o gênero, pele e cor das roupas sempre mudando a cada nova partida. Se você gosta desse estilo de game, então Undermine é um prato cheio!

Undermine foi originalmente lançado para PCs em 2019, depois para Xbox One em 2020. O game chegou em fevereiro ao Nintendo Switch e chega amanhã, dia 30 de março, no Playstation 4.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais