Conheça aqui e agora como é um fim de semana de corrida na Fórmula E
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA se destaca com sua programação compacta e repleta de ação, concentrada em um único dia de corrida. Enquanto muitas outras séries automobilísticas se estendem por vários dias em um final de semana, a Fórmula E realiza a maior parte de suas atividades em um dia só de evento, oferecendo aos fãs uma experiência intensa e emocionante.
O dia da corrida começa com sessões de treino matinais, seguidas pela qualificação, onde os pilotos competem em um formato único de eliminação. Se houver duas corridas no mesmo final de semana, como na Arábia Saudita, aí outra sessão de treino será adicionada ao segundo dia da corrida antes da qualificação e da corrida.
Os mais rápidos avançam para uma espécie de “mata-mata”, como no futebol, onde a pole position é decidida em duelos de quartas, semi-final e final.
Primeiro vem o estágio de Grupos, que vê a grade dividida em dois grupos de 11 com base em sua posição no Campeonato Mundial de Pilotos. Aqui eles têm que lutar para definir tempos de volta em uma sessão de 10 minutos, com os quatro mais rápidos de cada grupo progredindo para a fase de Duelos.
Esses oito então se enfrentarão nas quartas de final, competindo um contra o outro frente a frente em um duelo de 250kW. Esta quarta de final dura 15 minutos e vê os quatro mais rápidos promovidos para as semifinais. O mesmo processo é realizado para a semifinal, com os dois pilotos mais rápidos na pista fazendo o caminho para a final.
Com a chegada da corrida, os carros alinham-se para uma largada parada, desencadeando uma disputa emocionante que dura um número determinado de voltas. Durante a corrida, estratégias como o Attack Mode adicionam uma camada extra de emoção, oferecendo aos pilotos a oportunidade de ganhar potência extra ao passar no local da pista dedicado a isso, e usar esta potência conforme sua estratégia.
As corridas possuem um número predeterminado de voltas, mas como a corrida é mais curta do que uma de Fórmula 1, se houver algum acidente na prova que exija uma bandeira amarela, estas voltas em baixa velocidade são compensadas com voltas adicionais, avisadas com antecedência que geram uma prorrogação, para que os pilotos sempre corram pelo máximo de tempo possível.
Cerca de uma hora é dada para a duração da corrida, mas bandeiras vermelhas ou carros de segurança podem influenciar o tempo necessário para terminar uma corrida. Na 9a Temporada, a Fórmula E testemunhou sua corrida mais longa de todos os tempos, com 2hrs13m56.532s depois que o clima louco de Londres criou um final de temporada intenso!
Após a bandeira quadriculada, os pontos são distribuídos de acordo com o desempenho dos pilotos, com os três melhores subindo ao pódio para celebrar suas conquistas. A Fórmula E também segue um sistema de pontos padrão, usado em outras séries sancionadas pela FIA – concedendo pontos aos 10 melhores colocados.
- 1o – 25 pontos
- 2o – 18 pontos
- 3o – 15 pontos
- 4o – 12 pontos
- 5o – 10 pontos
- 6o – 8pts
- 7o – 6 pontos
- 8o – 4 pontos
- 9o – 2 pontos
- 10o – 1o
A combinação única de velocidade, eficiência e entretenimento torna a Fórmula E uma experiência imperdível para os entusiastas do automobilismo em todo o mundo. E aproveite tudo isso para conferir a corrida hoje, que começa às 14 horas, com transmissão da Band e do Canal do Grande Prêmio no Youtube.