Melhores do Ano Arkade 2021: The Legend of Zelda: Skyward Sword HD
Para quem imaginou que não teríamos um jogo de The Legend of Zelda na lista dos melhores do ano de 2021, imaginou errado. Não porque tenhamos tido a tão aguardada sequência de Breath of the Wild esse ano (e tomara que chegue em 2022 como prometido), mas sim porque um dos títulos menos celebrados da franquia ganhou sua versão remasterizada que, felizmente, faz jus a todas as ótimas qualidades do título lançado originalmente para Wii há cerca de 10 anos, ao mesmo tempo que atualiza certas mecânicas e boas ideias para o console híbrido da Nintendo.
Não que o jogo tenha sido um fracasso de público e/ou de crítica em seu tempo, ao contrário, ele desempenhou muito bem, mas ele está longe de ter o prestígio de outros jogos mais celebrados dentre os estrelados por Link. Naquele momento, os controles por movimento, característica intrínseca de grandes lançamentos para o Wii, não agradaram a todas as pessoas, e essa é uma das qualidades mais interessantes da versão HD: é possível usar os joy-cons com exatamente as mesmas funções e com uma precisão aprimorada, sem excluir a possibilidade de quem preferir jogar da forma mais tradicional aproveitar tudo o que o jogo tem a oferecer.
As melhorias gráficas, sempre as mais aguardadas para esse tipo de relançamento, não deixaram a desejar. Claro que não se deve esperar deste jogo a mesma excelência de um jogo produzido nativamente para os dias atuais, mas considerando as duas gerações (sim, eu sou um romântico, considero o WiiU neste caminho) de distância entre uma edição e outra, há uma salto visual significativo e que consegue valorizar o já espetacular conceito estético original. Há uma ou outra textura em menor qualidade aqui e ali, mas na média geral, é um belo exemplo para o salto do padrão 480p para o HD. Sem sombra de dúvidas, esta é a melhor forma de experienciar o produção.
The Legenda of Zelda Skyward Sword HD não entraria aqui na lista de melhores do ano, claro, só por ser uma transposição competente. Por si só, esta é uma das experiências mais encantadoras dos últimos tempos ao abordar uma história de origem, se assim podemos chamar, para o universo de Hyrule, que traz alguns dos melhores textos de toda a série, um aprofundamento da relação entre as protagonistas e um universo riquíssimo onde se podemos nos perder (ou ganhar) por dezenas e mais dezenas de horas.
Ainda que seja um dos maiores representantes do modelo clássico de mundo, o que pode parecer um retrocesso para quem prefere o mundo aberto e a liberdade mais recentes, o jogo traz algumas das dungeons mais criativas da marca, com puzzles bastante sofisticados e inimigos desafiadores que exigirão do jogador não só a compreensão, mas também o domínio do sistema de combate. É aquele esquema clássico de entrar, explorar, chegar ao chefão e sair de lá renovado e pronto para o desafio seguinte. Talvez seja um formato envelhecido, mas jamais ultrapassado. Para ser sincero, The Legenda of Zelda Skyward Sword HD sintetiza o que de mais essencial há nesta infinita batalha do bem contra o mal.