Melhores do Ano Arkade 2020: Ori and the Will of the Wisps
Em 2015, a Microsoft e o Moon Studios lançaram um dos melhores MetroidVanias da geração, o incrível Ori and the Blind Forest. Cinco anos depois, em 2020, chegou a sequência desta obra-prima, um jogo ainda maior e mais cheio de conteúdo: Ori and the Will of the Wisps é maravilhoso, e sem dúvida um dos Melhores Jogos do Ano!
Com uma história que se passa logo depois dos acontecimentos do jogo original, Ori and the Will of the Wisps coloca nosso pequeno protagonista Ori e sua “irmã” — a corujinha Kun — para explorar uma nova região do mundo que foi tomada pela Corrupção. O que se inicia como uma missão de reencontro logo ganha mais profundidade, em uma história que consegue ser tocante e sensível praticamente sem utilizar palavras.
Ori and the Will of the Wisps é “mais videogame” do que o jogo anterior: o sistema de combate foi totalmente aperfeiçoado, temos novas armas e até mesmo NPCs que nos passam sidequests. Mas, o jogo não deixou de ser uma grande jornada, que encanta o jogador com seu visual e demanda muita habilidade nos controles para lidar com inimigos, armadilhas e chefes — o nível de desafio aqui é alto, e só aumenta.
A série Ori possui algumas das mecânicas mais criativas e fluidas dos últimos anos. O Bash — que nos permite “ricochetear” em projéteis e elementos do cenário, catapultando o personagem na direção oposta — é um dos mais famosos, mas há muito mais aqui em termos de mobilidade, e a maneira como tudo se completa e pode ser combinado evidencia o carinho e a atenção aos detalhes com que cada aspecto do jogo foi concebido.
Somado a um gameplay afiado, fluido e responsivo, temos um departamento audiovisual de primeiríssima qualidade. Cada frame de Ori and the Will of he Wisps poderia ser emoldurado e transformado em um quadro. A trilha sonora mistura canções orquestradas com coros e vocais para potencializar as emoções, e faz isso com muita propriedade.
De maneira geral, ainda prefiro o primeiro jogo, Ori and the Blind Forest, até por ele ter um frescor, um gostinho de novidade, que sua sequência não poderia ter. Mas isso é gosto pessoal. Inclusive, os “caixistas” que me perdoem, mas acho que a série Ori é melhor do que qualquer outro exclusivo da Microsoft, e supera bastiões como Gears, Halo e Forza em questão de qualidade, desafio e diversão.
O fato é que Ori and the Will of the Wisps é um jogo absolutamente incrível, e não poderia ficar de fora de nossa lista de melhores do ano!
Confira aqui nossa análise completa de Ori and the Will of the Wisps.