Análise Arkade: Moons of Darsalon é uma divertida reimaginação de Lemmings
Lemmings é um dos games mais importantes da história, mesmo que atualmente já não seja mais relembrando como um dia foi. Pelo menos, não completamente, pois Moons of Darsalon é quase como uma divertida homenagem a esse clássico! Então, venha conferir nossa análise completa do game!
Lemmings com uma pitada de Earthworm Jim
Moons of Darsalon é um game com uma premissa bem simples, você é um Darsanaut com a missão de salvar outros Darsanauts que estão perdidos nas Luas de Darsalon. Para salvá-los, você deve encontrar todos e guiá-los de volta para a base mais próxima.
Obviamente isso não será fácil, pois há muitos perigos no caminho, desde precipícios, armadilhas naturais e, principalmente, alienígenas hostis. Cada missão apresenta um desafio diferente, que você deverá jogar e ir aprendendo para que possa completá-lo da melhor forma possível e conseguir estrelas de pontuação, necessárias para desbloquear missões novas.
Tudo isso é inserido num universo verdadeiramente surreal, que lembra bastante as maluquices de Earthworm Jim, com aliens com visuais extremamente cômicos, cenários cheios de detalhes e distribuídos de forma “caótica”, bem como todo um tom de humor que torna tudo muito divertido.
Ainda que Moons of Darsalon não tenha uma história, nem mesmo uma simplesinha para dar justificativa à ação, isso não atrapalha as coisas. O objetivo é resgatar os Dardanauts, em cenários sempre diferentes e com desafios progressivamente maiores e cheios de humor.
Construa, destrua e guie
Moons of Darsalon possui um gameplay simples. Os comandos básicos são andar e correr, pular, equipar diferentes tipos de armas e dar ordens para os Darsanauts. Sua dificuldade está em superar cada desafio que é colocado em sua frente.
Basicamente você precisa encontrar os Darsanauts e dar ordens para eles, com quatro tipos de ordens diferentes: Siga-me, vá para a direita, vá para a esquerda, e espere. É possível usar esses comandos tanto em área, para todos os Darnasauts próximos ouvirem, ou de forma direcionada, usando a mira de seu personagem.
Entre os diferentes equipamentos disponíveis há uma lanterna, um rifle laser, uma arma de construção, um jetpack e diferentes veículos para atravessar os terrenos. Quais desses equipamentos você terá a disposição vai depender do desafio da missão.
O rifle laser serve para matar aliens inimigos e destruir objetos e cenários, podendo cavar túneis na terra, por exemplo. A arma de construção dispara terra, e é usada principalmente para construir pontes entre abismos, ou para isolar perigos. A lanterna, apesar de não parecer útil, é vital para o game, pois os Darsanauts não se movem se estiverem no escuro.
A partir daí, é com você. O objetivo é simples: Resgatar todos os Darsanauts e levá-los até a base, evitando que morram no caminho. O difícil é conseguir cumprir esse objetivo, principalmente se você quiser ganhar o máximo de estrelas possíveis em cada missão. E, infelizmente, você precisa dessas estrelas.
As missões são desbloqueadas baseadas no número de estrelas que você possui. Se você ir jogando casualmente, aprendendo como o game funciona com cada missão, conquistará uma ou duas estrelas por missão (algumas estrelas valem por três), até chegar num ponto em que só poderá progredir se conquistar mais estrelas. Isso te obriga a rejogar missões passadas, tentando conseguir resultados melhores para poder continuar adiante.
Apesar de não ser tão difícil conseguir o número de estrelas necessárias para desbloquear novas missões, o número necessário continua sempre crescendo. Isso deixa aquela sensação de games mobile baseados no mesmo sistema de estrelas para prosseguir, sendo um tanto incômodo aqui.
Mas isso não tira a diversão do game. Aliás, como Moons of Darsalon é inspirado em Lemmings, algo que não posso deixar de mencionar é sobre a IA dos Darsanauts, que são surpreendentemente inteligentes (ou pelo menos não tão burros). Se você ordenar que eles te sigam, eles se enfileirarão atrás de você e te seguirão de perto. As vezes rola uma confusão entre eles, principalmente quando há plataformas móveis no caminho, mas isso é fácil de resolver. Ordene-os a ficarem parados, depois para que corram na hora certa, depois faça-os ficarem parados novamente e por aí vai até que você os afaste do perigo.
Audiovisual
Moons of Darsalon tem um visual muito, mas muito legal, pois simula um game antigo de Commode 64. Quando você inicia o game, você vê primeiramente uma tela de console, aperte qualquer tecla para digitar uma linha de comando para iniciar o game e depois veja-os sendo carregado linha a linha na tela, contando com sons de hardware antigo e tudo!
O visual do game é completamente pixelado, e muito bem feito! Mencionei que o game parece ter alguma inspiração em Earthworm Jim e é bem visível o porquê, com seus cenários surreais, personagens com visuais cômicos, e sistema sonoro que combina com esse estilo.
Todas as músicas tem o estilo clássico dos SID (Sound Interface Design), inconfundíveis para quem já ouviu sons assim no passado. O game ainda conta com algumas músicas licenciadas recriadas nesse estilo, como a inconfundível Mirsilou de Dick Dale (a música de abertura de Pulp Fiction e que também é usada como sample na música Pump It do Black Eyed Peas). Além disso, todas as falas do game são computadorizadas, como se tivessem sido criadas usando um SID, sendo totalmente robóticas e desconexas, deixando tudo ainda mais imersivo.
O game conta com localização em português brasileiro em seus menus e legendas!
Conclusão
Moons of Darsalon é um game que talvez seja bem de nicho, afinal o próprio Lemmings foi em sua época. Felizmente o game não é “fechado” a ponto de ser divertido apenas para quem já gosta de seu estilo. Pelo contrário, ele é fácil de aprender, muito divertido e bastante acessível!
O game ainda conta com editor de fases, que você pode criar tanto localmente em seu computador, como disponibilizar online para outros jogadores poderem jogar! O game é extremamente simples, mas com um potencial enorme!
Um ponto discutivelmente negativo está em seu sistema de estrelas para progredir no modo single-player, que é onde você realmente aprende a jogar de fato. Esse sistema já era chato (pelo menos para mim) em games mobile, desde sua explosão de popularidade lá na época do primeiro Angry Birds, e continua chato até hoje. Pelo menos aqui há uma “desculpa” convincente para sua necessidade, exigindo que o jogador aprenda a jogar melhor para estar preparado para os desafios maiores.
Moons of Darsalon será lançado amanhã, dia 19 de abril, exclusivamente para PCs.