Google anuncia oficialmente o Stadia, sua plataforma de games por streaming!
Agora é oficial: o Google subiu ao palco da GDC para apresentar ao mundo o Stadia, sua plataforma de games por streaming que promete rodar jogos em 4K direto do navegador Google Chrome!
Não é de hoje que o conceito de games por streaming existe, e plataformas já nasceram e morreram pensando nisso nos últimos anos. Mas né, nenhuma delas tinha o know how e os servidores do Google, o que sem dúvida injeta alguma credibilidade ao projeto.
Na prática, o Google Stadia não será um console, mas uma plataforma virtual, pela qual jogadores poderão acessar e rodar jogos por streaming através de diferentes aparelhos/interfaces do Google, incluindo aí o Chromecast, os smartphones da linha Pixel e o nosso bom e velho navegador Google Chrome.
Sem a necessidade de downloads ou instalações, na teoria basta o jogador escolher um jogo, apertar o start e começar a jogar. A empresa promete que conseguirá entregar jogatina em 4K e 60FPS já no lançamento da plataforma, com planos para aguentar 8K e 120FPS no futuro.
Claro que para tudo isso funcionar como se espera, o usuário precisa ter uma internet estável de excelente qualidade, que aguente rodar o jogo sem lags e travamentos. Este pode acabar sendo o gargalo da plataforma por aqui, mas não inviabiliza a jogatina em países que oferecem serviços melhores.
O teaser abaixo dá uma visão bastante conceitual do projeto, e de como ele pretende conectar jogadores pelo mundo:
https://youtu.be/AffodEEF4ho
Em termos de hardware, o Google apresentou o visual oficial do controle do Stadia — consideravelmente parecido com o design que mostramos esses dias –, que terá um botão dedicado para pesquisas utilizando o Google Assistant e outro para upload de vídeos no Youtube. O controle se conectará diretamente aos servidores da Google, permitindo que você leve o para qualquer lugar e mantenha sua jogatina sincronizada em diferentes plataformas.
Em se tratando de jogos, pouca coisa foi mostrada, mas é um começo bastante promissor: Doom e sua vindoura sequência, Doom Eternal, chegarão ao Stadia rodando em 4K, a 60FPS e com suporte a HDR. NBA 2K Sports e Shadow of the Tomb Raider também devem chegar rodando “no ultra” na nova plataforma.
Além de jogos de thrid-parties, o Google também vai investir em conteúdo exclusivo, e contratou ninguém menos que Jade Raymond (ex-Ubisoft e ex-EA) para capitanear o Stadia Games & Entertainment, estúdio que será responsável por criar games exclusivos para a plataforma.
É interessante notarmos que, sem as limitações de hardware típicas de um console (o Google não deixou de alfinetar as concorrentes durante a apresentação), o escopo tecnológico de produção aumenta consideravelmente, visto que ninguém precisará ter um “PC da NASA” para rodar os games, bastando uma conexão decente com a internet.
A empresa prometeu lançar o Google Stadia ainda em 2019 nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e em algumas regiões da Europa. Nada foi dito sobre o preço da “assinatura” nem do controle, nem sobre a chegada da novidade ao nosso país.
Foram prometidas mais informações durante o verão estadunidense, época em que rola um famosos evento de games. Considerando que não teremos Sony na E3 deste ano, quem sabe o próprio Google não aparece por lá para mostrar um pouquinho mais do Stadia?
(Via: The Verge)