Diretor de 18 Wheeler da SEGA tirou carteira de motorista apenas para produzir o game
Keiichi Matsunami, com mais de duas décadas de experiência na Sega, acumula créditos em diversos títulos da Hatsune Miku. E por gostar de compartilhar suas ideias nas redes sociais, ele compartilhou curiosidades, conforme observado pelo Time Extension, sobre sua primeira missão na empresa: o desenvolvimento de 18 Wheeler: American Pro Trucker.
O profissional atribui a concepção e direção geral do jogo ao seu mentor, Kazuhiro Goji, enquanto ele próprio assumia a direção do game. Matsunami revelou ter realizado uma viagem pela lendária Rota 66 na América do Norte como parte da pesquisa para o jogo, seguindo os passos de Yu Suzuki durante o desenvolvimento de Out Run nos anos 80. “Dirigimos de Nova York a Key West por cerca de 5 dias consecutivos, filmando o cenário com uma câmera de vídeo”, relata ele.
Ao abordar detalhes curiosos, Matsunami menciona a criação das vozes dos caminhoneiros rivais, inicialmente incluindo expressões mais fortes como “Stupid Jerk!”. Contudo, após observações de que seria considerado vulgar, optou por uma abordagem mais suave. Ele descreve o jogo como uma experiência de direção frenética, envolvendo a destruição de carros da polícia e edifícios.
Em um tom mais descontraído, Matsunami compartilhou uma história divertida: antes de ingressar no projeto, ele não possuía carteira de motorista. Sentindo-se desconfortável em liderar um jogo de direção sem tal credencial, ele decidiu obtê-la especificamente para a produção de 18 Wheeler. Surpreendentemente, até o programador de trailers teve que tirar uma licença de reboque para o jogo.
Lançado originalmente no sistema arcade Naomi da Sega em 2000, 18 Wheeler foi posteriormente portado para o Sega Dreamcast, PlayStation 2 e GameCube. Matsunami também dirigiu a sequência, The King of Route 66, lançada em 2002.