BGS 2015: Conhecemos a Com2Us, lar de Summoner’s Wars

11 de outubro de 2015

BGS 2015: Conhecemos a Com2Us, lar de Summoner's Wars  A empresa coreana Com2Us marcou presença na BGS 2015 e nos recebeu em seu espaço para um bate-papo para nos explicar sobre o foco no Brasil e na comunidade de seus jogos.

Ao conhecer a Com2Us, percebemos que a empresa é ousada. Patrocinadora da Brasil Game Show e detentora de um excelente canal de atendimento aos jogadores, a empresa coreana nos recebeu para um bate papo, aonde através de seu Community Manager, Samuel Bandeira, pudemos conferir um pouco mais das pretenções e ambições de Summoner’s Wars, jogo carro-chefe da empresa.

Arkade: Quais as ambições da Com2Us no país e o que levou a empresa a participar da BGS e oferecer seus games para os brasileiros?

Samuel: Na indústria de jogos, o Brasil sempre é um grande porto. Nossa presença na BGS não é apenas para falar aos jogadores o que deve ser feito, e sim ouvir dele suas sugestões e reclamações, afinal são eles quem fazem o jogo. Só ouvindo a opinião deles e trabalhando em cima disso que podemos melhorar. E no Brasil nosso grupo está muito forte, com um crescimento de 38 mil likes em um ano.

E o Summoner’s Wars, especificamente, por ser um jogo bem estratégico, é um jogo que força os jogadores a se comunicarem entre si. Acredito que este é o grande motivo do sucesso do jogo aqui, pois estimula o contato da galera, para aproveitarem melhor o game.

Arkade: A chave do sucesso de uma empresa hoje, então, não é apenas o seu portfólio de jogos, e sim uma comunidade consistente…

Samuel: Exatamente. Temos nossas Live Streams e na medida do possível sempre tentamos agradar o pessoal com um brinde, temos também eventos específicos no Facebook, apenas para quem está conectado conosco. A gente sempre tenta ajudar a galera conectada para que eles possam continuar jogando e se houver algum problema, conversar com alguém que possa ajudá-los em seu próprio idioma, em sua própria linguagem. BGS 2015: Conhecemos a Com2Us, lar de Summoner's Wars

Arkade: Além das duvidas técnicas, vocês também oferecem dicas para o gameplay, de maneira semelhante aos serviços telefônicos dos anos 90?

Samuel: Existe sim, porém no gameplay, incentivamos o jogador a consultar a comunidade, pois embora somos os criadores do Summoner’s War, é a comunidade quem domina o jogo de fato. Eles estudam estatítsticas, opções e ações a serem feitas. Os usuários conversam entre si sobre o que fazer e o apoio surge daí.

Arkade: Então a comunidade de Summoner’s War pode ser considerada tranquila, em tempos de haters na Internet. A Com2Us está preparada para lidar com os chatos?

Samuel: Acredito que cada um tem que ter seu espaço. Reparamos que cada um criou seu espaço, os “hue” e os que querem jogar sério, assim, eles mesmos vão para os canais onde eles mais se identificam. Procuramos dar atenção a todos da mesma maneira que eles dão atenção para a gente.

Arkade: Outro problema comum em games online são com os novatos. Eles querem jogar, querem aprender, mas contam com dificuldades e preconceito dos mais experientes. Isto existem em Summoner’s Wars?

Samuel: Embora os novatos recorram ao suporte técnico, por não conhecerem muitas pessoas, estimulamos a comunidade a ajudá-los no começo do game. Geralmente aparece alguém para ajudar. A curva de aprendizado é complexa e quem passou por isso sabe como é, por isso gosta de ajudar os outros também. Mesmo sempre tendo uma ovelha negra, somos uma comunidade bastante unida. BGS 2015: Conhecemos a Com2Us, lar de Summoner's Wars

Arkade: Reparamos que a Com2Us, embora apresente games modernos, traz títulos com uma pegada old-scholl, como o Summoner’s Wars, que tem influências de Final Fantasy ou games de Golfe ou Pesca, comuns há vinte anos atrás, mas sumidos hoje. O público mais velho (faixa dos 25-30 anos) também é alvo da empresa?

Samuel: Nossa média de idade de jogadores vai dos 14 aos 35 anos. A galera mais velha tá jogando, pela complexidade dos títulos, e como o Summoner’s Wars é cheio de estratégia, acaba virando como um jogo de xadrez e chamando atenção dos jogadores mais velhos. O nosso jogo de golfe, já ganhou prêmios e tem até parceria com a PGA (a associação oficial de golfe).

A Com2Us está com seu stand na Brasil Game Show 2015 com Summoner’s Wars e seus outros games para serem conferidos pelo público e estão trabalhando forte com divulgação, com presenças importantes e distribuição de brindes.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais