Colecionador japonês reuniu todos os 1.244 games de Game Boy em sua coleção
O Game Boy ainda é, até hoje, um dos videogames mais queridos do mundo dos videogames. Por ter ficado doze anos no mercado, em uma época sem smartphones, o portátil da Nintendo caiu nas graças do povo (ainda mais depois de Pokémon) e se tornou em um item desejado.
Mas há quem leva este amor a outro patamar, através do colecionismo. O japonês Shouta, através de seu Twitter, conseguiu reunir em sua coleção pessoal todos os jogos lançados para o Game Boy e Game Boy Color. Em dois anos, ele conseguiu obter todos os 1.244 games.
O Twitter foi um grande aliado nesta busca. Ele postava na rede social a busca por um game específico, e os outros usuários o ajudavam com informações ou links em relação a este jogo. Desde setembro de 2019 até exatos dois anos depois, ele foi conseguindo reunir os games.
Todos os jogos de sua coleção são japoneses. Nos EUA a biblioteca é um pouco menor, com 1.046 jogos lançados.
“Eu sempre gostei do Game Boy e eu tinha alguns jogos que comprei para jogar”, disse o colecionador ao Kotaku. “Com o tempo, acabei decidindo completar todo o ‘set’ de jogos. Se não fosse pelo Twitter, isso levaria cinco anos”, completou Shouta.
Todos os games foram testados e funcionam. Shouta montou estantes para armazenar os games, que somaram um grande valor. O colecionador não consegue afirmar com certeza o quanto gastou na coleção, mas, sabendo que entre todos os títulos há games vendidos a preços muito baixos, e outros mais raros que custam alguma fortuna, é possível imaginar o tanto que foi investido nesta iniciativa.
Sua coleção completa conta com diversos clássicos da plataforma, como a série Super Mario Land, Donkey Kong Land e o ótimo The Legend of Zelda: Link’s Awakening, mas também conta com raridades como Jaguar Sewing Machine Embroidery-Only Software: Mario Family, mais um das diversas tentativas de conectividade da Nintendo dos anos 80 e 90.
O cartucho permitia que o Game Boy fosse conectado a uma máquina de costura, a Jaguar JN-100, para costurar 32 figuras pré-configuradas, com motivos do universo Mario.
“Eu também tenho um desejo de colecionar (jogos de) Game Boy Advance, mas acho que vou começar fazendo as estantes, como fiz para o Game Boy“, conta Shouta. Ele também já possui 600 games de Famicom, já mais do que a metade dos 1.056 games lançados.