Divórcio consolidado: EA remove todos os jogos FIFA das lojas digitais
Assim, sem mais nem menos, a EA Sports, enquanto lançava oficialmente (fazendo aquele o barulho de sempre) o seu primeiro jogo de futebol depois do fim da parceria com a entidade máxima do futebol, o malemolente EA Sports FC 24, retirou os games da linha FIFA, desde o 14 até o mais recente 23, das lojas virtuais de todas as plataformas ainda disponíveis, como Playstation, XBox, PC (tanto da STEAM quanto da Epic Store) e Nintendo.
Ainda que os jogos funcionem normalmente nos mais diversos modos até a data de publicação deste artigo, sobretudo o FIFA 23 que continua, obviamente, com uma base muito maior de jogadores inclusive do FUT do que o ainda jovem EA Sports FC 24, eles já não podem mais ser comprados via meios digitais, restando aos consumidores que ainda quiserem uma cópia buscar pelas versões físicas nas lojas de varejo e no comércio de usados. Além disso, os dois últimos – 22 e 23 – estão disponíveis, por enquanto, via EA Play.
Sem um anúncio oficial ou qualquer declaração da própria EA, não é possível confirmar que esta retirada é definitiva ou se é simplesmente uma ação temporária, mas podemos especular que o fim do contrato com a marca significa também uma verdadeira ruptura, ou seja, que não há qualquer intenção da gigante de games continuar repassando ao antigo parceiro parte dos lucros das vendas. Talvez esta ação drástica seja parte formal do fim do acordo de licenciamento e não só uma escolha mercadológica.
Além disso, sem estarem a venda, os pagamentos de direitos para todos os envolvidos, desde jogadores até artistas presentes na trilha sonora, também estancam. É aquele divórcio com separação total de bens e sem guarda compartilhada, com cada um seguindo seu rumo.
Considerando que as atualizações regulares de escalações e outros elementos estéticos já haviam cessado há alguns meses, sinalizando que toda a dedicação da EA estava voltada a estabelecer uma nova marca independente, é de se concluir que o suporte aos jogos anteriores deverá também minguar até matá-los por inanição. Mais do que nunca, o interesse é que o público migre de vez e abandone o passado para trás.
Ainda assim, já que ninguém é bobo nem rasga dinheiro, ainda é possível, via pesquisa, comprar os famigerados FIFA Points nas lojas digitais também das últimas duas edições lançadas, a 22 e a 23, como por exemplo na PSN, como mostra a imagem abaixo em uma busca simples. Esses pontos são basicamente a moeda in-game para utilizar no FUT (FIFA Ultimate Team) para compra de cards, uniformes e outras perfumarias. Se o jogo não será mais vendido, as microtransações, até o presente momento, permanecem firmes e fortes, retroalimentando os mais dedicados a gastar dinheirinho real para melhorar seus esquadrões digitais.
Não há, portanto, qualquer notícia sobre o desligamento dos aparelhos dos servidores on-line ainda ativos dos jogos da linha FIFA, algo que não deve acontecer tão cedo para evitar a fúria daqueles que não tem a intenção de fazer a transição tão já. Afinal de contas, jogos anuais costumam ser muito caros no lançamento em relação ao que entregam de novidade, e muita gente espera por uma queda de preço ou uma boa promoção para fazer a passagem.
Por outro lado, o EA Sports FC 24 foi lançado oficialmente no dia 28 de setembro de 2023 para Playstation 5, XBox Series S|X, Playstation 4, XBox One, PC e Nintendo Switch, com localização total e completa em textos e áudio para o nosso português brasileiro. Confira a nossa análise completa do jogo aqui.