Epic está perdendo milhões de dólares em sua guerra contra a Steam. Mas seu CEO se alegra com isso.

12 de abril de 2021
Epic está perdendo milhões de dólares em sua guerra contra a Steam. Mas seu CEO se alegra com isso.

A guerra entre a Epic Games e a Valve pelo “monopólio” do mercado de games digitais nos PCs já se estende por um bom tempo. A estratégia da Epic de investir muito dinheiro para literalmente tirar games da Steam deu muito o que falar, mas agora nós finalmente podemos ver os números dessa estratégia.

Se você não lembra direito dessa briga, aqui vai um breve resumo: No final de 2018, a Epic Games, empresa por trás da Unreal Engine, Fortnite e muitos outros produtos, lançou sua própria loja digital nos PCs com o objetivo público de bater de frente com a toda-poderosa Steam.

E como competir com a loja e o ecossistema criado pela empresa de Gabe Newell? Angariando exclusivos para si. A Epic conseguiu, por meio de muitos investimentos, trazer incontáveis lançamentos exclusivos para sua loja, desde títulos independentes até games AAA de grandes produtoras. O segredo para isso foi uma garantia monetária dada a todos esses estúdios.

Se um estúdio lançasse seu game novo na Epic Store, independente dos valores de venda, a Epic pagaria um valor X combinado em contrato. Assim, vendendo bem ou não, esses estúdios tinham a garantia de retorno financeiro por publicarem seu games na loja. Essa estratégia beneficiou muitos estúdios e desenvolvedores pequenos, mas gerou uma enorme polêmica sobre ética, pela Epic estar restringindo o “mercado” de games de PC e por fazer games já anunciados na Steam indo contra a expectativa dos jogadores e abandonando a loja (com exclusividades temporárias de 1 ano, na maioria dos casos).

Pois bem, toda essa estratégia inegavelmente ajudou a Epic Store a se estabelecer nesse meio, mas causou um prejuízo de 330 milhões de dólares para os cofres da Epic. Esse número partiu da Apple, como parte de sua longa briga com a Epic pela publicação de Fortnite nas plataformas iOS.

A conta é a seguinte, a Epic já pagou 444 milhões de dólares para angariar exclusivos para sua loja. E nesse número estão inclusos todos os games distribuídos gratuitamente na loja, com um game novo por semana. Ano passado, a Epic teve uma receita de 700 milhões de dólares, tudo isso em dinheiro que os jogadores gastaram na loja. Mas desse enorme valor, somente 265 milhões são de games third-party que a a Epic pagou pela exclusividade.

Ou seja, em 2020 a Epic teve um prejuízo de 179 milhões de dólares com sua estratégia de exclusivos. E, colocando os números de 2019, o valor sobe para 330 milhões. A Apple ainda foi além e fez uma projeção para o futuro, falando que a Epic perderá 600 milhões até o fim deste ano, com essa estratégia, com a loja deixando de ser lucrativa por volta de 2027.

Mas para Tim Sweeney, CEO da Epic, isso não é problema. Segundo ele, os valores estão sim corretos, mas eles são apenas uma parte do plano. Segundo ele, essa estratégia está dando muito certo para consolidar a loja e conquistar a confiança dos gamers. E segundo a Epic, a loja se tornará totalmente lucrativa a partir de 2023, sem mais prejuízos.

No fim, quem vai estar certo sobre o futuro, nós ainda não sabemos. Porém, é fato que os games gratuitos da Epic Store são um imenso atrativo para qualquer jogador, com muitos games sendo disponibilizados de graça, incluindo games AAA, como GTA V. E os pagamentos garantidos são uma enorme ajuda para desenvolvedores.

Enquanto isso, a Epic segue em sua briga com a Steam pela preferência dos jogadores. E briga com a Apple e Google para publicar Fortnite para iOS e Android. Com uma briga judicial por permitir que jogadores comprassem V-Bucks diretamente pelo mercado da Epic, deixando a Apple e Google de fora dessas transações.

(Via: Kotaku)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

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