Fórmula 1 – Te cuida, Red Bull! Lando Norris já aparece no retrovisor de Max após vencer na Holanda!
Se Verstappen achava que o seu tetracampeonato seria um passeio, olhar no retrovisor e ver Lando Norris se aproximando é a prova de que, na Fórmula 1 o passeio pode se tornar em uma disputa em um estalar de dedos. E é o que está acontecendo, já que o piloto da McLaren venceu de novo, em uma temporada que surpreende por não ser o “passeio” que todos estavam esperando. E com o mais interessante: com a McLaren voltando das férias como o novo melhor carro do grid.
Na Holanda, Norris sofreu de novo na largada, algo que precisa melhorar, para não sofrer mais do que precisa na pista. Largou mal mais uma vez e foi ultrapassado por Verstappen, que rapidamente abriu vantagem. Mas se Lando larga mal, ao menos corre bem, pois se recompôs e atacou. Após cerca de 15 voltas, reassumiu a liderança e disparou, abrindo 20 segundos para Max, conquistando uma vitória maiúscula, com direito à volta mais rápida.
A performance de Norris foi ainda mais interessante quando comparada com a de Oscar Piastri. O australiano não teve um desempenho ruim, mas nunca ameaçou Verstappen. Ficou preso atrás de Charles Leclerc, que teve um dia excepcional, levando a Ferrari de volta ao pódio, com Piastri terminando em quarto. Ao menos não está tão ruim quanto Pérez, que nem parece ser piloto da Red Bull em 2024.
Carlos Sainz terminou em quinto, após ser eliminado no Q2 da classificação e fazer boa recuperação. Vale lembrar que a Ferrari teve dificuldades nos treinos, o que faz o resultado ser celebrado em Maranello. Sergio Pérez foi sexto, seguido por George Russell e Lewis Hamilton. Pierre Gasly e Fernando Alonso completaram a zona de pontos.
A Red Bull, que viu Max reclamando de novo do carro, já precisa estar com o alerta aceso, já que a diferença entre ambos caiu, já que o líder está a apenas 70 pontos de Lando, com nove corridas pela frente. E se o piloto da McLaren vencer mais corridas, vai chegar perto no final da temporada. A Ferrari já aceitou que 2024 não tem mais nada pra oferecer, mas ainda pode beliscar uma vitória, especialmente em Monza. O mesmo para a Mercedes, que está feliz neste ano por voltar a vencer, ainda mais com seus dois pilotos.
Já a Aston Martin segue decepcionando, com apenas um ponto ganho na Holanda, com Alonso, disputando com Alpine, que começou muito mal o ano, mas reagiu. Enquanto isso, mais para trás, a Williams reagiu, melhorando sua posição, mesmo com Sargeant e suas trapalhadas, enquanto a Sauber amargou o fundo do grid, e precisa reavaliar muitas coisas para o final do ano.
Resultado do GP da Holanda de F1
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes) – Volta Mais Rápida
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
5) Carlos Sainz (Ferrari)
6) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
7) George Russell (Mercedes)
8) Lewis Hamilton (Mercedes)
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
10) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
12) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
15) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
17) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
19) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
20) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
A Fórmula 1 retorna na próxima semana, entre 30 de agosto e 1º de setembro, com o GP da Itália, em Monza.