Impressão dos principais vencedores e perdedores da Game Awards 2017
A cerimônia de premiação da Game Awards 2017, considerada o Oscar dos games, aconteceu na primeira quinta-feira de dezembro, dia 07. Como já era esperado, The Legend of Zelda: Breath of the Wild venceu a principal na categoria, se consagrando como o melhor jogo do ano.
Desde 2003, quando foi realizada a primeira edição da premiação, a Nintendo nunca tinha conseguido vencer na principal categoria. Dessa forma, a franquia Zelda ganha ainda mais relevância na indústria de jogos, além de colocar a empresa japonesa novamente no topo do segmento.
Fora o título de GOTY (Game of the Year), The Legend of Zelda: Breath of the Wild também venceu nas categorias de melhor direção de jogo e melhor jogo de ação e aventura.
Outro game merecidamente premiado foi Cuphead, que levou as categorias de melhor direção de arte, melhor jogo independente e melhor estreia independente. Desenvolvido pelo estúdio MDHR, Cuphead apresenta visuais à la desenho animado da década de 1930, como Betty Boop e Mickey Mouse. A produção também foi à moda antiga, ou seja, quadro por quadro desenhados à mão.
Quem passou batido foi Horizon Zero Dawn, jogo exclusivo da Sony. Uma das principais surpresas do ano, o game produzido pela Guerrila Games quebrou recordes de vendas e ostenta uma nota de 89 na Metacritc. Mas não teve chance com concorrentes tão fortes, perdendo em três categorias para Zelda (melhor ação e aventura, melhor direção e melhor do ano) e uma para Cuphead (melhor direção de arte).
Horizon Zero Dawn também perdeu nas categorias de melhor narrativa, que ficou com o jogo What Remains of Edith Finch, e melhor performance, onde Ashly Burch concorria pela interpretação da protagonista Aloy.
Melina Juergens, que interpretou Senua no jogo Hellblade, venceu nesta categoria. Produzido independentemente pela Ninja Theory, Hellblade: Senua’s Sacrifice também venceu nas categorias de melhor design de áudio e melhor jogo de impacto social.
Embora Horizon não tenha levado nenhum trofeu pra casa, a Sony viu um de seus exclusivos vencer, mas ele ainda não foi lançado. The Last of Us Part II, em desenvolvimento pela Naughty Dog, recebeu o prêmio de jogo mais aguardado.
A categoria estava concorrida, com games como Red Dead Redemption 2, da Rockstar, Monster Hunter World, da Capcom, e outros dois exclusivos da Playstation: God of War, da Santa Monica Studio, e Marvel’s Spider-Man, da Insomniac Games.
É… 2018 promete.
DEMAIS VENCEDORES
Nas demais categorias de gênero da Game Awards 2017, Wolfenstein II: The New Colossus recebeu o prêmio de melhor jogo de ação; Persona 5 recebeu o prêmio de melhor jogo de RPG; Injustice 2 recebeu o prêmio de melhor jogo de luta; Super Mario Odyssey recebeu o prêmio de melhor jogo familiar; Mario + Rabbids Kingdom Battle recebeu o prêmio de melhor jogo de estratégia; e Forza Motorsport 7 recebeu o prêmio de melhor jogo de esporte ou corrida.
Monument Valley 2 recebeu o prêmio de melhor jogo mobile e Metroid: Samus Returns de melhor jogo portátil. Resident Evil 7 venceu na categoria de melhor jogo em realidade virtual ou aumentada (VR/AR) e, na categoria de melhor jogo estudantil, o vencedor foi Level Squared. Em melhor música, o prêmio ficou com NieR: Automata, para compositores Keiichi Okabe e Keigo Hoashi.
Overwatch, que já havia vencido o prêmio de melhor jogo do ano de 2016, venceu agora nas categorias de melhor jogo contínuo e melhor eSport.
Além disso, também haviam troféus reservados para os profissionais do eSport. Lee Sang-hyeok, o “Faker” — jogador de League of Legends — recebeu o prêmio de melhor jogador profissional, enquanto a Cloud 9 recebeu o prêmio de melhor equipe de eSport.
O Trending Gamer, prêmio destinado à streamers, influenciadores ou membros da imprensa, foi para Guy Beahm. O vencedor do melhor jogo multiplayer não foi anunciado.