Ir para o conteúdo

Criador de God of War criticou a diretora de God of War Laufey, Cory Barlog, mas depois pediu para não transformar suas críticas em assédio

David Jaffe criticou God of War: Laufey e Ariel Lawrence, mas pediu que suas falas não sejam usadas para atacar a diretora.

Junior Candido
Criador de God of War criticou a diretora de God of Ear Laufey, Cory Barlog, mas depois pediu para não transformar suas críticas em assédio

David Jaffe criticou em live a diretora de God of War Laufey, Ariel Lawrence, chamou o jogo de “estúpido” e questionou Cory Barlog por ter aprovado o projeto. Horas depois, o próprio criador do primeiro God of War foi ao X pedir para a internet parar de usar o que ele falou como desculpa para assédio.

Numa stream recente, reagindo a imagens novas do jogo, Jaffe reabriu uma briga velha de estúdio. Disse que ele e Lawrence nunca se deram bem no Santa Monica Studio, nos tempos do primeiro jogo da série. Ela teria começado como produtora assistente e, na versão dele, ela o via como alguém chato; ele a via como pretensiosa. Faltava “paixão pelo jogo”, segundo Jaffe, mas sobrava o foco em carreira corporativa. “Não colocava o público em primeiro lugar”, afirmou. Também a descreveu, no tom bruto que ele usa quando está no ar, como alguém “judgy” — daquelas que julgam demais — e difícil de lidar no dia a dia.

O recado não parou nela. Jaffe ainda cobrou Barlog, hoje Head of Creative do estúdio, por ter deixado God of War Laufey seguir em frente. Queria saber por que o colega não sentou com Lawrence e disse que o jogo ainda não estava pronto. E classificou o game, sem rodeio, de “estúpido”.

O corte vazou. E em poucas horas virou munição, por parte de quem adora este tipo de conteúdo, ou para farmar audiência em cima de tretas, ou para quem gosta de simplesmente atacar as pessoas. Parte da comunidade pegou a fala do criador e foi direto para o ataque pessoal contra a diretora. Algo “comum”, pois desde o anúncio de junho de 2026, God of War Laufey já carregava uma campanha de ódio por um motivo bem específico: quem está na ação não é Kratos. É Laufey, a Faye, mulher do espartano e mãe de Atreus, numa jornada no além dos deuses depois da morte que abre o God of War de 2018. O jogo sai em 16 de fevereiro de 2027, exclusivo de PlayStation 5.

Publicidade

Jaffe viu o tamanho do estrago e tentou frear. No X, em seguida, escreveu que, no plano pessoal, não gosta da Ariel e que ela provavelmente também não gosta dele. Ele entende que eles são como água e azeite, com personalidades diferentes. Mas ele admite que ela, muito provavelmente, era mais querida pela equipe do que ele. “Se você ainda não percebeu, eu posso ser, como minha ex-mulher diz, ‘a lot’”, escreveu — uma gíria que representa aquele tipo de pessoa que ocupa o espaço inteiro da sala.

E, críticas a parte, usar a experiência dele com Lawrence como rampa para ataque pessoal, disse Jaffe, é baixo e desprezível. Ela é uma pessoa de verdade, com vida, sentimentos e gente que gosta dela. Tratar isso como “esporte”, na visão dele, é cruel. E fechou no estilo Jaffe: já olhou no espelho? Ele olhou no dele, e o bigode assusta.

Siga o Arkade no Instagram @revistaarkade Seguir

O próprio Jaffe, aliás, já tinha detonado o trailer de junho. Achou o visual sem graça, comparou com Forspoken, disse que sem o nome God of War ninguém estaria falando daquilo e que a série tinha perdido sangue, personagem e identidade depois de 2018. Na época, ele mesmo quis ser claro para dizer que a crítica não tinha nada a ver com “guerra cultural”: para ele, é zero problema com mulher no centro da tela ou ter uma mulher na direção. O problema, para ele, era o que estava na tela. Agora ele repetiu a ressalva e manteve sua postura crítica, embora não queira que isso signifique ataques pessoais a pessoas envolvidas com o game.

Cory Barlog segue como Head of Creative do novo game, desenhando a visão longa da franquia, Ariel Lawrence segue dirigindo God of War Laufey e a Santa Monica já disse que ainda vai contar histórias de Kratos. Faye, neste jogo, não substitui o espartano para sempre; entra como uma espécie de spin-off que o estúdio quer explorar.

Aproveite que está aqui e siga o Arkade no:

O Anbernic RG DS é o Nintendo DS de ontem, mas com suporte a muitos mais jogos e recursos de games de hoje. Garanta já o seu no AliExpress!

Publicidade

Se prepare para o remake de Zelda Ocarina of Time garantindo já o seu Nintendo Switch 2, com frete Prime garantido na Amazon!

Ganhamos uma pequena comissão nos links compartilhados em nossos posts. Você não gastará nada mais com isso e ainda apoiará o jornalismo independente de   games e cultura.

Próxima matéria Star Fox recebe atualização 1.1.0 no Nintendo Switch 2 com Battle Mode, avatares e dificuldade Fácil Nintendo Star Fox ganha atualização 1.2.0 no Switch 2: Battle Mode com três fases novas e split-screen para quatro jogadores Star Fox recebe a atualização 1.2.0 no Nintendo Switch 2, com Battle Mode para quatro jogadores, três fases novas e correções.

God of War: Laufey

Ficha do jogo
Plataformas
PlayStation
Lançamento
16 de fevereiro de 2027
Desenvolvedora
SCE Studios Santa Monica
Publicadora
Sony Interactive Entertainment
Gênero
Ação-aventura e hack and slash
Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Você pode me seguir em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido E para contatos, envie sua mensagem para o e-mail [email protected]

Mais matérias de Junior Candido

Buscar no Arkade