Arkade Apresenta: Top 10 – Os melhores jogos de Nintendo DS
Continuando nossa série, hoje apresentamos os 10 melhores jogos de todos os tempos daquele que está prestes a se tornar o console mais vendido de todos os tempos: o Nintendo DS!
10 – Meteos (87,85)
O jogo “irmão” de Lumines é o décimo desta lista. Lançado em 2005 para o DS, Meteos é um puzzle de ação que exige movimentos e raciocínio rápidos do jogador (ao contrário de Lumines, que necessita de mais concentração e ritmo). O ação do jogo se concentra na tela de baixo do DS (“atmosfera”). O jogo consiste em formar linhas ou colunas de três símbolos iguais. Quando isto ocorre, as peças viram uma espécie de foguete, onde o objetivo é levar as peças que estão em cima do foguete para a tela de cima (a “órbita”). Caso você não consiga e a tela de baixo fique cheia de blocos, é game over. Confira alguns vídeos de gameplay aqui. O jogo conta com 32 planetas, ou fases, sendo que cada um varia em design, cores, velocidade dos blocos, etc. Hoje, quase cinco anos após seu lançamento, Meteos é um sucesso, com versões para celular e Xbox Live.
9 – Elite Beat Agents (88,04)
Um dos primeiros jogos de música a serem lançados, Elite Beat Agents foge das guitarras, baixos e baterias e se foca no ritmo das músicas. Baseado no japonês Osu! Tatakae! Quendan!, Elite Beat Agents faz com que o jogador utilize a stylus, tocando e arrastando a canetinha pela tela sensível ao toque, tudo obedecendo ao ritmo de músicas como Sk8er Boi, da Avril Lavigne, Highway Star, do Deep Purple, e Y.M.C.A., do Village People. A história de EBA é das mais curiosas: o jogo segue um grupo de agentes do governo que são enviados para ajudar pessoas que não sabem o que fazer e que estão desesperadas. No entanto, ao invés de ajudar diretamente as pessoas, os agentes motivam elas através de sua dança (WTF). O resultado de cada fase varia de acordo com a qualidade da dança realizada.
8 – The Legend of Zelda: Phantom Hourglass (88,76)
O primeiro The Legend of Zelda para DS não desapontou seus fãs. Sequência direta para o jogo de Gamecube, The Wind Waker, Phantom Hourglass novamente traz o visual cel shaded. O jogo começa com Link navegando pelos mares juntamente com seus companheiros piratas e Tetra, que abandonou o nome de Zelda. O grupo está atrás de um navio fantasma quando Tetra desaparece e Link vai atrás dela, mas acaba caindo no mar. Assim começa a história, com o herói procurando mais uma vez Zelda/Tetra. Phantom Hourglass conseguiu aliar bem o estilo de jogo Zelda com as capacidades do Nintendo DS, se tornando um dos melhores jogos de ação do portátil. Em Dezembro de 2009, Phantom Hourglass ganhou uma sequência, The Spirit Tracks, que inclusive foi capa da Revista Arkade.
7 – New Super Mario Bros. (89,20)
Desde o Super Nintendo que Mario & cia. não participavam de um jogo de plataforma sidescrolling, mas, em 2006, isto foi corrigido com New Super Mario Bros. Ainda que o gênero possa ser considerado datado e antigo, NSMB é um jogo incrível e especial, muito por ter aquele ar clássico que os três primeiros SMB e SMB World tinham. Se o estilo de jogo é “antigo”, o mesmo não se pode dizer dos gráficos, que levam o hardware do DS ao limite. Para não cair no risco de ser apenas um remake, New Super Mario Bros. traz novidades como o super-cogumelo, que deixa o encanador do tamanho da tela praticamente. Também em 2009, a fórmula foi levada para o Wii, em New Super Mario Bros. Wii.
