Apresentado na QuakeCon, novo Doom será um reboot da franquia
Anunciado com um teaser sinistro durante a E3 deste ano, o novo Doom teve sua jogabilidade e uma série de detalhes revelados durante a abertura da QuakeCon 2014.
Sem um novo trailer ou vídeo de gameplay liberado ao grande público, a primeira apresentação do novo Doom (que agora sabemos que não vai se chamar Doom 4, e sim apenas Doom) foi mostrada exclusivamente para a galera que teve a chance de participar do primeiro dia da QuakeCon deste ano.
Para nossa sorte, porém, esse pessoal que foi ao evento compartilhou, via Twitter e diversos sites de notícias, suas primeiras impressões sobre o jogo. Vamos a elas!
História
Tudo indica que o novo Doom vai fugir da linha do tempo dos três títulos anteriores. Ainda assim, ele será fiel ao estilão inconfundível do clássico: o game vai se passar em Marte, em uma instalação de pesquisas da UAC – a megacorporação cujas experiências sempre acabam trazendo criaturas infernais para o nosso mundo.
O lugar será cheio de corredores sombrios, paredes ensanguentadas e, claro, hordas e hordas de demônios ciborgues sanguinários – com a volta de velhos conhecidos como Hell Knights e Cyberdemons. Clichê? Pode até ser, mas sem isso dúvida remete ao que a franquia faz de melhor.
Jogabilidade
Doom vai contar com a mesma jogabilidade frenética que sempre fez parte da série, mas com ainda mais recursos. Os participantes da demonstração falaram em pulos duplos, jetpacks e até finalizações dignas de Mortal Kombat, com o jogador podendo chutar e arrancar pedaços dos inimigos quando eles estão com a vida baixa.
O game também terá armas tradicionais dos títulos anteriores, como a boa e velha escopeta de cano duplo. Continuando o arsenal, não poderiam faltar aquelas armas insanas “gigantes” que a franquia sempre teve, cheias de engrenagens e apetrechos. Embora não tenham sido mostradas ainda, dá para apostar que os fãs também terão o prazer de encontrar a clássica serra elétrica e a BFG (Big Fucking Gun) em algum momento climático do game.
Nova geração
Como esperávamos, foi confirmado que Doom estará disponível tanto para PC quanto para videogames da nova geração (Playstation 4 e Xbox One). O game rodará no novo id Engine 6, uma versão mais nova (e bastante melhorada, capaz de rodar a 60 quadros por segundo em resolução 1080p mesmo nos consoles) do motor de jogo da id Software.
Ainda sem data de lançamento confirmada, vale lembrarmos que a id é, há um bom tempo, propriedade da Bethesda, que é responsável pela publicação do game. Curiosamente, o criador de Quake e um dos precursores do gênero shooter, John Carmack, deixou a produtora para se juntar à equipe do Oculus Rift, e de quebra acabou se envolvendo em uma treta judicial feia com a Bethesda, que o acusa de ter roubado ou de alguma forma revelado tecnologias da empresa.
O próprio novo Doom passou por um verdadeiro inferno durante seu desenvolvimento, com sua produção sofrendo com atrasos e cancelamentos que vinham se arrastando há quase dez anos. Para nossa sorte, como fãs, finalmente a espera pela sequência está acabando.