F1 2018 – Ajuste seu carro para o GP do Canadá, em prova polêmica vencida por Hamilton
O circuito Gilles Villeneuve é um dos mais divertidos de toda a Fórmula 1. Além de ser um “circuito raiz”, pois recebe corridas desde os anos 70, tem longas retas, e o conhecido Muro dos Campeões. Não é uma pista que exige muitos ajustes especiais, com o direito de deixar o carro pronto para correr o máximo possível nas retas, e aproveitar, quando possível, os três pontos de DRS disponíveis.
Na Fórmula 1, o GP do Canadá é conhecido por sempre oferecer corridas únicas. Foi lá, por exemplo, que Jenson Button conquistou, em 2011, a corrida que entrou para a história como a mais longa de todos os tempos da F1. Após quatro horas de chuvas, acidentes, bandeiras amarelas e até uma vermelha, o inglês, então na McLaren, viveu de tudo. De acidente, passando por penalidades, e ficando em último, o piloto, sabe-se lá como, apareceu de novo na ponta, ultrapassando a todos e garantindo sua vitória:
Foi lá também que Nelson Piquet conquistou a sua última vitória na Fórmula 1. Em 1991, a bordo de sua Benetton, o tricampeão mundial, que estava em segundo, quase que uma volta atrás do líder, viu uma situação inusitada. Nigel Mansell, que liderava com sua Williams, já comemorava, na última volta, quando o seu carro simplesmente morreu no meio da pista.
Acontece que o Leão, acelerou mais do que precisava, abrindo quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. Mas, na última volta, tirou o pé, também mais do que precisava, para comemorar antes da hora a vitória. Assim, o alternador perdeu a capacidade de gerar energia para os componentes eletrônicos do carro, que simplesmente sofreu um apagão.
Mas como não beijar o Muro dos Campeões?
Apesar das grandes retas, o circuito é traiçoeiro, com quem não presta atenção. Você vai pisar mais fundo do que em qualquer outro circuito, mas as chicanes, o bendito do Muro dos Campeões e os muitos pontos de ultrapassagem, exigem a mesma atenção de pistas mais complicadas, como a de Mônaco.
Por isso, treinar o freio é tão importante quanto acelerar por aqui. Quem domina a hora certa de parar o carro no Gilles Villeneuve, tem vantagem.
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— Junior Candido (@Junior_Candido) June 2, 2019
Por isso, invista em um bom poder de frenagem. Garanta uma suspensão mais selvagem, para domar a pista. E, com a configuração abaixo, deixe seu carro pronto para curtir o Canadá com o máximo de proveito.
Não se esqueça. Este circuito valoriza a precisão, e pune severamente os mais agressivos. Treine bastante os pontos do circuito, saiba a hora certa de acelerar e frear, e acelere tudo o que puder nas retas do circuito.
- Asa dianteira: 4
- Asa traseira: 8
- Diferencial aceleração ativa: 65%
- Diferencial aceleração inativa: 100%
- Cambagem dianteira: -2.50
- Cambagem traseira: -1.00
- Toe dianteiro: 0.05
- Toe traseiro: 0.20
- Suspensão dianteira: 5
- Suspensão traseira: 3
- Barra estabilizadora dianteira: 9
- Barra estabilizadora traseira: 7
- Altura frontal: 3
- Altura traseira: 4
- Pressão do freio: 88%
- Balanceamento dos freios dianteiros: 53%
- Pressão nos pneus dianteiros: 23.4 psi
- Pressão nos pneus traseiros: 21.1 psi
- Lastro: 6
Hamilton chega em segundo, mas vence prova polêmica
Em uma prova que parecia ser o retorno da Ferrari para a briga pelo título, uma polêmica acabou tirando a vitória de Vettel, e entregando para Hamilton. Tudo por causa de um erro do alemão, que, por decisão da comissão de prova, levou 5 segundos de punição. A comissão julgou ilegal a defesa do alemão que fechou o carro para defender a sua posição.
Faltando dez voltas para acabar, Vettel até que tentou abrir, mas Hamilton estava bem com sua Mercedes, e acabou fazendo a troca de posições. Mesmo assim, o piloto inglês pisou, para tentar ganhar na pista, porém chegou bem perto. Leclerc, que novamente lidou com estratégias diferentes de parada nos boxes, chegou em terceiro. E foi bastante aplaudido por ter conseguido o pódio.
Após o final da corrida, Vettel desceu de seu carro sem seguir o protocolo de chegada, e, ainda com o capacete, foi direto para a sala da comissão da prova, e de lá, acabou indo para o pódio. Bastante aplaudido, o alemão inverteu as placas de colocação, deixando-o “em primeiro”.
That. Was. Close. 😅#CanadianGP 🇨🇦 #F1 pic.twitter.com/v7Wqoj2IOD
— Formula 1 (@F1) June 9, 2019
Além da polêmica, o destaque da prova vai para a dupla da Renault. Após um começo de ano ruim, Ricciardo e Hulkenberg terminaram em sexto e sétimo, na frente de rivais, como a McLaren, a Haas, e a Racing Point. Verstappen também fez boa corrida, pois, ficando fora do Q1 nos treinos de ontem, conseguiu chegar em quinto.
A Fórmula 1 volta no dia 25 de junho, em Paul Ricard, no GP da França. É o último GP antes do lançamento do F1 2019.