Existe um torneio de hacks de Sonic e os vencedores de 2022 já foram anunciados
O mundo dos games contam com vários torneios, aguardados e engajados pelos entusiastas. O principal destes, nos últimos anos, é o The Game Awards, onde o tão falado “GOTY” é anunciado, para os fãs descobrirem qual é, na visão da premiação, o melhor game do ano. Entretanto, há uma outra disputa, bem interessante, que ao menos todo fã de Sonic deveria conhecer.
Tô falando do Sonic Hacking Contest, ou o SHC, que já possui mais de duas décadas de atividades e, na edição 2022, novamente premiou entusiastas que seguem criando hacks de Sonic, seja para aprimorar os jogos clássicos, ou para trazer novas ideias aos lendários games do passado, especialmente os games de Mega Drive.
A primeira edição do SHC aconteceu 2002, com Sonic 2 Delta sendo o primeiro vencedor. O game, inclusive, está disponível até hoje. Desde então, as possibilidades em edição e alteração de games evoluíram muito, o que permitiu que a disputa contasse com mais jogos e iniciativas. Entraram os jogos em 3D, os games para consoles, a introdução da Retro Engine Sonic e muito mais.
Vinte anos depois, a SHC, que já viveu várias fases, formatos e momentos, trouxe seus vencedores. O vencedor da categoria “Retro” foi Sonic The Hedgehog: Isle Of Magnetic Artifacts, do Neo Team Kyukyoku, que coloca o mascote da SEGA em uma ilha com fortes inspirações na cultura japonesa:
O prêmio para o melhor projeto em 3D de Sonic ficou com Frozen Hill, fase criada em cima de Sonic Generations, por Nikauu, que leva o personagem a um mundo bem gelado:
E na categoria 2DPC, MainMemory & KarlEmerald venceram com o seu game Knuckles’ Emerald Hunt DX, que é um hack de Sonic 2 no qual Knuckles, como o próprio nome do game diz, caça as esmeraldas nos níveis do game lançado originalmente em 1992:
A lista completa dos vencedores pode ser encontrada neste link, E neste link, podem ser encontradas informações sobre o evento. Praticamente todos os projetos participantes contam com suas versões jogáveis, seja como ROMs, no caso de hacks diretas dos games de Mega Drive, mods no caso de jogos mais recentes, ou executáveis, em caso de jogos feitos com foco no PC.