Especial Arkade Melhores Jogos do Ano: Hearthstone
Hearthstone é um game que, mesmo em fase beta, já trouxe vida nova aos Trading Card Games digitais e conquistou seu espaço na nossa lista de melhores do ano. Veja como a novidade da Blizzard conseguiu essa façanha!
Até então, o mundo das TCG (trading card games, ou jogos de cartas trocáveis numa tradução literal) era dominado por Magic: The Gathering. Alguns jogos vinham tentando competir, mas sem muito sucesso e sempre seguindo a estrutura criada pelo Magic. Mas o que nenhum PC gamer esperava, aconteceu! A Blizzard – criadora de Diablo, Starcraft e World of Warcraft – entrou nesse mundo e lançou seu primeiro TCG digital: Hearthstone.
Não tem história (pelo menos por enquanto) mas isso é superado já que todos os personagens da série Warcraft estão ali, o que faz com que os jogadores mais antigos já tenham um carisma maior por determinados heróis. Aqui você pode escolher entre 9 heróis: Garrosh, Thrall, Valeera, Uther, Rexxar, Malfurion, Gul’dan, Jaina ou Anduin.
Cada um deles possui uma habilidade especial específica de sua classe que pode ajudar durante os combates. Ela utiliza mana, mas não funciona como uma carta visto que você tem essa habilidade desde o começo do jogo e pode utilizar a qualquer momento, quantas vezes quiser.
A mecânica do jogo lembra a de Magic, pois as cartas necessitam de mana para serem baixadas e cada criatura possui um valor de ataque e de defesa. Alguns poucos detalhes fazem toda a diferença neste jogo! Uma delas é que a defesa – que também é a vida – de cada criatura, não volta ao padrão ao final do turno. Ou seja, caso uma criatura tenha 5 de defesa e leve 3 pontos de dano, ela vai se manter com 2 de defesa dali para a frente. Isso faz com que a rotatividade de cartas na mesa seja alta e faça com que as partidas sejam mais dinâmicas quando comparadas às partidas de Magic e outros jogos do mesmo estilo.
Além disso, a Blizzard conseguiu como ninguém colocar pequenos detalhes no restante do jogo para manter os jogadores interessados e aumentar o chamado “fator replay” que é quando o jogador volta para o jogo. Ela inseriu a arena para partidas PvP e missões diárias!
Para quem já estava enjoado de Magic e outros jogos que seguem a mesma mecânica, esta é uma opção perfeita pois se torna um jogo extremamente casual, garantindo a diversão mesmo que você só escolha fazer as missões diárias (como eu faço) e com todo o carisma dos principais personagens de Warcraft! Mesmo em fase beta de testes, é um game que merece estar na nossa lista de melhores jogos que pintaram este ano.