Fórmula 1 – Verstappen “sobrevive” a interessante GP do Canadá e volta a vencer em 2024
Max Verstappen “sobreviveu” em meio à chuva, bandeiras amarelas e uma corrida agitada, e saiu vitorioso do caótico GP do Canadá da Fórmula 1 neste domingo (9). O piloto da Red Bull sobreviveu condições instáveis e se deu bem na estratégia, para alcançar sua vitória número de 60 na carreira.
O evento, marcado por mudanças constantes de tempo, viu Verstappen manter a calma e a consistência enquanto seus rivais enfrentavam desafios diversos. A chuva intermitente e as condições de pista variável tornaram a corrida um teste de habilidade e estratégia.
Apesar de uma largada em pista molhada, Verstappen rapidamente se posicionou bem e começou a construir uma vantagem sobre seus adversários. Mesmo, assim como todos os pilotos, buscando partes molhadas na pista quando ela estava secando, e todos ainda usavam intermediários.
Ao longo da corrida, Verstappen mostrou domínio em todos os tipos de pista, estando seca ou molhada. E se deu bem ao aproveitar, especialmente, a bandeira amarela causada por mais um acidente de Logan Sargeant.
Além disso, a Red Bull também merece crédito por uma estratégia de pit-stop eficiente. Com Verstappen na ponta e agora com um jogo de pneus rendendo muito mais, não tinha o que fazer. Com boas relargadas, só precisou administrar o ritmo, para manter os demais adversários a uma distância segura. A McLaren, na verdade, até veio forte com Norris, e a Mercedes arriscou um pit-stop extra para buscar o pódio no fim. Mas a vitória já estava mais uma vez decidida na temporada 2024 da F1.
A briga pelo pódio, aliás, foi bem interessante, até o final. George Russell tentou de todas as formas ultrapassar Oscar Piastri a seis voltas do fim e levou a pior, já que houve contato. Lewis Hamilton, então, aproveitou-se para buscar o australiano e ganhou o terceiro lugar, só que Russell não se deu por vencido e foi buscar o pódio na marra.
Hamilton terminou em quarto, com Piastri na quinta colocação. Fernando Alonso foi o sexto, à frente do companheiro de equipe, Lance Stroll. Daniel Ricciardo levou a RB ao oitavo lugar, enquanto a Alpine fechou a zona de pontos, com a sua dupla, Pierre Gasly e Esteban Ocon, chegando em nono e décimo.
Resultado do GP do Canadá da Fórmula 1 2024
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 70 voltas
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 70
3) George Russell (Mercedes) 70
4) Lewis Hamilton (Mercedes) 70
5) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 70
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) 70
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 70
8) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT) 70
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault) 70
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 70
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) 70
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 70
13) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari) 70
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT) 70
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari) 69
OUT) Carlos Sainz (Ferrari) 52
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 52
OUT) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) 51
OUT) Charles Leclerc (Ferrari) 40
OUT) Logan Sargeant (Williams/Mercedes) 23
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord