Especial Arkade Melhores Jogos do Ano: Her Story
Entre vários games que se destacaram e que foram selecionados por nossa equipe, eis aqui um que é bem diferente do convencional: Her Story é praticamente um filme de investigação interativo que vai te surpreender.
Premiado nas categorias de melhor narrativa e melhor interpretação no The Game Awards deste ano, Her Story é um jogo do criador de Silent Hill: Shattered Memories, Sam Barlow, com a sensacional (e as vezes assustadora) atuação de Viva Seifert. O game lembra aqueles games FMVs (Full Motion Video) mais antigos (como Phantasmagoria e o jogo do Arquivo X).
Imagine: você inicia o game na frente de um computador em uma delegacia de polícia. Acessando uma máquina antiga, defasada para os tempos atuais, você deve desvendar o mistério da morte de um homem. E como você irá descobrir o que aconteceu?
Simples (ou não): você deve buscar os depoimentos da viúva (gravações datadas de 1994) em uma base de dados. O problema é que o bug do milênio (lembra dele?) complicou essa tarefa, separando e quebrando em vídeos menores cada depoimento.
Com uma interface simples, você deve buscar termos (como Killer, Death, Love, etc.) que tenham sido citados em vídeos anteriores, ou que você julga que irão trazer resultados interessantes.
O sistema aceita que você crie tags, além de contar com a opção de salvar momentaneamente os vídeos desbloqueados em uma linha do tempo. Com o andamento do game, você desbloqueia vídeos e mais vídeos, e a cada novo dia de depoimento, mais dúvidas aparecem. Quem é o culpado? Quem é essa mulher, realmente? Ela diz a verdade? O que aconteceu?
Her Story é um jogo que consegue entregar doses de tensão, mistério e muita recompensa durante o gameplay. Pensar na próxima palavra requer atenção e um pouco de imaginação também, e o jogo lhe entrega incríveis depoimentos reveladores, em doses suficientes para você ficar mais e mais intrigado.
Falar da história é desperdiçar a satisfação que é descobrir cada nova fala, cada novo fato que aparece quando você encontra uma palavra-chave que traz novos resultados. A cada vídeo desbloqueado, você consegue ver um quadradinho verde sinalizando que aquele trecho foi encontrado:
E como em um bom jogo old school, você vai ficar maluco desenhando gráficos em folhas de papel, pensando em verdades, mentiras e loucuras, rastreando comportamentos, roupas e muito mais em um fluxo de tempo não necessariamente ordenado. É maluco, incrível e brilhante ao mesmo tempo.
A única desvantagem do game é que ele é totalmente em inglês, e você precisa de um bom vocabulário para buscar por novas palavras (mas nada que um dicionário não resolva, não é?).
Dá uma olhada no trailer:
Ah, e Her Story está baratinho na Steam: R$ 12 reais mais do que justos!