Conheça “Barbie Oppenheimer”, professora que tem o nome mais falado do ano
Um dos grandes fenômenos deste ano, a estreia simultânea de Barbie e Oppenheimer nos cinemas levou milhões de espectadores às telonas, de “rosa ou de preto”, para acompanhar o sucesso duplo. No entanto, uma mulher se viu enfrentando algumas dificuldades durante esse período, e tudo por causa de seu nome: Barbara Oppenheimer. Ou “Barbie Oppenheimer”, como a mulher é conhecida, antes mesmo dos filmes.
Barbara é avó de cinco netos e uma professora aposentada da Universidade de Boston e reside em Newton, no estado do Massachusetts, lá nos EUA. E em uma entrevista à Slate, ela contou um pouco sobre como “é ter o nome dos dois grandes sucessos do cinema em 2023”. Ela compartilhou como muitas pessoas não acreditavam nela quando ela dizia seu nome em voz alta.
Na conversa, Barbara relembrou um momento bastante específico durante suas recentes férias. “Quando fiz o check-in no hotel, eu disse: ‘Barbie Oppenheimer!’ O homem respondeu: ‘Você está me provocando?'”, contou.
Barbara Oppenheimer então explicou como “tinha amigos da faculdade ao redor do mundo me mandando mensagens de texto naquele final de semana em que [os filmes] foram lançados, com toda aquela conversa, você sabe… ‘a bomba e a granada.'” Ela também discutiu a confusão que seu nome gerou.
“É muito engraçado! Foi brilhante eles terem lançado [os filmes] juntos. Isso realmente trouxe as pessoas de volta aos cinemas“, comentou.
O sobrenome Oppenheimer é o mesmo de J. Robert Oppenheimer, o famoso físico que liderou o projeto da bomba atômica dos EUA, e que rendeu o filme com o seu sobrenome. Barbara é casada com um parente distante de Oppenheimer, e o adotou de seu marido. Apesar do sobrenome, o parentesco é distante.
O pai do marido de Barbara Oppenheimer é primo de terceiro grau do pai da bomba atômica. Ela já viu o filme Oppenheimer, ainda “no fim de semana de estreia” porque “realmente queria ver como trataram a história dele.” Segundo o casal, o diretor Christopher Nolan fez “um bom trabalho” ao homenagear o físico.
Já o nome “Barbie” não tem ligação nenhuma com a boneca. E é certo de que seus pais, ao batizarem ela em seu nascimento, jamais imaginariam que o seu nome seria, anos depois, tão falado por serem dois lançamentos tão distintos entre si, mas de tanto sucesso.
Mas ela também viu o filme da Barbie, que assistiu duas semanas após Oppenheimer. Barbara mencionou como ela e seu marido “deram boas risadas” durante a exibição do filme. No entanto, ela não conseguiu escolher qual dos dois filmes gostou mais, mas expressou sua felicidade por ter assistido ambos.
“Na próxima semana, vou assistir Barbie e Oppenheimer no mesmo dia com um grupo de mulheres, todas vestindo rosa. Vou usar minha camiseta do ‘Barbenheimer'”, concluiu.