Conheça o LoFi Console, videogame de R$ 100 com foco na inclusão através dos games
Desde sempre, o videogame é caro e inacessível no Brasil. Seja pelos valores, impostos, economia do nosso país ou posicionamento de marca por parte das marcas, mais do que nunca, jogar videogame em nosso país, especialmente com os consoles atuais e seus jogos, é um hobby disponível para uma porcentagem muito baixa da nossa população.
Mas boas ideias seguem existindo, com a equipe por trás do LoFi Console apresentando um projeto que busca levar o mundo dos games para todos, de uma forma bem interessante: com um console barato, 100% nacional e que você mesmo pode construir.
Totalmente pensado no baixo custo, o console conta com recursos que o fazem capaz de rodar games até os de Neo Geo. Entretanto, os jogos não são simples emulações, e sim jogos feitos pelos próprios desenvolvedores.
Pois desta forma, além de poder montar o próprio console, ainda é possível encontrar jogos exclusivos para ele, com a ideia de introduzir o videogame em projetos e escolas, que possam levar não só o console, mas também a oportunidade de montar e desenvolver games para eles, para as crianças mais pobres do país.
Segundo o próprio projeto, o LoFi Console não é um videogame feito para quem já tem ou pode consumir os games e consoles atuais, como o Switch, Xbox ou PS5. Mas toda a sua construção é feita pensada na diversão para as camadas mais pobres do nosso país. Sua saída de vídeo, por exemplo, é um VGA, pois garante que o console funcione até em monitores antigos, de tubo, que pode ser encontrado em qualquer lugar que venda usados, ou esteja encostado na casa de um potencial doador.
Seu controle segue o estilo do Super Nintendo, cuja tecnologia já está em domínio público, e que conta com controles baratos, encontrados em qualquer loja da periferia. E a oferta de jogos, baseado no desenvolvimento dos próprios jogadores, ainda estimula o ensino e desenvolvimento da criação de jogos, permitindo que escolas, ONGs e projetos sociais possam trabalhar com o desenvolvimento de games como forma de inclusão.
O console custa cerca de R$ 100 e é montado pelo próprio dono do console. Conversando com os responsáveis, não há previsão de venda comercial dele, com os seus responsáveis preferindo trabalhar com escolas e ONGs, buscando parcerias para entregar gratuitamente o console para as crianças carentes. Mas, para saber mais sobre o projeto e acompanhar o seu progresso, basta visitar o Instagram do LoFi Console.
O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord