Games baseados em filmes: o que você acha?

4 de setembro de 2018
Games baseados em filmes: o que você acha?

Fonte: Pexels

Imagina quando um livro best-seller vira filme. Tem sempre quem vai fazer críticas comparando a adaptação para as telas com a narrativa escrita. Isso porque é normal haver mudanças, às vezes o enredo não ser fiel ao livro, etc. Agora imagina quando o filme é adaptado para videogame; comparações irão surgir também.

Muitos filmes inspiram várias formas de entretenimento, desde brinquedos para colecionadores sérios – a slots de caça-níquel no Compara Casinos, então por que tal pressão sobre os videogames? Se um livro adaptado para o cinema conta com a expectativa de que este será tão bom quanto o livro, o videogame por sua vez conta com as expectativas que as pessoas têm em relação ao filme. Tem quem diga que jogos que são baseados em filmes não são tão bons porque falta respeitar mais a mídia em que o filme está sendo adaptado em questão, já que não é possível fazer uma tradução ao pé da letra para os games.

Ainda assim, há alguns bons games que fizeram (e ainda fazem sucesso) e que podem ajudar a refletir como estratégia de criação para os que ainda estão por vir. Quem não se lembra de Super Star Wars lançado para o Super Nintendo em 1992? O game foi lançado 15 anos depois da franquia e as adaptações no roteiro não o impediram de ser um sucesso – no jogo, Luke Skywalker não compra C3PO e R2-D2; o que ocorre é um resgate de robôs de um transportador.

Aliás, falando ainda em Super Nintendo (de repente por nostalgia), e o que falar do filme O Máscara, que ganhou também sua adaptação? Ele seguiu o roteiro original do filme e teve destaque para a variedade: o personagem podia usar seu famoso giro, dar socos com luvas de boxe, marretada, pulos, tiros com várias armas, e escorregar para atingir adversários. Hoje em dia isso pode parecer banal, mas em 1994, ano em que foi lançado, era uma novidade e tanto que um personagem possuísse tantas funções.

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Agora, dando exemplos um pouco mais recentes, outros dividem um pouco mais opiniões, como The Chronicles of Riddick: Escaper from Butcher Bay. Bem, tem que tenha detestado o jogo e dito que ele nem fez grande sucesso, mas deveríamos tirar o chapéu para alguns pontos, pois o game tinha uma boa jogabilidade e misturou vários elementos de aventura, RPG e ação e alternava momentos de tiro com combate. Certo, o jogo não foi baseado num filme em particular do protagonista, mas em todo o seu universo. A lista é grande; poderíamos falar aqui de Matrix, Resident Evil, Final Fantasy VII – Advent Child, Indiana Jones and the fate of Atlantis, Ghostbusters, Mad Max, Star Wars: Knights of the Old Republic e por aí vai, mas já deu pra entender a ideia.

Para um game baseado em filme ser considerado bom deveríamos levar em consideração o histórico; como vimos, é fácil que estejamos mais exigentes com tanta tecnologia, mas será que estamos mesmo dando uma chance justa quando uma nova adaptação surge? E quando um jogo é capaz de chamar atenção de quem, por exemplo, nem gosta daquele filme especificamente, mas gostou de jogá-lo? Se um jogo também consegue fazer isso, ele deveria merecer mais crédito do que pela adaptação em si.

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