Gris é o melhor game do BIG Festival. Confira todos os vencedores do evento.

30 de junho de 2019
Gris é o melhor game do BIG Festival. Confira todos os vencedores do evento.

O BIG Festival 2019, além de apresentar vários games independentes para todos que visitam o evento, ainda premiam games por todo o mundo. Na noite de sexta-feira (28), o BIG celebrou os vencedores desta edição, em cerimônia realizada no Club Homs, em São Paulo.

Gris levou dois prêmios, sendo assim, o grande vencedor do evento. Outros prêmios foram entregues, como o de Melhor Jogo VR, a escolha do público, e o Melhor Jogo Brasileiro. A organização anunciou que participaram 54 games de 22 países, entre eles Alemanha, Noruega, Chile, Argentina e Espanha.

Além dos prêmios do BIG, ainda aconteceu a premiação de duas competições paralela. O argentino Space Routine levou o Humble BIG New Talent Award. Enquanto o brasileiro Grashers ganhou o Nordic Game Discovery Contest, e disputará as classificatórias do NG20, na Suécia, em 2020.

Veja a lista completa de ganhadores:

  • Melhor Jogo
    GRIS (Nomada Studio), da Espanha
    Justificativa do júri: “Completo em todos os aspectos, este jogo proporciona uma experiência emocional singular”. 
  • Melhor Jogo Brasileiro

Adore (Cadabra Games), do Brasil

Justificativa do júri: “Contando com uma direção de arte interessante e jogabilidade fluida, o jogo representa bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros”.

  • Melhor Jogo da América Latina 

Quantum League (NGD Studios), da Argentina

Justificativa do júri: “Com produção criativa e muito bem executada, o game promove uma releitura interessante do gênero FPS”. 

  • Melhor Arte 

GRIS (Nomada Studios), da Espanha
Justificativa do júri: “O jogo é, em si mesmo, uma obra de arte”. 

  • Melhor Narrativa 

Forgotton Anne (ThroughLine Games), da Dinamarca
Justificativa do júri: “Com um mundo imersivo e um voice acting emocionante, o game trabalha de maneira completa os aspectos narrativos de um jogo”.

  • Melhor Gameplay 

JUMPGRID (Ian MacLarty), da Austrália

Justificativa do júri: “Ele é super divertido, fácil de aprender, com uma curva de dificuldade progressiva, que torna o jogo tão desafiador quanto viciante”.

  • Melhor Som 

Unheard (NEXT Studios), da China
Justificativa do júri: “Tem sólido conceito de criação, utilizando os elementos sonoros como parte essencial das mecânicas do jogo.”

  • Inovação 

Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences), do Brasil
Justificativa do júri: “Interessante proposta de metagame, que aproveita ao máximo as potencialidades espaciais e mecânicas da realidade virtual”. 

  • BIG Impact: Educacional 

Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games), do Brasil

Justificativa do júri: “Proposta bastante relevante para a educação política. Destaca-se ao exigir do jogador competências como reflexão sobre os desafios e priorização de tarefas”. 

  • BIG Impact: Questões Sociais 

Marie’s Room (like Charlie), da Bélgica
Justificativa do júri: “Uma narrativa muito bem construída, aliada ao impressionante voice acting, garantem a este jogo um potencial de impactar e discutir questões relevantes a partir de uma perspectiva feminina e atual”.

  • BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade 

Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena), do Brasil

Justificativa do júri: “Destaca-se ao promover o povo Kaxinawá, trazendo elementos de sua cultura para a construção do jogo. Visibilidade fundamental no cenário contemporâneo”. 

  • Melhor Jogo de Estudante 

Burning Daylight (The Animation Workshop), da Dinamarca
Justificativa do júri: “Com uma atmosfera imersiva aliada com incrível direção de arte e narrativa, este jogo revela que a criatividade e a vitalidade dos games de estudantes estão atingindo um patamar cada vez maior”.

  • Melhor Jogo Mobile 

Starlit On Wheels (Rockhead Studios), do Brasil

Justificativa do júri: “Bem desenvolvido e otimizado para plataformas mobile, o game se destaca pelas personagens carismáticas e excelente sistema de customização”.

  • Melhor Multiplayer 

Spitlings (Massive Miniteam GmbH), da Alemanha

Justificativa do júri: “Com uma produção cuidadosamente executada, o jogo garante uma divertida experiência couch fun com os amigos”.

  • Melhor Jogo Infantil 

It’s Paper Guy! (The Paper Team), da França

Justificativa do júri: “Divertido e cheio de personalidade, o jogo cativa crianças de todas as idades”.

  • Melhor Jogo XR/ VR

Moss (POLYARC GAMES), dos Estados Unidos
Justificativa do júri: “Com personagens carismáticos, gráficos surpreendentes e desafios interessantes, Moss expande os conceitos de desenvolvimento para realidade virtual”.

  • BIG Brands  

Authentic Game Oficial (Little Giants Studio), do Brasil

Justificativa do júri: “Agrega grande valor ao cliente por meio de um jogo divertido, completo e cativante”.

  • Humble BIG New Talent Award

Space Routine (Menic Games), da Argentina

  • Nordic Game Discovery Contest

Grashers (Pink Array), do Brasil

  • Melhor Jogo pelo Voto Popular 

Spaceline Crew (Coffeenauts), do Brasil

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

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