Melhores do Ano Arkade 2018: Yoku’s Island Express
Há quem diga que a criatividade anda em falta no mundo dos games. Porém, jogos como Yoku’s Island Express estão aí para provar o contrário, e sua mistura de MetroidVania com Pinball garantiram a presença dele em nossa lista de Melhores do Ano!
Eu adoro MetroidVanias, e também gosto muito de Pinball, mas confesso que nunca tinha pensado que seria possível misturar as duas coisas: achei que jogos como Sonic Spinball e Rollers of the Realm seriam o máximo que poderia ser feito com as mecânicas um tanto limitadas de um jogo de Pinball.
Eis que chega o pessoal da Villa Gorilla e esfrega na minha cara uma aventura deliciosa onde conhecemos um simpático besouro rola-bosta (?!) que é “promovido” a carteiro/entregador de uma ilha paradisíaca. Para se locomover por lá, vai usar um intrincado sistema de transporte baseado em flippers, bumpers e outros elementos que não podem faltar em uma mesa de fliperama.
Assim, nosso pequeno besouro vai sendo “chutado” para lá e para cá pela ilha, fazendo muito mais do que entregar cartas e encomendas: ele também vai levar esperança, alegria e muito mais para todos os habitantes da ilha. O jogo é leve, bem humorado, e traz um nível de fofura e “good vibes” simplesmente maravilhoso.
Eu não sabia que esta mistura tão inusitada poderia funcionar tão bem, mas acredite: funciona. E o melhor: o gameplay chega acompanhado de um capricho ímpar na produção, com um visual aquarelado incrível, e uma trilha sonora que me fez lembrar das saudosas músicas da série Donkey Kong Country.
Eu já recomendei Yoku’s Island Express com força na época do meu review, mas se você não experimentou esta pérola indie, faça um favor a si mesmo, e dê um jeito de jogá-lo. É Pinball, é MetroidVania, é lindo, é criativo, é delicioso de jogar… é um dos Melhores Jogos de 2018, sem dúvida.
Leia nosso review completo de Yoku’s Island Express neste link e não deixe de experimentar esta mistura pra lá de criativa e cheia de estilo.