Encontraram um jogo da Taito feito pra sistema de karaokê perdido nos anos 90
Nos anos 90, os japoneses, que amam karaokê, tinham no Taito X-55 uma solução bem interessante. Esse sistema de karaokê doméstico foi lançado em 1995, mas sua venda ficou restrita ao Japão, onde vendeu cerca de 200.000 unidades, o que não foi exatamente um grande sucesso. Entretanto, além de servir para a cantoria, outra característica interessante do X-55 é que ele permitia que os jogadores baixassem jogos através de uma conexão de internet com fio.
Embora o X-55 fosse voltado para o karaokê, ele também era capaz de rodar jogos “normais”. Entre esses jogos estava o Crescent Tale de 1997, um título de plataforma de tela única que claramente se inspirou em outros clássicos da Taito, como Bubble Bobble e Don Doko Don.
Como os jogos eram baixados para a máquina em vez de serem vendidos fisicamente (e isso muitos anos antes de se tornar algo comum na rotina de quem joga videogame), acreditava-se que o Crescent Tale estava perdido no tempo, disponível apenas em raros dispositivos que possuíam uma cópia instalada. No entanto, recentemente, o planejador original do jogo, “FUINARLE”, descobriu os documentos de design originais do jogo e até uma cópia de backup que roda no hardware original.
Embora o jogo esteja “preservado” pelo menos por enquanto, ainda não se sabe se ele será disponibilizado ao público em geral. Ainda assim, é fascinante ver um jogo que era considerado perdido de repente aparecer online, possibilitando que os fãs e entusiastas descubram mais sobre essa peça rara da história dos videogames.