Análise Arkade: Xuan Yuan Sword – The Gate of Firmament
Quando se fala em RPGs, é fácil pensarmos nas famosas produções japonesas — como Final Fantasy, Zelda, — ou nos RPGs ocidentais que ganharam muito espaço nos últimos anos — caso de Mass Effect, The Witcher e Dragon Age. Mas e será que só essa galera está fazendo RPGs? Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament é um RPG chinês que chega para provar que não!
Ainda que a China seja uma grande produtora de jogos online, MOBAs e mobile games, é raro vermos uma produção chinesa ganhar o mundo, o país meio que consome seus próprios jogos e para por aí. Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament saiu para Playstation 4 e Steam há alguns meses, e neste início de 2018 desembarcou no Xbox One.
Só para contextualizar, acho válido ressaltar que a série Xuan Yuan Sword já existe há mais de 20 anos por lá, e possui um punhado de títulos lançados, bem como alguns spin offs. Porém, este é o primeiro jogo da série que consegue vencer barreiras geográficas e chega ao ocidente, ou seja, a gente meio que “pegou o bonde andando” nessa parada.
Felizmente, este The Gates of Firmament é um jogo que funciona de forma independente, e conta uma história completa sem que a gente precise conhecer toda a saga. Falando nisso, que tal irmos para a sinopse de uma vez?
A sinopse
Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament conta a história de um mundo fantástico no qual um portão liga o céu e a terra. O Imperador do Céu abriu este portão para recrutar aliados na esperança de reencontrar sua filha. Humanos que ascendiam ao céu ganhavam poderes divinos para ajudar a encontrar a princesa.
Depois que a sede de poder de certos humanos inescrupulosos começou a causar problemas, este portão foi fechado, e o mundo dos humanos sucumbiu às suas próprias guerras e conflitos. Quando uma nova entidade desce dos céus para intervir no mundo dos homens, uma nova época de magia e mistério se inicia no mundo.
Tudo isso é meio que pano de fundo para as aventuras de Sikong Yu, o jovem defensor da aldeia Youxiong, que vai acabar se envolvendo nesta treta divina enquanto tenta proteger seu vilarejo e seus companheiros. A história é um tanto enrolada, e parte de uma premissa que é mais interessante do que a narrativa em si, mas é minimamente interessante.
Gameplay e batalhas
Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament é um RPG tradicional com mecânicas que misturam elementos modernos à receita clássica, o que resulta em uma jogabilidade “mista”, que até funciona, mas sem dúvida poderia melhorar.
Este não é um jogo de mundo aberto, transitamos em um mapa cujas áreas, cidades e dungeons são interligadas por estradas. As batalhas não são aleatórias, sempre podemos ver o inimigo na tela antes do nos engajarmos em combate. O sistema de combate é um pouco estranho: diferentes ataques são distribuídos pelos botões do controle, e sua missão é encadear golpes que “cancelem” os ataques inimigos, minimizando o dano sofrido.
Você escolhe em tempo real os comandos que vai usar, mas não controla os personagens livremente: esse é aquele tipo de jogo que leva a batalha para uma tela específica, e ali os personagens meio que se movem sozinhos, sobrando ao jogador assumir o comando de ataques, magias e itens.
Lembra um pouco o estilo de Final Fantasy XIII, cujas mecânicas não são necessariamente bem-quistas pela comunidade, mas eu particularmente gosto. Demanda um tempinho de adaptação — e mesmo depois que você pega a manha, as lutas ainda são meio bagunçadas — mas funciona, e deixa os combates com um ritmo bem dinâmico.
Mesmo não sendo japonês nem gringo, Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament se apoia em conceitos típicos de RPGs: temos diversas sidemissions (nem todas são boas), um sistema de crafting de itens e equipamentos, alguns puzzles de raciocínio lógico e muito mais. Em termos gerais, o que temos aqui é um RPG bem tradicional.
Temos que pegar!
Uma novidade (nem tão nova assim) chega na forma da coleta de monstros, que poderão lutar ao seu lado, tornando-se guardiões que ajudam a sua party. A presença de certas criaturas no seu grupo pode gerar buffs e debuffs automáticos, algo que pode (ou não) conceder uma vantagem no início de cada batalha.
Esse é um detalhe interessante, que agrega um fator estratégico aos combates e à formação da sua party. Uma criatura com boa defesa, por exemplo, automaticamente aumenta os status defensivos de todo o grupo. Já um monstro cujo poder elemental é a água, garante uma vantagem neste elemento, podendo até mesmo alterar o ambiente a seu favor.
São recursos bem interessantes construídos em cima do esquema básico de “coletar monstrinhos” que foge um pouco do clichê e, de quebra, acrescenta alguma profundidade e estratégia à mecânica simples dos combates que o game apresenta.
Audiovisual
Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament não é realmente um jogo feio, mas ele é bem genérico. Salvo o character design de alguns personagens, nada ali parece realmente inspirado, e tudo se parece com dezenas de outros jogos genéricos e sem personalidade que vemos por aí.
O que segura a barra um pouco é o fato dele ser muito vibrante e colorido. Florestas de cerejeiras, campos floridos, kimonos e outros elementos se destacam, e ajudam a “dar uma maquiada” no conjunto da obra.
O que não colabora é o fato de o game possuir uma notável falta de polimento. O jogo é cheio de pequenos glitches visuais e bugs realmente bizarros, com destaque para o curioso caso de personagens que ficam “piscando” de acordo com a posição da câmera com que olhamos para eles.
Sendo justo, Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament tem uma trilha sonora condizente com sua temática, e algumas cutscenes conseguem ser relativamente impressionantes. As dublagens em chinês também são boas, e as legendas em inglês salvam a vida de quem quer entender os diálogos e a história.
Conclusão
Eu realmente não sabia o que esperar de Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament quando o código dropou na minha caixa postal. Trinta e poucas horas depois, afirmo que no geral tive uma boa experiência com o game, mas nada ali é memorável. É aquele tipo de jogo que a gente mal lembra do nome dos personagens depois de um tempo.
Talvez com um pouco mais polimento (em praticamente tudo), ele se tornasse mais interessante. Sua “cara de geração passada” não colabora muito, e o fato de ser uma série praticamente desconhecida por aqui não deve passar muita confiança aos jogadores.
Ainda que tenha lá suas qualidades, Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament não se destaca, e esse é seu maior problema. Esta geração já possui uma boa leva de excelentes RPGs, de modo que um jogo “desconhecido” precisa ter algo realmente especial para ganhar seu lugar ao sol.
Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament chegou ao Xbox One em 23 de janeiro. O game está com um descontinho especial de lançamento na Microsoft Store.