CCXP22 – Ubisoft faz um balanço sobre o retorno ao “mundo físico” em 2022

6 de dezembro de 2022
CCXP22 - Ubisoft faz um balanço sobre o retorno ao "mundo físico" em 2022

Como empresa de games, a Ubisoft nunca esteve ausente da vida do seu consumidor. Pelo contrário, a empresa ficou ainda mais próxima, com seus games acompanhando o confinamento de muitos. Assassin’s Creed Valhalla, Far Cry 6, Immortals Fenyx Rising e Watch Dogs Legion foram algumas das novidades lançadas durante estes dias.

Além disso, também tivemos a Ubisoft Forward, a investida virtual da companhia francesa, para apresentar suas novidades. Mas, ainda assim, para uma empresa que está atuando no país desde 1999, a presença direta com o fã fazia falta. Tanto que na BGS deste ano, a conexão com seu público rendeu até um concurso de lambada. Além disso, a Ubisoft também esteve no Rock in Rio.

Assim, para fazer um balanço do que foi 2022 para a Ubisoft, falamos novamente com João Guerra, manager de comunicação e eventos da Ubisoft Brasil. Na BGS havíamos conversado sobre a comunicação da companhia durante os últimos meses, e agora a conversa foi sobre este ano de retomada.

Sobre a retomada, que envolveu a BGS em outubro, além da presença da Ubisoft na CCXP com a final do Brasileiro de Rainbow Six e do Circuito Feminino, João comentou que foi um ano especial. Ele diz que o videogame vem do online, “evoluiu” para o off-line, mas precisou voltar ao online. A volta dos festivais e torneios permite o retorno não apenas com os fãs, como também com os parceiros.

Guerra também explicou que foi estudado o comportamento do fã nestes eventos, o que permitirá com que ele possa avaliar novas possibilidades de interação e projetos para 2023. O exemplo do torneio de Lambada foi um exemplo de integração entre o time de marketing, redes sociais e parceiros, que garantiu que um meme ganhasse vida e tivesse apoio da Outback, que ofereceu o prêmio aos vencedores, mil reais em costela. Outro Feedback coletado nesta experiência foi ver o engajamento da marca entre as mais variadas idades e públicos.

A Ubisoft também observa com alegria o retorno das finais presenciais na CCXP, que assim como a Liquid, campeã brasileira do BR6, também garante à publisher a oportunidade de se apresentar para mais pessoas, incluindo as alienadas do mundo dos eSports. Nas finais, inclusive, era comum os narradores explicarem as regras básicas do jogo, para garantir que quem estivesse acompanhando o jogo, mas sem imersão no game, pudesse entender o que estava acontecendo.

Para 2023, a Ubisoft quer até tomar “certo cuidado”, pois agora eles observam que o “céu é o limite”. A empresa quer organizar mais eventos próprios, e continuar com os parceiros, garantindo presença em mais grandes eventos, além dos que envolvem games. Guerra disse que a Ubisoft é uma empresa de entretenimento, que já garante muitos produtos além dos jogos em si, por isso é importante diversificar e ampliar a presença da empresa nos mais variados locais, para os mais variados públicos.

Junior Candido

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