Curta o som deste teclado-guitarra feito com Game Boy e Arduino
Os teclados-guitarra, ou keytars, foram extremamente populares durante os anos 80. Hoje, apesar de serem mais relacionados com a década que se passou, ainda existem, e são escolha de alguns músicos. Que, com a “mágica” do Arduino, podem transformar de maneira bem diferente o conceito.
O blog oficial do Arduino apresentou uma keytar bem curiosa. Usando braços de guitarras do Guitar Hero, mais uma keytar de Rock Band e o Arduino, o que é tocado nele vai, em forma de dados, para um Raspberry Pi que, executando o PD Extended, enviam comandos para um par de Game Boys que, dentro do instrumento, produzem sons em 8 bits.
A saída de áudio ainda pode ser modificada, através de um sensor Leap Motion, embutido no instrumento.
Veja abaixo o keytar de Game Boy em ação:
Confira a “receita do bolo”
– caixa impressa em 3D
Foi personalizado e modelado um invólucro para o instrumento, para garantir que ele seja ergonômico, seja fácil de manusear junto com todos os componentes e também pareça firme.
– Dois braços de Guitar Hero
Os braços, arrancados de alguns controles antigos do Guitar Hero, foram totalmente reprogramados para, assim, reproduzir os botões pressionados.
– Arduino Mega
Toda a fiação do braço do Guitar Hero alimentou o Mega, que então registrou o botão pressionado e emitiu sinais MIDI apropriados via USB no Raspberry Pi.
– Rock Band keytar
Foi desmontado um teclado do game, para fazer parte do instrumento.
– Raspberry Pi
Aproveitando todo o MIDI, e executando o PD Extended, isso foi feito para gerenciar e mapear novamente todos os botões. Isso, então, é enviado para uma caixa MIDI.
– Arduino Boy
Para alimentar os sinais MIDI da caixa para o Game Boy.
– Game Boy
O coração do projeto. Com o MIDI alimentado por uma infinidade de fontes, o Game Boy, rodando mGB, faz a sintetização dos sinais em som, saída através de um conector padrão de 3,5 mm.
– Leap Motion
O Leap Motion foi usado para mais modulação de som.