Massive Chalice: Conheça o novo projeto de game da Double Fine
Desenvolvimento de games indie é coisa de louco: Conheça Massive Chalice, o novo projeto da Double Fine, e entenda por que Tim Schafer acha importante evitar a fadiga no Kickstarter.
O Double Fine, um dos estúdios mais influentes do cenário de games independentes, lançou a campanha de um novo projeto: trata-se de Massive Chalice, um game que mistura X-COM e fantasia medieval.
É uma pena que não tenha legendas em português, mas mesmo assim deixamos aqui o bem-humorado vídeo de lançamento da campanha:
Os produtores querem juntar uma “vaquinha” de US$ 725 mil para garantir o desenvolvimento de Massive Chalice, com direção de Brad Muir (veterano da Double Fine e criador do tower defense Iron Brigade).
Mas como os caras pretendem misturar X-COM e fantasia medieval? Em Massive Chalice, os jogadores assumirão o papel do rei ou rainha imortal de um grande reino, e precisarão administrar suas tropas, seus heróis e seu território em uma pegada desafiadora ao estilo do clássico de ficção científica.
Para deixar a coisa mais interessante, o game se passará durante séculos de história. Isso significa que apesar de você, o “monarca imorrível”, continuar de pé por séculos, seus melhores heróis eventualmente vão bater as botas.
Por causa disso, você precisará lidar com sucessivas gerações de personagens, passando os itens dos ancestrais aos guerreiros vivos, e escolhendo entre mandá-los às batalhas ou deixá-los encarregados da “difícil tarefa” da procriação, para garantir a continuidade da linhagem. É uma premissa no mínimo instigante.
Aproveitando o lançamento da campanha, Tim Schafer deu uma palavrinha à imprensa sobre a atual situação dos projetos de Kickstarter e outros sites de crowd funding, lembrando que o abuso dessas plataformas por produtores menos esforçados não é o caminho certo:
“Eu acho que alguns kickstarters estão complicando demais a coisa, ou parecem estar tratando isso como se fosse apenas uma loja, uma maneira de ordenhar dinheiro fácil”, ele explicou, “é por isso que estamos ponderando bastante sobre este projeto. Não é apenas mais um estilo antigo voltando, é um título totalmente novo e arriscado”.
Para ele, lançar um novo projeto não se trata apenas de arrecadar grana (isso acaba gerando um desgaste na imagem da iniciativa), mas sim da interação direta entre desenvolvedores e público, algo que a Double Fine parece curtir bastante.
Se a campanha tiver sucesso, Massive Chalice será lançado para PC, Linux e Mac, ainda sem data prevista. Se você ficou curioso, dê um pulo na página do projeto no Kickstarter. Em cerca de 3 dias de campanha, a proposta já arrecadou mais de US$ 500 mil, e subindo.