6 – Castlevania: Dawn of Sorrow (89,99)
Castlevania sempre sofreu na hora de passar para o 3D, principalmente para os consoles de mesa. No entanto, é nos portáteis, com gráficos 2D, que a série se encontrou e Dawn of Sorrow é a prova disto. Um dos melhores jogos de aventura disponíveis até hoje (o jogo foi lançado em 2005), Dawn of Sorrow acompanha Soma em mais uma luta contra Drácula e outros monstros malignos. Similar a seu antecessor do GBA, Aria of Sorrow, este jogo também traz o sistema de Souls – alguns inimigos ocasionalmente deixarão suas almas para trás, para Soma pegá-las. Algumas darão um novo ataque para o herói, outras alguma habilidade para pegar itens que estejam fora do alcance. Tudo isto ainda sem fazer uso da tela de toque e “truques” desnecessários para o andamento do jogo.
5 – Advance Wars: Dual Strike (90,28)
O Advance Wars original foi considerado um dos melhores jogos para GBA e sua sequência para DS, Dual Strike, não fez por menos em 2005. Ainda que não inovasse muito, Dual Strike aproveitou as possibilidades do Nintendo DS e fez com que as batalhas se tornassem ainda mais divertidas, principalmente pelo uso das duas telas. Com novos Comandantes e novas unidades, o jogo abre a possibilidade de aliar dois Comandantes, cada um com seus pontos fracos e fortes e até mesmo com um ataque combinado, que, se bem utilizado, pode virar uma partida a seu favor. Mesmo sem grandes inovações, Advance Wars: Dual Strike é um grande jogo, e um dos melhores para o Nintendo DS.
4 – Mario Kart DS (91,19)
Mesmo sem a presença de dois personagens por kart como em Double Dash, a versão para GameCube, a versão de Mario Kart do DS ainda representa um passo à frente na série. Não porque ele é a versão do DS, mas sim porque ele permite multiplayer de até 8 jogadores com apenas um cartuchinho (ainda que os jogadores tenham opções limitadas) e é o primeiro Mario Kart da história a disponibilizar a jogatina online. Além disso, o jogo traz 32 pistas diferentes (16 novas e 16 retiradas de jogos antigos da série), distribuídas em 8 copas diferentes. De início, estão disponíveis 8 pilotos com 2 karts cada um, mas, conforme você vai progredindo, outros pilotos e muitos outros karts vão sendo liberados.
3 – Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story (91,27)
Um dos jogos mais novos lançados para DS e já na terceira posição do Top 10 dos melhores de todos os tempos. Bowser’s Inside Story é o terceiro game da série Mario & Luigi e é, possivelmente, o jogo com Mario & cia. mais inovador e interessante que a Nintendo jamais fez. Os irmãos Mario novamente estão tentando salvar o Mushroom Kingdom quando uma confusão acontece e eles acabam sendo sugados para dentro de Bowser! Além de mudar os cenários dos cenários costumeiros para as entranhas do inimigo nº. 1 dos encanadores, o jogo também coloca o gamer para controlar o próprio Bowser, algo que só era possível em Mario Kart, Tennis e afins.
2 – Chrono Trigger (92,00)
Chrono Trigger é disparado um dos maiores clássicos do Super Nintendo, um RPG cativante, envolvente e complexo. Hoje em dia, mesmo quase 15 anos após o seu lançamento original, o jogo se mantém quase sem concorrência. A versão para DS só confirma isto. É um simples port da versão lançada em 1995, mas a qualidade dos gráficos e do jogo num todo é tão elevada que ele recebeu apenas notas altas e foi um dos principais lançamentos do final de 2008. Para o DS, algumas coisas foram adicionadas, como as cut-scenes da versão para PSX e uma história levemente modificada. Se você gosta de RPGs, não deve perder este grande jogo.
1 – Grand Theft Auto: Chinatown Wars (92,92)
Se no PSP, Kratos tirou o posto n.º 1 de GTA, no DS, Huang Lee reina absoluto. Um GTA multiplataforma para portáteis, Chinatown Wars traz uma grande diferença em relação aos seus “irmãos maiores”: ao invés dos gráficos realistas, ele traz gráficos cel-shaded, o que lhe dá uma aparência de história em quadrinhos. Com mapas baseados em Liberty City, Chinatown Wars acompanha o dia-a-dia de Huang Lee e a máfia chinesa. O jogo ganhou o prêmio de melhor jogo para portáteis do VGA em 2009.
E, com isto, fechamos a lista dos 10 Melhores Jogos do Nintendo DS de acordo com o site Gamerankings. Não perca na próxima semana os melhores jogos do Nintendo Wii. Até lá!