Conheça o Ruffle, um emulador criado para preservar games em flash
Lembra lá no início dos anos 2000, quando internet banda larga ainda era coisa pra poucos, a maioria vivia a Idade da Pedra das conexões discadas, e quando você não tinha o que fazer podia jogar uma biblioteca infinita de jogos em flash? Já faz 84 anos.
Como você deve saber, os dias do Adobe Flash já estão contados há um bom tempo e o formato deixará de existir no final de 2020. Seu fim se iniciou há vários anos atrás com o surgimento da tecnologia HTML5, que tornou o Flash obsoleto. E com isso, algo inevitável ganhou data para acontecer: Todo conteúdo em Flash na internet deixará de funcionar com seu término.
Isso incluem animações, websites e é claro todos os jogos em flash existentes. E pensando na preservação de todo esse conteúdo que será perdido, mais especificamente os jogos, um desenvolvedor está criando um emulador com o intuito de preservar toda essa imensa biblioteca de jogos em Flash, o emulador Ruffle.
O Ruffle está sendo criado por apenas uma pessoa, pelo programador Mike Welsh. O emulador será integrado no maior site de jogos em Flash do mundo, o Newgrounds, para manter todo o seu conteúdo ativo quando o Flash for desativado.
E não apenas isso, uma versão do emulador via extensão de navegador está sendo produzida para que qualquer pessoa possa usá-la. Funcionará assim, a extensão identificará conteúdos em Flash nos sites que o usuário acessar. Se encontrar algo, a extensão substituirá o código incorporado em Flash pelo próprio código do Ruffle, fazendo o conteúdo voltar a funcionar! Além disso, o emulador está sendo construído para reconhecer comandos de toque, para que seja funcional em smartphones.
Você tem algum jogo em Flash que guarda com carinho na memória? E que gostaria de poder jogar novamente? Eu pessoalmente fico feliz por poder continuar a jogar o clássico The Room Tribute! Se quiser acompanhar o projeto do emulador ou até testá-lo, acesse seu site oficial.
(Via: PC Gamer)