BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

17 de outubro de 2022
BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

Enquanto estive na Brasil Game Show 2022, nossa saudosa BGS, pude experimentar diversos games desenvolvidos ou em desenvolvimento por estúdios brasileiros. Jogos dos mais variados gêneros, estilos visuais e plataformas, além de estarem igualmente em diversos estágios de desenvolvimento diferentes.

Aqui vamos listas as principais experiências que eu tive na feira, sem uma ordem de “melhores” ou algo do tipo. A intenção aqui é divulgar os projetos que mais me chamaram a atenção durante os seis dias que estive na BGS experimentando os games e conversando com os seus desenvolvedores. Mas chega de conversa fiada e vamos aos jogos!

Drakantos

Começando nossa lista com Drakantos, que é um game em desenvolvimento no estilo MMORPG. No estande dele, conversamos com Higor Antunes, game designer e produtor de Drakantos. O game, que está em desenvolvimento desde março de 2022, possui um estilo de arte pixelado que lembra bastante Tibia, mas com bem mais efeitos de animação, som e movimentação.

Mas o interessante de Drakantos é que, ao in´ves do jogador escolher entre classes como normalmente acontece em MMORPGs em geral, aqui ele poderá escolher entre personagens específicos. Algo que me lembrou um pouco a pegada de Genshin Impact, com cada personagem tendo seus próprios movimentos e assinaturas, com 12 já disponíveis e planos de 21 até o lançamento. O jogo é bastante desafiador e cheio de mecânicas interessantes. Drakantos está previsto para ser lançado em outubro de 2023 para PC (via Steam) e mobile.

BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

Farm Your Friends

Esse daqui deu o que falar no corredor Indie da BGS 2022! Juntando elementos de joguinhos de fazenda com o consgrado Overcooked, Farm Your Friends é um projeto da Meganeura Games que faz com que os jogadores disputem em uma arena na pele de… fazendeiros? Pois é, o objetivo do jogador em Farm Your Friends é plantar, regar, colher e vender verduras mais rápido que seus oponentes, num caos hilário que lembra bastante a franquia dos cozinheiros.

Tal qual Overcooked, cada fase possui um tema específico que vai ditar o aparecimento de eventos aleatórios que servirão principalmente para atrapalhar os jogadores. Mas também existem caixas que surgem de tempos em tempos nas fases para ajudar os fazendeiros com itens ofensivos para prejudicar a plantação alheia ou então itens de defesa para defender suas criações. Farm Your Friends tem previsão de ser lançado para PC em algum momento de 2023.

BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

Goldilock One: The Mists of Jakaira

Com o desafio de quem ganhasse do boss levava uma garrafinha pra casa de brinde, o estúdio ShedOfideas conseguiu chamar a atenção dos mais ávidos por desafios durante a BGS 2022. O motivo? Seu game, Goldilock One, um RPG de ação em terceira pessoa no estilo hack and slash no qual os jogadores precisam enfrentar monstros gigantescos pela sua sobrevivência, ao mesmo tempo que precisam recuperar sua memória para entender o motivo de estarem numa região tão inóspita.

Além do combate focado na ação com elementos de soulslike, Goldilock One tenta ser um game bastante desafiador para aqueles que o jogam, incluindo não só combates de alto nível de dificuldade, mas também puzzles para serem resolvidos, poderes desbloqueáveis e exploração interessante. O game, que ainda está em seus primeiros estágios de desenvolvimento, iniciará um financeamento coletivo em breve para ser lançado para PC pela Steam.

BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

Kakele Online

Kakele Online talvez seja um dos mais conhecidos games presentes no corredor Indie da BGS 2022. O MMORPG que lembra bastante Tibia está no mercado já faz alguns anos e já possui sua legião de fãs e influenciadores próprios. O game está disponível para PC (por launcher próprio e via Steam) bem como para Android e iOS, podendo ser jogado em todas as plataformas citadas em cross-play.

Com um visual 2D retrô bem temático, Kakele bebe bastante da água de Tibia para levar aos fãs um RPG simples e divertido próprio para os mais ávidos por uma aventura mais old school. Além disso, para os amantes de cryptos, Kakele embarcou nessa onda também e incluiu um formato play to earn no game, com uma moeda digital própria. O game atualmente conta com cinco classes distintas, abraçando todos os clássicos de RPGS? Caçador, Bárbaro, Alquimista, Guerreiro e Mago”. O game já está disponível para ser jogado.

BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

Pocket Bravery

Esse aqui foi um caso bem curioso durante o corredor Indie da BGS 2022. Porque não havia um momento se quer que eu passava pelo corredor e o estande da Statera Studio estava vazio. O motivo? Bom, o game de luta chamado Pocket Bravery. Além de chamar bastante a atenção pelo seu visual de pixel art belíssimo inspirado no estilo “chibi”, o game ainda é cheio de referências a games clássicos como The King of Fighters e Street of Rages, embora também tenha me lembrado um pouco o game de Scott Pilgrim que saiu há alguns anos.

Em Pocket Bravery, temos ao todo doze personagens jogáveis, mas segundo a própria desenvolvedora, a ideia é trazer ainda mais lutadores para o game em breve. Além disso, vários modos de jogo estão inclusos, como o tradicional modo arcade, treinamento, campanha, missões “trials”, modo sobrevivência, contra o tempo e partidas online. Pocket Bravery tem lançamento previsto para algum momento de 2023 e estará disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

Project Colonies: MARS 2120

Mesmo não estando na galeria de Indies da BGS 2022, a QUByte Interactive, conhecia publisher de games brasileiros teve um estande próprio na feira. Nele podemos ver um pouco do Project Colonies: MARS 2120, o qual inclusive rendeu um texto completo aqui no site. O game chamou bastante atenção por ser um metroidvania bem enraizado nos Metroids clássicos, mas com inspirações diversificadas que melhoram sua proposta.

No jogo você controla Charlotte, uma tenente-coronel que precisa investigar porque a colônia humana em Marte está há semanas sem enviar notícias. Um dos principais diferenciais do game é seu estilo de combate baseado em combos. Project Colonies: MARS 2120 está em desenvolvimento e tem planos de ser lançado em acesso antecipado no final de outubro na Steam. O plano é que o game completo seja lançado no início de 2023 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC (Via Steam e Epic Games).

BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

Super Mombo Quest “2”

Desenvolvido pela já famosa nas redes socials Orube Game Studio, Super Mombo Quest foi lançado em 2021 para diversas plataformas e fez um baita sucesso pelo seu protagonista carismático e também pela jogabilidade fluida e viciante do seu game de aventura. Na BGS 2022 eles estavam na galeria Indie mostrando a primeira demo do que será a continuação de Super Mombo Quest.

O game ainda está nas primeiras etapas de desenvolvimento. Mas conversando com a Geovanna, reponsável pelo Marketing da Orube, ela nos contou algumas das novidades prometidas para o game. Na feira, é possível notar a primeira delas: a mudança visual de pixel art para arte vetorizada, dando mais fluidez para o protagonista roxo. Além disso, novas fases, novos inimigos e um ranking de pontuação serão algumas das novidades do game que está previsto para o ano que vem.

BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

Em breve nossa conversa completa com a Geovanna da Orube aqui no site, então fica ligado!

Bônus: Ravendawn Online

Esse jogo aqui merece a nossa atenção mesmo não se encaixando na maior parte dos requisitos dessa matéria. Primeiramente Ravendawn não estava na galeria de indies, tal qual a QUByte eles tinham um estande próprio na BGS 2022. Além disso, sua desenvolvedora, a Living Phoenix Entertainment é originalmente canadense. Porém, como desenvolvedor do jogo Vitor nos contou durante uma entrevista, a maior parte da equipe de Ravendawn atualmente é brasileira.

Mas porque o game merece estar nessa lista? Bom, principalmente por ser um MMORPG em desenvolvimento há cinco anos que bebe bastante da fonte de Tibia e Última Online, mesclando a identidade gráfica desses dois games clássicos com uma jogabilidade mais moderna, cheia de animação e dinamismo. É um projeto que lembra em alguns pontos o já citado Drakantos, mas que está nos estágios finais de desenvolvimento. Ravendawn será gratuito e estará disponível para PC com planos futuros de chegar ao mobile.

BGS 2022 – Conheça os principais Indies brasileiros apresentados na feira!

Muitos outros jogos por aí!

Esses foram só alguns dos games independentes disponíveis durante a BGS 2022. Muitos outros títulos estavam disponíveis tanto na galeria indie como também em alguns estandes próprios. Inclusive a própria Nintendo tinha um setor do seu estande dedicado exclusivamente a games brasileiros já disponíveis para Nintendo Switch, bem legal né?

Agora comentem aí o que vocês acharam desses games e, principalmente, quem foi na feira e curtiu mais algum jogo que não está nessa lista!

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestre em Comunicação e aqui no Arkade fala principalmente sobre Realidade Virtual, jogos de PC e novas tecnologias desde 2019.

Mais Matérias de Gilson

Comente nas redes sociais