Formula E – Aconteceu quase que de tudo na rodada dupla em Misano
A Formula E deu uma pausa nos circuitos de rua, e foi para a tradicional Misano, na Itália, para uma rodada dupla que teve piloto vencedor sendo desclassificado, carro ficando sem bateria no fim, carros espalhados na pista como corrida de moto e muito mais.
Na primeira prova, António Félix da Costa conquistou a vitória no Misano E-Prix com sua Porsche, garantiu a primeira vitória do piloto português em meses, e também atingiu a marca de seis vencedores diferentes em seis corridas. Se bem que a vitória mudou de mãos, após o piloto ser desclassificado. Os comissários entenderam que a mola do amortecedor do acelerador, não estava dentro do regulamento da categoria.
E assim, o vencedor da prova foi Oliver Rowland, que segue fazendo uma ótima temporada com a Nissan, e enfim garantiu sua vitória, após tantos pódios em 2024.
Independente da punição, o português fez ótima corrida. Partindo da 13ª posição no grid, da Costa executou uma estratégia de corrida impecável, cronometrando seu avanço precisamente para ultrapassar a concorrência faltando três voltas. Apesar dos desafios intensos de seus rivais, incluindo uma performance formidável de Oliver Rowland, da Costa manteve sua liderança para cruzar a linha de chegada vitoriosamente. O atual campeão, Jake Dennis, também fez ótima corrida ao subir da 17ª posição de largada para garantir um lugar no pódio.
A corrida testemunhou uma competição intensa desde o início, com da Costa navegando por um pelotão de concorrentes compacto, todos disputando posições dentro de segundos uns dos outros. O gerenciamento de energia emergiu como um fator crítico no desafiador circuito de Misano, onde pilotos e engenheiros lutaram para otimizar a eficiência em meio a condições de corrida intensas.
A natureza dinâmica da corrida ficou evidente desde cedo, com múltiplas mudanças de liderança e manobras dramáticas testando as habilidades e resistência dos pilotos. Apesar dos desafios impostos pelo traçado do circuito e pela competição acirrada, a determinação e o acúmulo estratégico de da Costa o impulsionaram para uma vitória merecida, marcando um feito significativo para si mesmo.
Na segunda corrida, no domingo, nova reviravolta. Mas desta vez, na pista e com Oliver Rowland vivendo o drama, ao contrário do sábado. Uma corrida consistente de Pascal Wehrlein o alavancou para a vitória, após Rowland, que fazia uma segunda corrida melhor do que a primeira, ficar sem energia na última volta, perdendo a liderança e a chance de pontuar mais na temporada.
Na segunda etapa do Misano E-Prix, Wehrlein compensou a desilusão da Porsche no sábado. O troféu de primeiro lugar na Rodada 7 representa a sexta vitória de sua carreira na Formula E.
Jake Dennis, da equipe Andretti Formula E, garantiu um segundo lugar louvável, enquanto Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, conquistou o terceiro lugar por apenas 5 centésimos de segundo, diante de uma multidão de 25.000 pessoas. Após os resultados de ontem, incluindo a desqualificação pós-vitória, António Félix da Costa, sofreu mais um revés com um acidente no início da corrida que resultou em sua retirada.
Ao longo das 26 voltas do Misano E-Prix, o piloto da TAG Heuer Porsche manteve uma reserva significativa de energia em relação aos seus concorrentes, incluindo o então líder Jake Hughes. No entanto, em mais uma ótima corrida, Oliver Rowland, da Nissan, assumiu a liderança na volta 20, desafiando a vantagem aparentemente imbatível de Wehrlein.
Apesar da confiança inicial da Porsche na gestão de energia de Wehrlein, uma notificação de última hora sobre a redução de potência do trem de força frustrou as esperanças de tentar uma disputa na última volta. No entanto, a sorte sorriu para Wehrlein, pois Rowland é quem teve o apagão, forçando sua Nissan a desacelerar quase na linha de chegada, permitindo que Wehrlein conquistasse a vitória na Rodada 7 após a decepção da equipe na Rodada 6.
Em uma corrida emocionante, Jake Dennis mostrou sua habilidade ao subir do nono para o segundo lugar pela Andretti, enquanto Nick Cassidy, da Jaguar, assegurou o terceiro lugar com uma manobra audaciosa sobre Nico Müller, da ABT CUPRA, nos momentos finais. A corrida também viu performances notáveis de Sacha Fenestraz, da Nissan, em quinto, e Sergio Sette Camara, da ERT, em sexto.
O fim de semana, repleto de emoções das mais variadas, também atingiu o brasileiro Sergio Sette Câmara. O piloto foi punido na primeira corrida, perdendo a chance de pontuar, pois havia chegado em sétimo. A sua punição veio por problemas de software relacionados ao gerenciamento de energia. Mas no domingo, a sorte sorriu para ele, pois terminou em sexto a prova.
“Foi um resultado muito bom hoje e que, acima de tudo, refletiu que qualquer coisa que tenha acontecido ontem, não nos gerou nada além do que nosso carro poderia realmente entregar em performance. Pouco a pouco vamos melhorando a nossa condição no Campeonato e, com isso, subindo na classificação. Agradeço à nossa equipe pela dedicação e estratégias perfeitas nas duas corridas. Vamos com tudo para Mônaco, daqui duas semanas”, concluiu o piloto.
Classificação da Fórmula E, após Misano
O triunfo de Wehrlein o coloca empatado com Dennis no topo da classificação dos pilotos, com o anterior líder Rowland caindo para o terceiro lugar, após a tragédia da segunda corrida, que o manteria na ponta, se não fosse a falta de bateria. Enquanto isso, a Jaguar TCS Racing lidera a tabela de equipes com uma margem significativa.
Este é o Top 10 da Fórmula E após o fim de semana em Misano:
- P. Wehrlein – Porsche – 89 pontos (2 vitórias)
- J. Dennis – Andretti – 89 pontos (1 vitória)
- O. Rowland – Nissan – 80 pontos
- N. Cassidy – Jaguar – 76 pontos
- M. Gunther – Maserati – 63 pontos
- J.E. Vergne – DS Penske – 53 pontos
- M. Evans – Jaguar – 52 pontos
- S. Bird – McLaren – 38 pontos
- J. Hughes – McLaren – 25 pontos
- N. Nato – 23 pontos
A Fórmula E volta daqui a duas semanas, no dia 27 de abril, para o eP de Mônaco, a oitava etapa da temporada 2024.
Aproveite e confira as ofertas em games da Amazon.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord