DC Universe Online (PC, PS3) Review: Lute com os heróis e vilões da DC
Massive Multiplayer Online Games, os MMOGs, são cada vez mais comuns devido ao sucesso de World of Warcraft. No entanto, a não-utilização de personagens conhecidos pode assustar alguns jogadores e é aí que entra DC Universe Online, MMO de ação e role-playing que traz os heróis e vilões mais famosos da editora como Batman, Superman, Coringa e Lex Luthor.
O jogo começa no futuro, onde heróis e vilões estão em uma batalha final nas ruínas de Metrópolis. A batalha termina com diversas mortes e apenas um sobrevivente, Luthor, que foge dos exércitos de Brainiac – que quer dominar a Terra – e volta no tempo. No presente, ele se encontra com a Liga da Justiça e revela um plano para evitar que Brainiac consiga dominar o planeta. Luthor soltou exobytes, pequenos pedaços de DNA dos heróis e vilões do futuro, pela Terra, de modo a criar novos heróis para que o planeta resista à investida de Brainiac.
O jogador então entra na pele de um destes novos personagens. As opções de criação de personagem são um pouco limitadas, mas nada que não possa ser arrumado no decorrer do jogo com a liberação de novos itens, armas e poderes. Após criar seu novo herói/vilão, você escolhe um mentor, tais como a Mulher Maravilha para os mocinhos ou o Coringa para os bandidos.
Terminada a criação do personagem, você passa por um bom tutorial explicando como funciona o jogo. Na prática, é um jogo de ação como qualquer outro: apertar um botão significa que você usa uma magia ou sua arma. Super-poderes são limitados por uma barra de força (similar a uma barra de mana dos MMORPGs), enquanto que os ataques com armas podem ser combinados e utilizados como bem entender. Tal objetividade e simplicidade são bem-vindas, mas fazem com que DCUO sofra do mesmo problema que outros jogos de ação – ele se torna repetitivo em pouco tempo.
Um dos jeitos que DCUO escapa dessa monotonia é a implementação de “iconic powers”, ataques que são baseados em poderes e armas famosos dos heróis, como o Batarangue de Batman. Você pode equipar até seis destes ataques de uma só vez, podendo dividi-los em dois tipos diferentes, o que lhe garante dois conjuntos de habilidades e dois papéis diferentes, como por exemplo alternar entre curar seus companheiros e dar dano. Desta forma, você pode ajudar seu grupo de mais de um jeito.
Novos combos, habilidades diferentes, controles fluidos e fáceis de entender… O sistema de combate de DC Universe Online é bastante interessante, mas traz um defeito notável que é o sistema de alvo. Não é possível definir o alvo que você está atacando – o jogo trava a mira no inimigo mais próximo e pronto. Dessa forma, é fácil escolher um inimigo errado e se ver preso no meio de raios e tiros que não deveriam estar vindo em sua direção.
Outro detalhe que pode ser visto como um problema para alguns jogadores é o level cap, que é de 30 levels. Jogando casualmente, é possível alcançar este nível em apenas uma semana, o que faz com que o jogo “acabe” muito rápido. O lado bom dessa evolução rápida é que você nunca vai encontrar saltos de level, onde você tem que ficar matando tempo até alcançar o level necessário para tal missão – missões estas que nunca param de chegar. Além disso, é nas partes finais que o PvP e as instâncias ganham destaque, sendo muito mais difíceis e desafiadores do que no começo do jogo.
O PvP, por sinal, é bastante interessante, levando o jogador para locais famosos das HQs como a Batcaverna e Blüdhaven. Essas arenas são mais balanceadas que as de Champions Online, por exemplo, e ainda premiam o jogador com novos itens. Ao atingir o final do jogo, ainda são liberados dungeons maiores e de duas pessoas (esses chamados Duos) e instâncias de quatro jogadores.
A parte técnica do jogo, ao contrário do gameplay, é bastante consistente e muito boa. Os gráficos são muito bem feitos e as cutscenes, todas feitas como se fossem histórias em quadrinhos, são perfeitas. As dublagens, então, merecem um destaque especial, principalmente as dos mentores. Mark Hamill, mais uma vez interpretando o Coringa, mostra porque ele é o dublador preferido dos fãs do vilão. Não bastasse isso, todos os personagens são dublados – uma raridade nos MMOs de hoje em dia.
Independente da versão que você escolha, PC ou PS3, ambas contam com alguns erros de acabamento, como load-times grandes e quedas de frame-rate. Mesmo assim, DC Universe Online é um MMO estável desde já, divertido e bonito, mas que precisa trabalhar ainda para prender a atenção dos jogadores por mais tempo do que um ou dois meses.