Hideo Kojima quase saiu da Konami antes do primeiro Metal Gear, conforme o próprio revelou em entrevista de 1999

Em um mundo de “e se”, explorado por Marvel e tantos outros, nos fazem imaginar como as coisas seriam, caso um evento tivesse acontecido bem diferente do que conhecemos. Por exemplo: o que seria do mundo dos games se Hideo Kojima tivesse saído da Konami antes mesmo de entregar o primeiro Metal Gear? Será que o criador teria oportunidade de levar suas ideias para outras companhias? Será que outras companhias teriam interesse em suas ideias? Só nos resta imaginar os vários cenários a respeito disso.
Mas sabemos, no entanto, que o “divórcio” de Kojima e Konami não foi tão amigável, com Metal Gear Solid V passando por várias turbulências e a “saída forçada” acabou fazendo o designer de jogos japonês criar seu próprio estúdio, que entregou Death Stranding e segue ativo. Entretanto, mesmo com uma relação não tão amistosa, Kojima e Konami entregaram clássicos eternos dos games, como a franquia Metal Gear Solid e Zone of the Enders, para citar alguns.
O que poucos sabem é que esse relacionamento quase acabou mais cedo do que o esperado, com Kojima querendo sair da Konami meses antes de entrar no estúdio e antes mesmo de entregar o primeiro Metal Gear, para MSX.
Uma entrevista de 1999 com o desenvolvedor foi traduzida recentemente pelo Shmupulations, onde Kojima fala abertamente sobre os desafios que enfrentou como um jovem desenvolvedor na empresa. Quando entrou na Konami em 1986, a companhia já estava imersa no desenvolvimento de um jogo de guerra que estava se mostrando problemático. Esse projeto, que acabaria se tornando Metal Gear, foi então atribuído a Kojima.
“Não consigo falar sobre isso sem chorar”, disse Kojima à Nice Games em 1999. “A Konami disse que queria um jogo com o tema ‘guerra’. Mas o desenvolvimento teve uma história conturbada. Vários veteranos da Konami, que já tinham lançado muitos sucessos antes da minha chegada, estavam trabalhando nesse jogo de guerra há dois anos. Mas não estava indo a lugar nenhum: eles criavam algo, depois descartavam, criavam de novo, e descartavam novamente. Havia uma espécie de lenda na Konami de que, se você se envolvesse nesse projeto, acabaria sendo rebaixado ou transferido. (risos) Não faço ideia do porquê eles continuavam, mas acho que como empresa, a Konami realmente queria ter um jogo de guerra.” Vale lembrar que nesta época, Rambo e vários outros soldados famosos do cinema, como o Braddock de Chuck Norris, faziam muito sucesso, e jogos nesta temática também eram desejados pelos estúdios.
E como um grande fã de filmes e suas grandes narrativas, Kojima viu neste projeto a oportunidade perfeita para se destacar na indústria:
“Foi assim que o projeto chegou até mim. O que eu estava fixado em fazer, dentro do escopo de um jogo de ‘guerra’, era um jogo de fuga. Vocês conhecem aquele filme antigo, ‘A Grande Fuga’? Achei que seria incrível fazer um jogo construído em torno de um conceito como esse, de tentar escapar de algum lugar. Mas quando contei minha ideia aos desenvolvedores seniores da equipe, eles foram muito desdenhosos: ‘Não há jogos assim’. Eu ainda era um desenvolvedor novo na Konami, então suponho que ninguém estava inclinado a ouvir o que eu tinha a dizer… não havia motivação nenhuma desde o início. Era como, o que eu tenho que fazer aqui, começar a bater em pessoas?”
Assim, a situação ficou tão ruim para Kojima, que ele considerou deixar a Konami. “A situação só se degradou mais para uma resistência passivo-agressiva. Chegou ao ponto onde eu estava tão exausto de trabalhar em uma corporação assim que estava pronto para sair da Konami de vez. Mas então conversei com um funcionário mais velho, e dessa conversa, abriu-se um novo caminho.”
Mas as suas ideias acabaram sendo acatadas (todas, será?) e Metal Gear foi para o MSX2 em 1987 e no NES em 1988. Este jogo foi o pontapé inicial de uma franquia que foi catapultada entre os eternos do videogame com Metal Gear Solid de 1998, e rendeu uma rica franquia, que durou até Metal Gear Solid V, quando Kojima criou a sua Kojima Productions e lançou, em 2019, Death Stranding.
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