E3 2014: Por que não teremos personagens femininas jogáveis em Assassin’s Creed Unity?
Não é de hoje que os fãs de Assassin’s Creed sonham em controlar uma assassina mulher (não, a gente não esqueceu da Aveline). Infelizmente, ainda não será desta vez: segundo a Ubisoft, daria muito trabalho produzir uma assassina mulher para o promissor modo cooperativo de Assassin’s Creed Unity.
Em entrevista ao site Polygon, o diretor criativo do game, Alex Amancio, afirmou que uma assassina foi considerada para o modo cooperativo do novo game, mas acabou descartada por conta do prazo apertado de produção.
“Isso duplica as animações, duplica as vozes, é o dobro de tudo, sem contar toda a parte visual, especialmente poque temos assassinos customizáveis. Seria realmente um monte de trabalho extra de produção”.
Amancio completa: “Como não podemos cortar nosso protagonista [que é homem], a única opção lógica, a única opção que tínhamos, era cortar a personagem feminina”.
O level designer do game, Bruno St. Andre, afirmou recentemente que, para a criação de uma personagem feminina, seria necessário criar mais de 8 mil animações (entre golpes, gestos, corridas, saltos e tudo mais) em um novo esqueleto, usando uma atriz bem atlética para fazer a captura de movimento. O problema é que não há tempo para tudo isso.Embora tenham fundamento, as afirmações dos desenvolvedores acabam indo de encontro à uma das principais críticas que a série vem sofrendo nos últimos anos: a repetitividade, a falta de inovação (em termos de gameplay, não de história). A necessidade de lançar um jogo por ano acaba minando o trabalho de produção, que precisa ser otimizado (leia-se resumido) para que a equipe cumpra o prazo estabelecido.
Quem acompanha a série desde o início sabe que a reciclagem de animações, movimentos e trejeitos de personagens e NPCs é algo corriqueiro na série. Vez ou outra pinta alguma novidade, mas “o grosso” das mecânicas de jogo continua o mesmo há um bom tempo.
[UPDATE] Criticada por essa suposta “falta de tempo em inovar” sua maior franquia, a Ubisoft enviou um comunicado sobre a polêmica falta de uma personagem feminina em Unity: “Assassin’s Creed Unity é focado na história do protagonista, Arno. Seja jogando sozinho ou no cooperativo, você sempre estará no controle de Arno, acompanhando sua história e evoluindo suas armas e habilidades. Isso fará você se sentir único.No que diz respeito aos Assassinos jogáveis, já tivemos Aveline, Connor, Adewale e Altair, personagens extremamente distintos etnicamente, e vamos continuar nos esforçando para entregar grandes personagens. Estamos ansiosos para que você conheça as fortes presenças femininas que ajudarão Arno em Assassin’s Creed Unity“.
Analisando por uma perspectiva otimista, pelo menos a Ubisoft está prezando pela qualidade narrativa da série. Afinal, “pegar um atalho” e simplesmente fazer uma skin feminina para o personagem masculino seria fácil, mas poderia acabar deixando tudo bem tosco e superficial.
Bom, mas o fato é que Assassin’s Creed Unity já tem até data de lançamento marcada: 28 de outubro, com versões para PC, Playstation 4 e Xbox One. Com um modo cooperativo promissor, mas sem mulheres assassinas…. quem sabe no ano que vem?
E você, gostaria de poder controlar uma personagem feminina em Assassin’s Creed? O que achou da postura da Ubisoft em relação ao caso?
(Via: Polygon)