Livro “Os Simpsons e a Ciência” aborda de maneira interessante vários elementos científicos do seriado
Os Simpsons, mais do que um seriado de humor, sempre teve em seu DNA a abordagem dos mais variados assuntos do campo do conhecimento. A série fala de política, filosofia, religião, arte e muitos outros temas. Entre eles, a ciência. E foi pensando nisso que o autor Paul Halpern buscou apresentar em seu livro “Os Simpsons e a Ciência”.
Segundo o próprio, seu livro traz o que os personagens amarelos podem nos ensinar sobre física, robótica, vida e universo. Publicado em português pela editora Novo Conceito, é um livro simples, direto no assunto e ótimo para quem ainda não tem o hábito da leitura, mas gosta de leituras rápidas e que entrega conhecimento através dos episódios de uma família tão querida quanto a que vive na Alameda Sempre Verde em Springfield.
Pequeno e com capítulos curtos, o livro nos leva para as mais variadas situações apresentadas pelo seriado, como a vez em que Homer criou o “Tomacco”, misturando tomate com tabaco, ou como a vez em que o mesmo Homer tentou ser o próximo Thomas Edison, buscando fazer as invenções mais variadas.
O livro realmente se aprofunda no que os episódios exibiram nos últimos anos. Como todo fã de Os Simpsons sabe, os episódios realmente abordam os mais variados elementos do conhecimento, com direito a consultoria sobre os temas os quais querem abordar. E o livro vai atrás de vários destes elementos, buscando ensinar ainda mais do que o seriado transmitiu.
Por exemplo, você se lembra do famoso peixe de três olhos, que foi figura importante na campanha ao governo do Estado de Springfield do Sr. Burns? Pois o autor nos leva até Chernobyl, um incidente nuclear de proporções gigantescas e conhecido por todos, para verificar se, de fato, um problema envolvendo elementos nucleares, como o que leva energia elétrica à população da cidade do seriado, pode ou não modificar geneticamente um ser vivo, a ponto de adicionar um terceiro olho nele.
O livro traz um acréscimo muito interessante de vários episódios conhecidos de Os Simpsons, e acaba se tornando um complemento muito bacana, para quem quer saber mais do que foi transmitido nos clássicos episódios. Inclusive, por ser pequeno e de fácil leitura, é fortemente indicado para os mais jovens, aproveitando o interesse pela animação para introduzi-los a leitura e a consequente sede por conhecimento.