F1 2020 – Correndo na exigente Barcelona
Se a Catalunha é o local o qual as equipes usam pra ajustar o carro para toda a temporada da F1, é pela razão das exigências do circuito. A pista, que é uma das que os pilotos ficam mais com o pé no fundo do acelerador, também tem curvas bem exigentes. Na Fórmula 1, nos últimos anos, as corridas não tem sido muito emocionantes, mas é possível ver a importância do circuito para treinar, incluindo no videogame.
Assim, a palavra para correr na pista é equilíbrio. No game, é preciso se atentar com as primeiras curvas, que podem ser realizadas controlando o pé no acelerador. A curva 9, também se ganha muito tempo apenas tirando o pé do acelerador, ao invés de frear, lembrando de acionar o DRS (quando for autorizado) assim que fizer as curvas. O setor 3 é o mais exigente, com curvas mais fechadas e a chicane no final do circuito.
Para correr em Barcelona, é preciso, como esperado, equilíbrio. Isso significa saber acertar os freios, especialmente para o último setor, mas também para explorar bem as partes em alta velocidade, e manter o carro estável nas primeiras curvas, mais velozes. Enfim, além do equilíbrio, se sentir confortável na pista é fundamental.
Veja, assim, uma sugestão de ajuste para aproveitar a pista:
- Asa dianteira: 8
- Asa traseira: 7
- Diferencial aceleração ativa: 55%
- Diferencial aceleração inativa: 70%
- Cambagem dianteira: -3.10
- Cambagem traseira: -1.60
- Toe dianteiro: 0.09
- Toe traseiro: 0.29
- Suspensão dianteira: 7
- Suspensão traseira: 3
- Barra estabilizadora dianteira: 7
- Barra estabilizadora traseira: 4
- Altura frontal: 5
- Altura traseira: 5
- Pressão do freio: 85%
- Balanceamento dos freios dianteiros: 57%
- Pressão nos pneus dianteiros: 23.0 psi
- Pressão nos pneus traseiros: 21.1 psi
- Lastro: 7
E, também, veja a volta feita no circuito, com o Logitech G29:
Em corrida “sem nada de mais” Hamilton bate novo recorde
A prova na Espanha ocorreu como o esperado: vitória de Hamilton, tentativas de Verstappen, e o “resto” andando “em círculos”, esperando o fim da corrida. O circuito não oferece emoções já há algum tempo. Mas até que houveram alguns momentos na corrida. Como Pérez, que largou bem e chegou a ficar em terceiro, mas acabou em quinto.
Vestappen também tentou, mas sua estratégia de paradas não foi suficiente para vencer Hamilton. Entretanto, chegou na frente de Bottas, que ficou em terceiro. Assim, o holandês segue em segundo no mundial. Hamilton quebrou mais um recorde: o piloto é, hoje, o que mais subiu em um pódio na F1, com sua 156º chegada entre os três melhores de um Grande Prêmio.
As Ferraris seguem decepcionando. Mas Vettel, mesmo com os problemas e brigas públicas com a equipe, ainda fechou em sétimo. Já Leclerc, abandonou. As McLarens pontuaram, mas um tanto mais distantes da ponta: Sainz ficou em sexto e Lando Norris, em décimo. E as Racing Points, polêmicas em 2020, fizeram outra ótima corrida, com Stroll em quarto, e Pérez em quinto. Albon e Gasly fecharam a zona de pontuação.
A Fórmula 1 volta em duas semanas, com o GP da Bélgica, em Spa.