Começou Assim: Penguin Adventure, a estreia de Hideo Kojima

27 de março de 2022
Começou Assim: Penguin Adventure, a estreia de Hideo Kojima

Hideo Kojima é considerado por muita gente um dos melhores nomes por trás dos videogames. Responsável por Metal Gear Solid, Zone of the Enders e, mais recentemente, Death Stranding, Kojima criou um enorme legado, com games aclamados, uma legião de fãs, e anúncios sempre com muitos mistérios.

Mas tudo tem um começo, certo? E com Kojima, o começo foi com um pinguim, muito famoso pelos lados da Konami nos anos 80. Trata-se de Penguin Adventure, o primeiro game que contou com a presença e o trabalho do lendário desenvolvedor de game japonês.

O início de um grande legado

Começou Assim: Penguin Adventure, a estreia de Hideo Kojima

Hideo Kojima é de Setagaya, região de Tóquio, mas mudou-se com sua família para Kobe, quando ainda tinha três anos de idade. Fã de cinema, sempre quis trabalhar com filmes, mas começou a trabalhar com produção de games na Konami, onde entrou em 1986, quando tinha 23 anos.

Entrando na empresa como designer, atuou, no game que iremos falar melhor mais para frente, em Penguin Adventure, onde foi diretor assistente. Ele ainda desenvolveria o seu primeiro projeto, no mesmo ano de 1986, chamado Lost World. Seria um game de plataforma estrelado por uma lutadora mascarada, mas foi cancelado pela Konami.

Um ano depois, no entanto, Kojima enfim trouxe seu primeiro game ao público, que se tornou em um sucesso de crítica: Metal Gear. Desenvolvido para o MSX2, fez sucesso em praticamente todos os locais os quais o computador foi bem vendido. Posteriormente, a primeira aventura de Solid Snake chegaria também aos EUA, mas no NES, em port no qual Kojima não participou de forma direta.

Começou Assim: Penguin Adventure, a estreia de Hideo Kojima

A história de Snake, soldado enviado para Outer Heaven para evitar um veículo nuclear bípede chamado Metal Gear, trouxe muitas novidades para os games, o que inclui um enredo mais complexo, muitas reviravoltas e elementos escondidos para exploração dos jogadores. Além de ser o primeiro jogo de ação que, em tempos de ação desenfreada, fazia o jogador agir nas sombras, como um agente secreto deveria se comportar.

Em 1988, trouxe Snatcher, jogo cyberpunk que se passa em muitos anos no futuro, e que tem sua história ligada à Guerra Fria. O game seria lançado, posteriormente, em vários sistemas, incluindo o primeiro Playstation. E, em 1990, a consagração inicial de Kojima chegou no impressionante Metal Gear 2: Solid Snake, game que elevou as possibilidades do MSX.

Começou Assim: Penguin Adventure, a estreia de Hideo Kojima

Também com Policenauts, o designer já era consagrado no Japão, faltando apenas a consagração mundial. E ela veio, em 1998. Com Metal Gear Solid, um dos games mais importantes do primeiro Playstation, e que redefiniu, em muitos fatores, a indústria dos videogames. Renderia, a partir dali, uma série muito importante, com vários games lançados. Enquanto isso, Zone of the Enders também chamava atenção.

Mas, atualmente, após problemas com a Konami, que envolveu até o polêmico Silent Hills, Kojima atualmente se mantém com sua própria produtora, a Kojima Productions, que trouxe Death Stranding, game que dividiu opiniões, mas que criou sua própria legião de fãs, e conta com uma comunidade muito ativa em seu game que propõe, entre outras coisas, a colaboração entre seus jogadores.

Penguin Adventure: A Hideo Kojima adventure

A estreia de Kojima no mundo dos games foi como diretor assistente. Penguin Adventure é um jogo de ação e plataforma que a Konami lançou em 1986. Este game é a continuação de Antartctic Adventure e, como contou com a participação de Kojima, o designer fez questão de encaixar o game como easter egg em produções posteriores.

Por exemplo, em um momento de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Sunny pode ser vista jogando Penguin Adventure em seu PSP, ao ponto de se ouvir a trilha sonora, se o jogador se aproximar com o Metal Gear Mk. II. Lembrando, claro, que o game não foi lançado para o portátil da Sony, não em vias oficiais. Mas pelo bem da propaganda, acabou sendo ele o console escolhido.

Penguin Adventure, inclusive, tem um elemento que Kojima reutilizou em Metal Gear Solid. No game de pinguim, se o jogador encontrasse menos de quatro tesouros escondidos, a princesa Penguinette morreria de coma. Mas se ele encontrasse os quatro tesouros, ela se salvaria comendo uma fruta dourada. No game de 1998, a situação se repete no momento em que Snake é torturado: se ele ceder à tortura, Meryl morre, mas viveria se Snake suportasse a pressão de seus inimigos.

Começou Assim: Penguin Adventure, a estreia de Hideo Kojima

O game expandiu a jogabilidade do game anterior, trazendo mais estágios, e até elementos de RPG, como a compra de itens e minigames, além de lutas contra chefes. Mas manteve a sua essência, que era correr em linha reta, desviando de obstáculos e dentro desse contexto, a exploração dos cenários.

O game, apesar de bem simples, consegue trazer boas ideias, o que já denunciava a visão que Kojima tinha para videogames. Em tempos nos quais os games começavam a evoluir em seus conceitos, permitindo a criação de áreas secretas, múltiplos finais e segredos para serem descobertos, Kojima já influenciaria, mesmo sem ser a mente dominante no projeto, um game que mostraria o que o futuro reservaria, para os games assinados pelo designer.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

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