F1 2018 – Deixando seu carro pronto para encarar Baku, em corrida vencida por Bottas
Um dos circuitos mais recentes da Fórmula 1, é também um dos mais difíceis. Em Baku, você tem o melhor de três pistas em uma só: os espaços estreitos e apertados de Mônaco, as retas do Canadá, e as muitas curvas de Cingapura. A pista do Azerbaijão também é bem curiosa, por ter um desenho que valoriza tanto suas construções medievais, como os modernos prédios que chegaram nos últimos anos.
Para a pista, uma configuração bem especial é necessária. Afinal, não são todos os circuitos nos quais você tem 20 curvas para encarar, além de uma reta que consegue fazer com que os carros cheguem aos 360 km/h. Assim, lá vamos nós preparar um carro que ofereça bom desempenho nestas retas, mas que seja confortável o suficiente para ser domado nas várias curvas que teremos pela frente.
Rápido nas retas, mas preparado para superar 20 curvas
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Começando por uma pequena, mas necessária, soma de ângulo na asa traseira. São muitas retas, mas há curvas que precisam de alguma força, para que seu carro não saia decolando por aí. Já na asa dianteira, vamos regular ele para que fique de acordo com as curvas que geralmente acontecem em espaços bem apertados.
O Cambagem é ajustada a fim de que o carro fique melhor para fazer as curvas. Um ajuste maior nos pneus dianteiros fazem com que ele fique mais fácil de guiar nas curvas, especialmente as estreitas. Enquanto, remover na traseira, melhora a tração. A suspensão, por se tratar de um circuito de rua, ganha maior rigidez na frente, de novo para ajudar a colocar o carro do jeito certo nas curvas, especialmente entre as 8 e 12.
Os freios precisam ganhar uma grande pressão, com um ajuste em 93%, que faz com que ele consiga reduzir a velocidade da maneira mais próxima do ideal. Para evitar que o carro pare lentamente, o balanceamento vai pra 59%, o que garante, junto com o pacote como um todo, uma direção um pouco mais suave, nesta pista apertada.
Por fim, a distribuição de peso. É claro que, quanto mais peso atrás, melhor. Porém a suspensão já garante essa melhoria. Assim, embora o carro por aqui ficou na posição 6, você pode fazer testes, deixando entre 5 ou 7, e ver o que mais te agrada.
Conseguimos o tempo de 1:44,145 em Baku. O objetivo aqui não é a de lidar com profissionais, e sim a de experimentar brincar com as configurações do carro, e explorar de maneira mais divertida o F1 2018. Assim, seja você um jogador mais dedicado, ou casual, compartilhe com a gente o seu tempo. E se tiver alguma dica diferente para aproveitar no Azerbaijão, compartilhe também.
Desta forma, nosso carro ficou assim:
- Asa dianteira: 6
- Asa traseira: 9
- Diferencial aceleração ativa: 70%
- Diferencial aceleração inativa: 100%
- Cambagem dianteira: -2.50
- Cambagem traseira: -1.00
- Toe dianteiro: 0.05
- Toe traseiro: 0.20
- Suspensão dianteira: 5
- Suspensão traseira: 3
- Barra estabilizadora dianteira: 10
- Barra estabilizadora traseira: 7
- Altura frontal: 5
- Altura traseira: 5
- Pressão do freio: 87%
- Balanceamento dos freios dianteiros: 55%
- Pressão nos pneus dianteiros: 23.0 psi
- Pressão nos pneus traseiros: 21.1 psi
- Lastro: 7
Bottas vence e amplia o domínio da Mercedes em Baku
A expectativa era de reação da Ferrari. A equipe, que seja por erros de estratégia, questões de comunicação, ou problemas em seu carro viu a Mercedes dominar as primeiras corridas do campeonato, precisava reagir. Mas o que foi visto nas ruas de Baku foi exatamente o contrário. Com novo domínio da Mercedes, Bottas e Hamilton disputaram até o fim a vitória, com o finlandês conquistando o primeiro lugar da prova, e também do campeonato.
Como prêmio de consolação para a Ferrari, Vettel fechou o pódio em terceiro, e Leclerc, que largou em oitavo após um acidente causado por ele mesmo nos treinos de ontem, conseguiu chegar em quinto, e roubou de Bottas, na penúltima volta, o ponto extra da volta mais rápida. Charles Leclerc estava bem nos treinos de ontem, mas o acidente acentuou ainda mais a fase ruim que a Ferrari vive, que também viu seu rival conquistar um recorde de quatro dobradinhas consecutivas em um início de temporada. A marca anterior era da Williams, em 1993.
BREAKING: @ValtteriBottas has won the Azerbaijan Grand Prix
The first pole ➡️win this season
He leads the drivers' championship by just 1️⃣ point to Hamilton#F1 🇦🇿 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/SAJs2ChKT0
— Formula 1 (@F1) April 28, 2019
Verstappen segue levando a Red Bull sozinha para os pontos, uma vez que Pierre Gasly não completou a prova. Prova que foi frutífera para a McLaren, que conseguiu emplacar Sainz em sétimo e Norris em oitavo, dentro da zona de pontuação. Mesma situação da Racing Point, que garantiu Perez em sexto, e Stroll em nono. Fechando a zona de pontuação, Kimi Raikkonen, que perdeu posições na largada por punição, seguiu na sua e garantiu o ponto do décimo lugar.
Novamente, quem decepcionou foi a Renault, junto com a Haas. Ambas as equipes, que brigam para serem a “quarta força” da categoria, não conseguiram pontuar com seus pilotos. Ricciardo, com direito a ré em cima da Toro Rosso de Kyvat, e Grosjean, não terminaram a prova. Enquanto Magnussen chegou em décimo terceiro, e Hülkenberg foi o décimo quarto.
Com o resultado de hoje, Bottas assume a liderança do campeonato, um ponto à frente de Hamilton: 87 a 86. Vettel soma pontos importantes e chega a 52, mas vê a sombra de Verstappen, com 51 pontos. E Leclerc, fecha o “top 5” com 47 pontos, bem próximo também. A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, no GP da Espanha, em Barcelona.