Beta da Steam pode ter “entregado” um console portátil da Valve
Os arquivos da versão beta do Steam pode ter denunciado que a Valve trabalha em um novo console. Seria, neste caso, um portátil pronto para rodar os games de sua plataforma. Foram encontrados nestes arquivos referências a um controle chamado Neptune, e um portátil com o nome SteamPal.
As linhas de código fazem referência a menu de acesso rápido, configurações de rede e bluetooth, e gerenciamento de energia. Tudo foi explicado nesta sequência de tweets:
Em maio, Gabe Newell respondeu, em uma sessão de perguntas e respostas numa escola da Nova Zelândia, sobre se a Valve teria interesse em levar games da Steam nos consoles. A resposta foi um “Você terá uma ideia melhor disso no final do ano”.
Já existe meios de se jogar games da Steam de maneira portátil. Desde o Steam Link, que permite o gameplay remoto, desde que dentro da mesma rede em que o computador está, através de um smartphone. Ou também através de dispositivos como o GPD Win, computador portátil que vem configurado como um console portátil, capaz de abrir a Steam e rodar alguns games da biblioteca, incluindo GTA V.
Enquanto isso, a Valve já tentou lançar produtos compatíveis com a Steam, sem muito sucesso. O projeto Steam Machines buscava levar a experiência da plataforma para a TV da sala, com um “videogame-computador” fabricado por parceiros como a Alienware, ASUS ROG e Gigabyte. O projeto não vingou e passou batido durante a geração de consoles passada.
Mas um projeto de console portátil, por parte da Valve, faria algum sentido. A “experiência Switch” mostrou que o formato híbrido foi bem aceito pelos jogadores, enquanto a própria Steam já roda em alguns dispositivos portáteis mundo afora, onde podemos incluir até notebooks. Além disso, a concorrência ficou mais próxima, com as iniciativas da Epic Games e outras companhias. Restando, assim, ideias para aproveitar bem seu já robusto catálogo, e o seu grande número de jogadores cadastrados.
Apenas seria preciso fazer uma aposta mais consciente, que consiga convencer os seus jogadores de um projeto deste porte, e sem exagerar no preço, como aconteceu com a sua Machine.