Clássicos: Super Punch-Out!! (SNES) – diversão e boxe em um só game
A geração 16 bits é muito famosa por seus excelentes games de aventura e plataforma. Mas houve um outro gênero que se desenvolveu muito nas plataformas da quarta geração: os jogos de luta. Dentre diversos títulos de sucesso, o Super Nintendo foi agraciado com Super Punch-Out!!, um clássico que colocava lutadores com cara de desenho animado em divertidas lutas de boxe!
Produzido pela Nintendo e lançado em outubro de 1994, Super Punch-Out!! é o quarto game de uma série que começou nos arcades em 1985. A versão de Super Nintendo colocava o jogador na pele de Little Mac, um jovem lutador que almeja se tornar o campeão da World Video Boxing Association.
Com um estilo diferente da maioria dos jogos de luta da época, Super Punch-Out!! coloca a câmera nas costas do personagem, de modo que o jogador encara o adversário de frente. Little Mac pode executar diferentes tipos de golpes, como jabs, cruzados e ganchos, além de movimentos de esquiva e defesa.
Infelizmente esta preocupação com as regras do boxe era totalmente ignorada por alguns adversários, que podiam dar chutes e até mesmo carregar um cajado para o ringue! Gorduchos, velhotes, príncipes, brucutus mascarados que pareciam saídos das “luchas libres” mexicanas… cada personagem possui um visual específico, e geralmente poucos deles realmente parecem boxeadores.
É impossível não lembrar de figuras como o palhaço gorducho Mad Clown ou o “lenhador” Bear Hugger. O visual cômico dos personagens ganhava força graças às animações do game, que mostravam os lutadores fazendo as mais bizarras caretas sempre que tomavam um golpe.
O sucesso de Super Punch-Out!! permitiu que o game fosse relançado posteriormente para outras plataformas. Em 2005, a Electronic Arts incluiu este clássico como um bônus destravável para a versão GameCube de seu Fight Night Round 2.
Já em 2009, a Nintendo disponibilizou o game original em seu Virtual Console, lançando em seguida uma nova versão do game, intitulada Punch-Out!! Wii, game que traz diversas novidades, mas mantém a melhor parte do game – sua diversão – praticamente intacta.
Este texto foi originalmente publicado na edição 27 da revista Arkade.