O CBLoL mais insano de todos os tempos poderá definir classificação através do relógio
Quem acompanhou a Copa do Mundo na Rússia, observou situações bem inusitadas, no que diz respeito à classificação. O Japão se classificou para as oitavas de final por ter levado dois cartões amarelos do que Senegal, enquanto Inglaterra e Bélgica, caso empatassem o jogo (vencido pelos belgas), definiriam as posições no grupo também em base dos cartões.
Isso porque estas equipes estavam tecnicamente empatadas em pontos e vitórias, além do confronto direto, o que levou a classficação, no caso do grupo do Japão, para um inusitado item, estabelecido pela FIFA para favorecer o Fair Play. Pois bem, menos de um mês após a final em Moscou, outro torneio poderá ter equipes sendo classificadas ou rebaixadas por causa de um critério diferente, já que o equilíbrio falou alto durante a competição: estamos falando do segundo split do CBLoL.
No CBLoL, as equipes se posicionam na tabela ganhando as partidas, md3, que somam três pontos para o vencedor. Se duas ou mais equipes somam os mesmos pontos, aí são as vitórias únicas que desempatam. Funcionam como os gols pró, se compararmos com o futebol. E, se mesmo assim as equipes se mantiverem empatadas, aí será o relógio que determinará as posições na tabela.
O League of Legends é um jogo que é conhecido por levar um bom tempo para ter uma partida completa, levando média de 30-40 minutos cada uma. Para privilegiar times que conseguem se impor no mapa, e assim, conquistar a vitória de maneira mais rápida, o menor tempo acumulado em vitórias foi estabelecido como um dos critérios do desempate.
A KaBuM, por exemplo, se tornou a atual líder do CBLoL por causa do relógio. A disputa pela ponta com a CNB levaria os Alaranjados para os 12 pontos, em caso de vitória, que foi o que aconteceu. Como a vitória foi de 2×0, ambas as equipes, além do Flamengo, somaram 4 vitórias únicas, com o time de laranja assumindo a ponta graças as suas vitórias rápidas, o que incluiu as séries contra os Blumers.
Assim, a última semana terá fortes emoções. Pela disputa da vaga direta para a final em Porto Alegre, a KaBuM enfrenta a Pro Gaming na última rodada, e com uma série bem feita, com 2×0 e vitórias rápidas, dificultará a vida de CNB, que encara a Vivo Keyd em seguida, além do Flamengo, que faz o último jogo da rodada contra a Red Canids.
O meio da tabela, com INTZ e IDM, que somam 9 pontos, verá o confronto direto entre as duas equipes que, apesar de improvável, também contam com chances matemáticas de assumirem a ponta da competição (ou presença na Série de Acesso, em caso de derrota e combinação de resultados). E, na parte de baixo, Pro Gaming, Vivo Keyd e Red Canids farão o possível para fugir da zona da degola.
A Red Canids tem a situação mais difícil, pois, apesar dos seis pontos, fica para trás exatamente por culpa do relógio, que priveligia seus rivais diretos. A equipe precisará vencer o Flamengo em um jogo muito difícil, e ainda corre riscos de entrar em jogo já rebaixada, em caso de sucessos de Vivo Keyd e PRG. Mas a vida de seus rivais também não estão tranquilas, pois encararão concorrentes que brigam pela ponta e que também dependem de vitórias rápidas para alcançarem o objetivo.
Tudo isso traz para a última rodada um cenário bem dramático, para todas as oito equipes. Além da vaga direta para a final, os segundo a quinto colocados vão para a Escalada, com chances de conquistarem a vaga para a final. E sexto e sétimos colocados aguardam o perdedor da primeira partida da Escalada, assim como o Vice-Campeão do Circuito Desafiante, para definirem quem sobe e quem desce, junto com o último colocado.
Isso significa que a Pro Gaming tem chances de vaga para a Escalada, mesmo estando em sexto lugar. Com exceção dos três líderes, que contam com a briga apenas pelos primeiros lugares, uma vez que derrotas apenas os colocam em lugares diferentes da Escalada, todos os outros cinco times contam, para mais, ou para menos, com a pressão da luta contra o rebaixamento, ou a Série de Acesso.
O que garante, para a última rodada, grandes momentos. Conversando com o Baiano, da CNB, após o jogo do último domingo, ele disse que gosta do que está vendo. Acredita que o sobe e desce na tabela tem a ver com o lado emotivo dos jogadores brasileiros, que segundo ele, influencia dentro do jogo. E, para finalizar, as mudanças constantes de Patches por parte da Riot também influenciaram na tabela deste ano, tirando muito jogador da zona de conforto.
Com jogadores “desconfortáveis”, com o coração saltando pela boca, e a pressão por resultados, para conquistarem seus objetivos na tabela, o que a última rodada nos aguarda? O CBLoL termina sua fase de grupos amanhã, 4 de agosto, com Pro Gaming x KaBuM e Vivo Keyd x CNB. No domingo, 5 de agosto, IDM x INTZ, além de Red Canids x Flamengo, encerram a série, que pode ser acompanhada nos canais da Riot.