Fórmula 1 – Leclerc vence nos EUA, mas Verstappen também sai feliz, ao manter Norris distante na classificação
No Circuito das Américas, Charles Leclerc assegurou sua terceira vitória na temporada 2024 da Fórmula 1, liderando uma dobradinha da Ferrari, com Carlos Sainz cruzando a linha de chegada logo atrás. E com isso, até que começa a sonhar com objetivos maiores no campeonato, já que está a 22 pontos de Lando Norris e 79 pontos de Max Verstappen.
Max Verstappen não conseguiu lidar com os carros vermelhos, mas está mais tranquilo após este final de semana, pois ficou com o terceiro lugar após uma penalidade imposta a Lando Norris, que perdeu uma posição e termina oficialmente a prova em quarto. Com esta troca de posições, mais o Sprint, o tricampeão manteve vantagem e não viu o piloto da McLaren chegar mais próximo na classificação, o que garante para ele um pouco de sossego até o México.
A corrida começou com uma largada cheia de ação, onde Norris e Verstappen duelaram pela liderança, mas foi Leclerc quem se deu melhor, tomando a frente sem maiores contratempos. Verstappen, pressionado por Sainz, manteve-se em segundo, enquanto Norris, que mais uma vez teve dificuldades na primeira volta, inicialmente caiu para quarto, e buscou recuperar o terreno perdido.
A corrida teve seu primeiro grande momento com a saída de pista de Lewis Hamilton na volta 4, trazendo o safety car para a pista. Após a retomada, Leclerc sumiu novamente, mostrando a superioridade da Ferrari nos EUA, e rapidamente estabeleceu uma vantagem confortável sobre Verstappen, enquanto Sainz mantinha a pressão sobre o holandês.
Leclerc, com uma estratégia de pit stops bem executada, reassumiu a liderança após as paradas, com Sainz subindo para segundo, garantindo a dobradinha para a Ferrari. Sobre a vitória, Leclerc disse o seguinte: “Tive uma boa largada, aproveitando o fato de que Max forçou forte na curva 1, e Lando se defendeu dele. Alinhei minha saída e ultrapassei os dois. Depois disso, eu sabia que seria uma questão de cuidar bem dos meus pneus e apenas levar essa vitória para casa.”
A disputa pelo terceiro lugar foi um dos pontos altos da prova. Norris, com uma McLaren ágil, tentou várias manobras contra Verstappen. Em uma dessas tentativas, na volta 51, Norris saiu dos limites da pista durante uma ultrapassagem, o que resultou em uma penalização de cinco segundos, entregando a posição final no pódio para Verstappen.
Sobre a prova, Max disse o seguinte: “Hoje não foi o melhor para nós, mas o mais importante é que ganhamos uma liderança no campeonato, o que significa muito para a equipe. Ainda não é o suficiente, mas continuaremos trabalhando e melhorando o carro onde pudermos. Como dissemos, no final das contas, o fato de termos ampliado a diferença é o mais importante para nós.”
Oscar Piastri terminou em quinto lugar, à frente de George Russell, que fez uma corrida de recuperação e ultrapassou Sergio Perez nos momentos finais para assegurar pontos para a Mercedes, fazendo pontos para ele e Hamilton.
Nico Hulkenberg ficou com o oitavo lugar com sua Haas, enquanto Liam Lawson, estreando como substituto de Daniel Ricciardo na RB, e Franco Colapinto da Williams, completaram os dez primeiros. Os dois “novatos” vão embora dos EUA com importantes pontos conquistados.
Resultados Finais do GP dos EUA:
1) Charles Leclerc (Ferrari)
2) Carlos Sainz (Ferrari)
3) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
5) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
6) George Russell (Mercedes)
7) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
8) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
9) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
10) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
11) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
12) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
13) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
16) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
17) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
18) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
19) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
-) Lewis Hamilton (Mercedes)
O Grande Prêmio dos Estados Unidos terminou com Verstappen um pouco mais confortável frente ao avanço da McLaren, que não aconteceu nesta prova. As Ferraris, com a dobradinha, mostram que estão em crescente, e que podem brigar pelo título de construtores (estão a apenas 48 pontos da Red Bull), além de indicarem que podem chegar com tudo no ano que vem, com a dupla Leclerc e Hamilton. Destaque também para a Haas, que pontuou na sua corrida de casa, e para os novatos Lawson e Colapinto, que conseguiram pontos importantes para seus times, em suas primeiras corridas em um F1, no meio do campeonato.
Já os destaques negativos vão para a Aston Martin, que segue em queda livre e não pontuou nesta corrida, para a Sauber que segue aramando o fim da fila, e para a Alpine, que mesmo com Gasly terminando em décimo segundo, parece ter entregue toda a reação que podia, também tendo que lidar com a realidade de equipe de fim de pelotão.
No campeonato, Verstappen segue líder, e precisa apenas administrar os pontos nas próximas corridas para ser tetracampeão. Norris, apesar de tentar, mostra dificuldades, especialmente em suas largadas, e demonstra que seguirá lutando, da sua forma, da maneira que puder até o fim, enquanto Leclerc, que venceu mais uma, já começa a sonhar, não necessariamente com o título, mas com mais vitórias até o fim do ano, para firmar seu lugar na Ferrari ano que vem e dar o recado para Hamilton: de que eles poderão ter um carro veloz, mas que o heptacampeão não terá vida fácil ao seu lado na Scuderia. O campeonato está da seguinte forma, após os EUA:
1) Max Verstappen, 354 pts
2) Lando Norris, 297
3) Charles Leclerc, 275
4) Oscar Piastri, 247
5) Carlos Sainz, 215
6) Lewis Hamilton, 177
7) George Russell, 167
8) Sergio Pérez, 150
9) Fernando Alonso, 62
10) Nico Hülkenberg, 29
10% OFF para 280 jogos – Cupom: PARCER10
Garanta o Nintendo Switch Oled por um preço especial na Amazon
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord