Guilty Gear quase utilizou as mesmas técnicas de Donkey Kong Country

19 de maio de 2023
Guilty Gear quase utilizou as mesmas técnicas de Donkey Kong Country

Quem joga Guilty Gear já sabe que a série da Arc System Works, em seus primeiros games, usavam belos sprites animados em 2D, que se tornou uma marca registrada da série. Mas o que se tornou mais conhecido recentemente, graças a um artigo da Dengeki PlayStation de 1995, que foi traduzido, é que o primeiro game quase teve uma mudança drástica de direção artística.

Desta forma, sairiam as artes em sprites que conhecemos, e entrariam os sprites 3D pré-renderizados, que foram utilizados em games como Donkey Kong Country e Killer Instinct. A tradução foi feita pelo fã da série Sol Radguy e foi amplificada pelo EventHubs. De acordo com o material, a Arc System Works iria pegar estes modelos e criar sprites a partir deles para serem animados, assim como a Rare fez com os seus games nos anos 90.

Um pouco do artigo traduzido diz o seguinte:

“A foto do personagem à esquerda pode fazer você pensar em polígonos, mas na verdade esse personagem não é feito de polígonos. Esses personagens foram desenhados usando máquinas da Silicon Graphics, que têm um incrível poder de processamento gráfico. Por exemplo, se você se lembra do jogo do Super Nintendo, Donkey Kong Country, pode ver que essas estações de trabalho de computador gráficas podem gerar belos trabalhos tridimensionais que não são feitos de polígonos nem pontos. […] Em Guilty Gear, os personagens renderizados com estações de trabalho Silicon Graphics são importados para o jogo e animados.”

Por alguma razão, a Arc System Works desistiu de usar o recurso e trouxe o primeiro Guity Gear com o bom e velho 2D e seus sprites com artes bem características. Não sabemos a razão da mudança de rumo, mas pode ser que o resultado não tenha ficado como o desejado, seja por desempenho, ou por ficar muito parecido com Killer Instinct, já que desde sempre o estúdio sempre quis fazer (e o fez com sucesso) um game de luta que tivesse uma identidade muito própria.

Além disso, em 1998, quando o game foi lançado, tal recurso já não era tão revolucionário assim. O 3D de fato já era uma realidade, e jogos de luta em 2D seguiam em alta, vivendo dias de auge com a série The King of Fighters, e os jogos da Capcom, que vão dos jogos Street Fighter até a série Versus.

Guilty Gear tem tudo a ver com um bom controle arcade, e uma opção interessante é o PXN 0082, que você encontra no AliExpress.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais