Fórmula 1 – Verstappen segue longe dos demais em 2024 e sobra no Bahrein
Pois é. Os treinos e qualificação até nos fizeram cogitar a possibilidade de uma Fórmula 1 mais competitiva em 2024. Mas ao menos no começo, o “de sempre” continua: Max Verstappen some na liderança e deixa o “resto” lutando pelo segundo lugar. Ao menos pudemos ver Ferraris e Mercedes brigando um pouco na pista, e até as McLarens, que “não andam bem no Bahrein”, marcando seus primeiros pontos no ano.
Pérez terminou em segundo, e Carlos Sainz em seu “aviso prévio” foi bem, já cravando o seu primeiro pódio no ano, chegando em terceiro lugar. Leclerc terminou em quarto fazendo a Ferrari começar o ano como “segunda força”, seguido por Russell, Norris, Hamilton, Piastri, e as duas Aston Martin, com Alonso e Stroll fechando a zona de pontos.
Lá atrás, tivemos a confirmação da potencial grande decepção do ano: as Alpines. Ocon e Gasly só não terminaram nas últimas posições por causa de problemas que alguns pilotos tiveram. Mas a décima sétima e décima oitava posições são muito pouco para quem estava, pelo menos, no meio do grid.
Max Verstappen manteve a liderança desde a largada, resistindo à pressão de Charles Leclerc na primeira curva. Enquanto isso, Carlos Sainz enfrentava desafios, ficando atrás de Pérez e sob ameaça de Alonso. O pelotão intermediário também começou com suas disputas, com Lance Stroll rodando após um toque com Hülkenberg.
A estratégia entrou em jogo com as paradas nos boxes. Verstappen, Alonso e Alexander Albon prolongaram seus stints com pneus macios, enquanto outros pilotos optaram por parar mais cedo. Quando a poeira dos pit-stops baixou, Verstappen consolidou ainda mais sua liderança, seguido por Pérez, que fez sua Red Bull gritar bem alto em relação a concorrência.
A Mercedes enfrentou problemas, com Russell relatando superaquecimento do carro e Hamilton mencionando um problema no assento. Enquanto isso, as disputas se intensificavam, com Pérez ultrapassando Leclerc e assumindo a terceira posição.
Pérez, após sua nova parada, e em uma manobra habilidosa, ultrapassou Russell, garantindo o segundo lugar. Enquanto isso, a Mercedes seguia com problemas, de superaquecimento e bateria. A cara de poucos amigos de Toto Wolff no fim da corrida mostrava um pouco a situação do time, que embora tenha mostrado bom desempenho com Russell, precisará trabalhar muito para seguir na parte de cima do grid.
No final, Max Verstappen seguiu tranquilo para a sua 55ª vitória na Fórmula 1.
Resultado do GP do Bahrein de F1
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 57 voltas
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) +22.457s
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) +25.110s
4) Charles Leclerc (Ferrari) +39.669s
5) George Russell (Mercedes) +46.788s
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes) +48.458s
7) Lewis Hamilton (Mercedes) +50.324s
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) +-56.082s
9) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) +1’14.887s
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 56 voltas
11) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari), 56
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 56
13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT), 56
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT), 56
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 56
16) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 56-
17) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 56
18) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 56
19) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari), 56
20) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 55
A Fórmula 1 já retorna na próxima semana, com o GP da Arábia Saudita, que também será num sábado, devido ao Ramadã, mês especial no Islã, e que coincide com o início da Fórmula 1 em 2024, nos países árabes.